Outras

Não tenho mais ereções espontâneas: o que pode ser?

“Dr., não tenho mais ereções espontâneas: o que pode ser?”. Essa é uma dúvida bastante comum dos homens quando chegam a um consultório de urologia.

De fato, não ter mais ereções espontâneas pode significar que o paciente precise de um tratamento mais específico. O ideal é ter o acompanhamento de um andrologista, um subespecialista da urologia que cuida dos problemas sexuais masculinos.

O médico deve fazer uma avaliação para entender se há alguma condição subjacente que esteja causando esse problema. Entre eles, é possível citar a ansiedade, estresse, disfunção erétil, desequilíbrio hormonal, entre outros. 

Saiba neste conteúdo como voltar a ter ereções saudáveis. Boa leitura! 

Não tenho mais ereções espontâneas: fatores mais comuns

Na prática, o homem sempre deve avaliar a qualidade de sua ereção ou a falta dela. Se ele não está conseguindo ter ereções espontâneas ou tem  dificuldade em mantê-las, esse problema pode indicar uma disfunção erétil. 

A propósito, a falta de ereções espontâneas também pode ser um alerta de que o indivíduo está com outros problemas de saúde, como os cardiovasculares, hipertensão ou diabetes. 

Contudo, essa condição sexual também pode ser motivada por questões psicológicas, que não têm causas orgânicas. Nestes casos, surge uma disfunção erétil psicológica, gerada por estresses, depressões ou até ansiedade de desempenho.

Portanto, a falta de ereções deve ser examinada porque pode ter algumas causas psicológicas e físicas que precisam ser tratadas:

  • Psicológicas: muitas vezes, a falta de ereção espontânea ocorre devido às questões psicológicas. Por exemplo, a depressão e a tristeza alteram a libido do homem porque também causam queda na dopamina, serotonina e na ocitocina, ocasionando na inexistência da ereção; Estresse também eleva níveis de adrenalina e inibem as ereções.
  • Baixa hormonal: quando o indivíduo está com uma baixa de testosterona, um dos problemas que pode manifestar é a ausência de ereção, já que está com a libido prejudicada pela falta do hormônio;
  • Falta de hábitos saudáveis: homens que não têm hábitos saudáveis, ou seja, fumam, bebem, dormem e se  alimentam mal, assim como não praticam atividades físicas, podem sofrer com a falta de ereções espontâneas, já que foi comprovado cientificamente que os bons hábitos ajudam a evitar a diminuição de certos hormônios no organismo;
  • Fuga venosa (ou escape venoso): a fuga venosa tem como característica uma dificuldade que alguns homens manifestam em manter o sangue dentro do pênis para a ereção;
  • Doenças: diversas doenças podem prejudicar a ereção. Entre elas, além da diabetes, estão a hipertensão, doenças inflamatórias crônicas (que podem causar placas de aterosclerose nas artérias do pênis), respiratórias e cardiovasculares. Em muitos casos, essas patologias prejudicam o fluxo sanguíneo no corpo, o que afeta também a irrigação peniana, que é fundamental para atingir a ereção.

Por que não tenho mais ereções matinais?

Os homens podem ficar alertas em relação à disfunção erétil quando começam a perceber que já não têm mais as ereções matinais, que eram tão típicas durante toda a juventude.

Quando há falta de ereções matinais, pode ser um sinal de várias condições, como as alterações hormonais. Além da idade, o estresse é um fator que leva às alterações hormonais e  dificulta que ocorram as ereções pela manhã. 

Quando um homem está passando por um momento turbulento e vai dormir estressado são acionados o cortisol e a adrenalina. Quando esse hormônio e este neurotransmissor estão altos no organismo, provocam uma diminuição da testosterona.

Além disso, um sono prejudicado também pode provocar a ausência de ereções matinais porque é durante esse momento de descanso que a testosterona será produzida e liberada.

Um problema que atinge grande parte da população masculina de Brasil, principalmente acima dos 50 anos de idade. Hoje em dia, a medicina dispõe de diversos tratamentos para as diferentes fases dessa disfunção. Dados da Sociedade Brasileira de Urologia apontam que 50% dos homens com mais de 40 anos vão sofrer de algum tipo de disfunção erétil.

Com quantos anos o homem perde a potência?

A força das ereções varia muito de indivíduo para indivíduo, há homens que vão ter muita facilidade tanto para chegar à rigidez peniana, como para ejacular e se recompor, e outros para os quais as ereções podem não ser assim tão efetivas, mesmo em idade mais jovens. 

Em geral, os problemas relacionados à potência sexual masculina começam a aparecer a partir dos 40 anos para 40% dos homens, mas, segundo um estudo publicado na revista Annals of Internal Medicine, realizado com 31 mil homens, essa queda de potência pode ser bastante drástica a partir dos 50 anos. Segundo um outro estudo norte-americano, 70% dos homens vão sofrer com disfunção erétil aos 70 anos.

Além da idade em si, esse problema tende a se agravar quando existem doenças associadas e fatores de risco:

  • Diabetes;
  • Hipertensão;
  • Doenças cardíacas;
  • Tabagismo (que afeta o endotélio;
  • Obesidade;
  • Sedentarismo;
  • Maus hábitos alimentares, que podem levar à formação de placas de gordura que prejudicam as artérias e, consequentemente, causam problemas de circulação sanguínea no corpo de modo geral.

Como voltar a ter ereções espontâneas?

Para quem já está sentindo a ausência das ereções espontâneas, o tratamento para essa condição deve ser realizado com um urologista. 

Ao passar em consulta, o paciente vai revelar os seus sintomas, por exemplo, relatar que notou a perda de ereções ou está com outros problemas para atingir e manter a ereção, relatar o seu histórico médico e até o estilo de vida para que ele comece o diagnóstico.

O profissional deve ouvir o histórico da função sexual do paciente para entender melhor a motivação do problema. Com essa anamnese bem realizada, já é possível entender 80% do que está  provocando a disfunção.

É fundamental que o especialista peça exames laboratoriais, que podem investigar problemas hormonais, além de exames de imagem, que são essenciais para analisar o fluxo sanguíneo do pênis. 

A verdade é que nos dias de hoje já existem tratamentos para o problema da inexistência de ereção. Ou seja, tantas as causas físicas ou psicológicas podem e devem ser tratadas.

Leia mais:

Disfunção erétil tem cura

Tratamento para falta de ereções espontâneas com o Dr. Marco Túlio Cavalcanti

Agora que você já sabe o que pode ser quando o homem se questiona sobre “não tenho mais ereções espontâneas”, vale salientar que o Dr. Marco Túlio Cavalcanti é especialista no problema de disfunção erétil: tratamento e de outras condições relacionadas à sexualidade masculina.  

Seu caso será estudado minuciosamente e a melhor solução será sugerida. Existem várias opções que podem se ajustar ao seu caso e necessidade.

Portanto, se você quer saber mais sobre como voltar a ter ereções espontâneas, o Instituto Cavalcanti tem um atendimento personalizado para sanar todas as suas dúvidas.

Agende uma consulta agora mesmo e conheça todos os tratamentos disponíveis.

Home – Marco Túlio

Dr. Marco Túlio Cavalcanti Urologista e Andrologista. Disfunção Erétil e Impotência sexual: dê fim a esse tormento. Prótese do Pênis: a retomada da sua vida sexual. Doença Peyronie: correção da curvatura, recuperação do tamanho e calibre do pênis. Reposição Hormonal: retome o seu desempenho.

Instagram: @dr.mtcavalcanti

Youtube: Dr. Marco Túlio Cavalcanti

www.drmarcotuliourologista.com.br

Share
Dr Marco Tulio Cavalcanti

Dr. Marco Túlio Cavalcanti Médico Urologista e Andrologista, altamente qualificado para o pleno atendimento. CRM-SP: 136030 | RQE: 56669 Titular da Sociedade Brasileira de Urologia Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco; Residência Médica em Cirurgia Geral na Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Residência Médica em Urologia na Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Membro da Sociedade Internacional de Medicina Sexual; Membro da AUA ( American Urological Association); Membro da SUPS (Society of Urologic Prosthetic Surgeons); UroFill™ Provider; Cursos hands on de implante de prótese peniana inflável em Los Angeles e Miami. https://youtu.be/VDot3Dgfm_o

Recent Posts

  • Prótese Peniana

Canal do Dr. Marco Túlio Cavalcanti Prótese peniana: logística do paciente | Dr. Marco Túlio Cavalcanti – Andrologista e Urologista

Prótese peniana: logística do paciente | Dr. Marco Túlio Cavalcanti (CRM: 136030 – RQE: 56669) Escolher onde realizar a cirurgia…

3 dias ago
  • Prótese Peniana

Canal do Dr. Marco Túlio Cavalcanti Seu pênis fica mais fino ao colocar a camisinha? | Dr. Marco Túlio Cavalcanti

Você já percebeu que o pênis pode parecer mais fino ao colocar a camisinha e durante a penetração? Isso acontece…

1 semana ago
  • Prótese Peniana

Canal do Dr. Marco Túlio Cavalcanti Doença de Peyronie e preenchimento com HA | Dr. Marco Túlio Cavalcanti – Andrologista e Urologista

Doença de Peyronie e preenchimento com ácido hialurônico | Dr. Marco Túlio Cavalcanti (CRM: 136030 – RQE: 56669) O preenchimento…

1 semana ago
  • Prótese Peniana

Canal do Dr. Marco Túlio Cavalcanti Sequelas do engrossamento peniano | Dr. Marco Túlio Cavalcanti – Andrologista e Urologista

Sequelas do engrossamento peniano | Dr. Marco Túlio Cavalcanti (CRM: 136030 – RQE: 56669) Pois é, quem faz procedimentos de…

2 semanas ago
  • Prótese Peniana

Canal do Dr. Marco Túlio Cavalcanti Prótese peniana e engrossamento peniano | Dr. Marco Túlio Cavalcanti – Andrologista e Urologista

Prótese peniana e engrossamento peniano | Dr. Marco Túlio Cavalcanti (CRM: 136030 – RQE: 56669) A combinação da prótese peniana…

3 semanas ago
  • Prótese Peniana

Canal do Dr. Marco Túlio Cavalcanti 10 doenças mais comuns que afetam a ereção | Dr. Marco Túlio Cavalcanti – Andrologista e Urologista

As 10 doenças mais comuns que afetam sua ereção | Dr. Marco Túlio Cavalcanti (CRM: 136030 – RQE: 56669) A…

1 mês ago