Outras

Hormônio masculino: saiba como influenciam o desempenho sexual

O texto relata sobre o hormônio masculino e como ele influencia no desempenho sexual dos homens. No decorrer do texto, é possível observar quais são os hormônios masculinos, suas funções e o que podem afetar no organismo.

O hormônio masculino tem uma função importante em diversos aspectos do organismo, principalmente, no que se refere ao desempenho sexual. 

Entre os hormônios masculinos, o principal e mais conhecido é a testosterona, responsável pelas características secundárias masculinas. 

Quer entender mais sobre o hormônio masculino e como ele influencia no desempenho sexual, leia esse texto até o final. 

Quais são os hormônios masculinos?

Durante a adolescência e a puberdade ocorrem muitas mudanças fisiológicas e psicológicas no corpo dos indivíduos do sexo masculino, essas modificações são controladas por dois hôrmonios produzidos pela adeno-hipófise: o folículo-estimulante (FSH), que estimula a célula de sertoli a produzir o espermatozoide, e o luteinizante (LH), que estimulam células de Leyding responsável principalmente pela secreção da testosterona. 

Aliás, esses dois hormônios são chamados de gonadotrofinas, pois atuam sobre as gônadas, estimulando o funcionamento e desenvolvimento dos testículos. 

O principal hormônio sexual masculino é a testosterona, produzida pelas células intersticiais do testículo. É produzido ainda na fase embrionária e vai determinar o desenvolvimento dos órgãos sexuais (pênis, escroto) e das características masculinas quando tiver um pico na adolescência, como pêlos no corpo, voz grossa, etc.

A testosterona também é responsável pela descida dos testículos para a bolsa escrotal e por promover o impulso sexual.  

Onde são produzidos os hormônios masculinos?

Os hormônios masculinos (andrógenos), como a testosterona são produzidos nos testículos, também chamados de gônadas, parte do sistema reprodutivo do homem. Esse órgão também tem a função de produzir o esperma, células masculinas fundamentais para fertilizar um óvulo feminino.

Quais são as funções dos hormônios sexuais masculinos?

A testosterona é responsável por diversas funções no organismo, como:

  • Desejo sexual (libido);
  • Produção de esperma;
  • Desenvolvimento do pênis e dos testículos;
  • Aparecimentos dos pêlos faciais e genitais;
  • Aprofundamento da voz na puberdade;
  • Crescimento, força muscular e óssea;
  • Produção de glóbulos vermelhos;

A propósito, os homens adultos que possuem quantidades baixas e falta de hormônio masculino podem desenvolver alguns problemas, como redução do desejo sexual, disfunção erétil, mudanças de humor e cognição e falta de libido. 

Algumas pesquisas demonstram que a redução do hormônio masculino no organismo pode estar relacionada com maiores riscos de doenças cardiovasculares. 

Portanto, é extremamente importante que cada paciente entre em contato com um médico especialista e realize o exame de hormônio masculino para descobrir como andam seus níveis hormonais. Aliás, esse cuidado é uma questão de saúde, afinal os hormônios são primordiais para a qualidade de vida dos homens. 

Quais hormônios podem afetar o desempenho sexual?

Para contextualizar, é importante destacar que o funcionamento adequado dos mecanismos de ereção depende da boa relação entre os seguintes aspectos: psicológicos, vasculares, neurológicos e hormonais. A verdade é que alguns distúrbios hormonais podem causar disfunção erétil, sendo responsável também por até 20% dos casos de impotência sexual.

Além da testosterona, existem outros hormônios que podem influenciar no desempenho sexual, como o cortisol, substância responsável por diminuir a testosterona, hormônio mais importante do organismo masculino, liberada no corpo humano após uma situação de estresse. 

Os níveis elevados de estradiol também podem reduzir o apetite sexual, levando o homem a ter dificuldades de ereção e perceber um aumento significativo nos seios. Além do mais, a alta produção do hormônio prolactina (hiperprolactinemia), também pode influenciar no desempenho sexual, pois ela interfere na produção da testosterona. 

Sendo assim,  o hormônio do prazer masculino adequadamente equilibrado é a solução ideal para manter uma vida sexual ativa e saudável. 

Leia mais:

Sexo bom

Tratamento com hormônio para aumentar o desejo masculino

O tratamento de reposição hormonal é indicado para os pacientes que apresentam baixos níveis de hormônios em seu organismo, e claro, supervisionado por um médico especialista na patologia. Em geral, para reposição hormonal masculina, urologista ou endocrinologista são os especialistas indicados. Pode-se fazer de 2 formas esse aumento de hormônio baixo:

  • Estimulando o testículo a produzir mais testosterona;
  • Ofertando testosterona exógena, realizando a famosa TRT (Terapia de Reposição de testosterona).

Essa terapia hormonal vai ajudar a reverter os efeitos do hipogonadismo. Em pouco tempo,  os pacientes  que começam a tomar  medicamento para reposição hormonal masculina vão perceber uma melhora no seu estado geral, recuperando  a disposição física, mental e o desejo sexual.

Como se faz reposição hormonal masculina?

É importante ressaltar que cada paciente pode se ajustar melhor a um determinado tipo de medicação. Com isso,  após acertar a  dosagem própria da reposição hormonal masculina para cada paciente, o médico pode sugerir 4 abordagens: aplicação de gel transdérmico, injetáveis, implantes subcutâneos (chip de testosterona) ou via oral (cápsulas).

  • Hormônio masculino injetável: a reposição hormonal masculina injetável poderá ser de média ou de longa duração. Em ambos os casos, é  preciso  receita médica para adquirir o medicamento;
  • Gel: outra opção é o uso da testosterona gel, que é o hormônio puro dissolvido em uma base hidroalcoólica ou em Pentravan. O uso pode ser realizado por via axilar ou  transdérmica. Essa forma de reposição é bem semelhante ao processo fisiológico e tem fácil aplicação, além de ser mais segura em casos nos quais o uso precise ser pausado repentinamente;
  • Implantes: já  a  reposição hormonal masculina de testosterona bioidêntica por meio  dos implantes de pellets vai  servir àqueles homens  que não estão dispostos a ter que usar  a medicação diariamente, no caso dos  géis, ou se submeter a injeções constantes;
  • Via oral: um medicamento para reposição hormonal masculina pode ser prescrito em cápsulas. Esse método havia sido abandonado porque a substância daquela época fazia mal ao fígado. Porém, em 2019, uma nova substância foi formulada e aprovada pelo FDA, o undecanoato de testosterona.

Conclusão

Para você que está com desconfortos e desconfia que seja o hormônio masculino é necessário que busque ajuda médica, afinal o tratamento adequado para o seu caso será responsável por melhorar muito a sua qualidade de vida, como a reposição hormonal. Com isso, para te ajudar a solucionar o seu problema, conheça o Dr. Marco Túlio Cavalcanti, profissional especialista em reposição hormonal.

Home – Marco Túlio

Dr. Marco Túlio Cavalcanti Urologista e Andrologista. Disfunção Erétil e Impotência sexual: dê fim a esse tormento. Prótese do Pênis: a retomada da sua vida sexual. Doença Peyronie: correção da curvatura, recuperação do tamanho e calibre do pênis. Reposição Hormonal: retome o seu desempenho.

Instagram: @dr.mtcavalcanti

Youtube: Dr. Marco Túlio Cavalcanti

www.drmarcotuliourologista.com.br

Share
Dr Marco Tulio Cavalcanti

Dr. Marco Túlio Cavalcanti Médico Urologista e Andrologista, altamente qualificado para o pleno atendimento. CRM-SP: 136030 | RQE: 56669 Titular da Sociedade Brasileira de Urologia Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco; Residência Médica em Cirurgia Geral na Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Residência Médica em Urologia na Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Membro da Sociedade Internacional de Medicina Sexual; Membro da AUA ( American Urological Association); Membro da SUPS (Society of Urologic Prosthetic Surgeons); UroFill™ Provider; Cursos hands on de implante de prótese peniana inflável em Los Angeles e Miami. https://youtu.be/VDot3Dgfm_o

Recent Posts

  • Prótese Peniana

Canal do Dr. Marco Túlio Cavalcanti Quanto tempo sua ereção dura? | Dr. Marco Túlio Cavalcanti – Andrologista e Urologista

Quanto tempo sua ereção dura? | Dr. Marco Túlio Cavalcanti (CRM: 136030 – RQE: 56669) Você já se perguntou quanto…

1 semana ago
  • Prótese Peniana

Canal do Dr. Marco Túlio Cavalcanti Como reverter uma ereção prolongada | Dr. Marco Túlio Cavalcanti – Andrologista e Urologista

Como reverter uma ereção prolongada | Dr. Marco Túlio Cavalcanti (CRM: 136030 – RQE: 56669) O priapismo é uma condição…

2 semanas ago
  • Prótese Peniana

Canal do Dr. Marco Túlio Cavalcanti Qual o tempo máximo de uma ereção? | Dr. Marco Túlio Cavalcanti – Andrologista e Urologista

Qual o tempo máximo de uma ereção? | Dr. Marco Túlio Cavalcanti (CRM: 136030 – RQE: 56669) Você sabe quanto…

3 semanas ago
  • Disfunção Erétil

Quanto tempo demora para a testosterona gel fazer efeito?

A busca por soluções que ajudem a otimizar a saúde e o bem-estar tem levado muitos homens a considerar como…

2 meses ago
  • Outras

Até quantos anos o homem ejacula?

Você sabe até quantos anos o homem ejacula? Essa é uma dúvida que muitos indivíduos têm.  A capacidade de ejacular…

2 meses ago
  • Outras

Micropênis: diagnóstico deve ser feito o quanto antes, mas há tratamento

Segundo estudos científicos internacionais, o problema conhecido como micropênis é uma condição rara que afeta 0,6% dos homens em todo…

2 meses ago