Você acha que tem pênis pequeno? Mas qual seria a medida que determina se o órgão sexual é grande, médio ou pequeno?
Veja neste texto quais são as medidas que definem o que é um pênis pequeno e se isso realmente importa.
As medidas que definem o que é um pênis pequeno, médio ou grande podem variar de país a país.
Estudos médicos apontam que, em geral, um pênis considerado de tamanho normal no Brasil terá, em média, entre 13,1 e 15,5 cm, enquanto a média da circunferência (calibre) é de 11,6 cm, sempre quando ereto.
Com esses poucos dados, já é possível perceber que essas medidas podem ser bem diferentes das dimensões dos órgãos sexuais que são vistos em filmes pornôs, que podem ser a referência de muitos homens que acham que têm pênis pequenos.
Então, a primeira pergunta que o homem deve se fazer, se está considerando que têm um órgão pequeno, é qual a referência que usou com base para as suas dúvidas.
De acordo com antropometrias apresentadas em congressos da Sociedade Brasileira de Urologia, apesar de a média do pênis do brasileiro ter as medidas apresentadas acima, pode ser considerado um pênis de tamanho médio quando o órgão sexual ereto tem de 10,5 cm até 17,5 cm.
Segundo pesquisa da revista científica BJU International, apenas 5% dos homens teriam pênis que ultrapassam a medida de 16 cm quando ereto. Assim, pênis considerados grandes ou muito grandes ficariam com medidas próximas a 20 centímetros ou mais.
Na ponta oposta, um pênis pode ser considerado pequeno se tem de 8 cm a 10 cm quando ereto. Já em outros casos, o pênis está embutido devido à obesidade, porque a gordura vai aumentando na região pubiana e vai cobrindo o órgão, causas ligamentares e a implantação alta do escroto, e assim, o tamanho do órgão não surge em sua plenitude (veja mais no vídeo acima).
Vale ressaltar que se o pênis flácido mede até 4 cm ou 7,5 cm quando está ereto é denominado micropênis, que é uma condição mais rara, que realmente pode trazer alguns problemas de ordem sexual, como o escape constante durante a penetração ou disfunção erétil.
Os homens que têm micropênis representam apenas 0,6% em todo o mundo.
A preocupação de ter um pênis maior está relacionada à questão sexual. O mesmo estudo da revista científica revelou que 45% dos homens que estão preocupados se tem um órgão pequeno, na verdade, se enquadram na categoria dentro da média.
Esse é o grande problema de fazer comparações a partir de parâmetros irreais, como as medidas dos pênis de atores pornográficos, que não são compatíveis com a realidade da maioria dos homens.
Além disso, essas medidas variam de culturas para culturas e de tempos em tempos. Na Grécia antiga (por volta de 400 a.C.), por exemplo, ter pênis grande não era bem visto, era tido como algo grosseiro e primitivo.
O tamanho ideal do pênis daquela época apresentava medidas bem menores. Para comprovar, basta conferir as estátuas da cultura grega, nas quais os órgãos sexuais masculinos são sempre menores de acordo com o padrão da média atual.
Para um homem com órgão sexual menor, o sexo pode ser muito satisfatório, tanto para o prazer pessoal dele mesmo como para sua parceria sexual.
Caso a parceria seja com mulheres, é muito válido lembrar que a vagina se adapta aos variados tamanhos de pênis, porque é flexível, e não exige penetração profunda para sentir prazer. Além disso, é importante saber que a zona erógena da mulher está localizada de 7 a 8 cm da entrada da vagina.
No entanto, se os homens querem segurança do desempenho na hora de fazer sexo, a posição de quatro apoios (a popular “de quatro”) ou quando a mulher fica deitada com as pernas apoiadas no ombro do parceiro são posições para órgãos sexuais menores bastante favoráveis.
Mas é válido lembrar que cada pessoa tem suas posições sexuais preferidas, independentemente do tamanho do pênis do homem. Por isso, vale observar o que mais agrada a parceria, não só no que se refere às posições, mas também em relação às preliminares.
Na verdade, a maioria das mulheres, está muito mais interessada em como os homens estimulam o seu clitóris do que no tamanho do pênis deles.
Muitas técnicas já são usadas para quem tem micropênis porque são considerados procedimentos funcionais, que podem garantir mais autoestima aos homens. Alguns desses procedimentos ainda são considerados experimentais pelas sociedades médicas nacionais, porém, já são bem difundidos nos EUA e Europa.
Atualmente, para aumentar alguns centímetros dos pênis, podem ser indicados:
Em muitos casos, as técnicas podem ser combinadas para proporcionar melhores resultados para os homens de pênis pequenos.
Se você acha que tem um órgão sexual pequeno, o melhor é procurar a opinião especializada em uma clínica do homem, como o Instituto Cavalcanti.
O Dr Marco Túlio Cavalcanti é andrologista e especializado nas questões que afligem os homens, como tratamentos de disfunção erétil e outros problemas relacionados à vida sexual masculina.
O atendimento é humanizado e dedicado a encontrar a melhor solução para cada caso. Se precisar esclarecer suas dúvidas, agende uma consulta.
Você tem dúvidas sobre a prótese peniana, quando usar? Essa é uma questão frequente entre homens que enfrentam dificuldades de…
Essa é uma resposta muito individual, mas, em geral, o preenchimento peniano com ácido hialurônico geralmente requer duas sessões para…
Deformidade no pênis | Dr. Marco Túlio Cavalcanti (CRM: 136030 – RQE: 56669) As deformidades no pênis variam em grau…
A prótese peniana após retirada da próstata é uma técnica que muitos homens consideram após a prostatectomia, especialmente, aqueles que…
A busca por soluções que ajudem a otimizar a saúde e o bem-estar tem levado muitos homens a considerar como…
Você sabe até quantos anos o homem ejacula? Essa é uma dúvida que muitos indivíduos têm. A capacidade de ejacular…
Este site utiliza cookies.