A maioria dos homens não sabe, mas o pênis pode encurtar de tamanho com o passar do tempo. Essa condição não ocorre por acaso. Geralmente, o encurtamento peniano está relacionado a patologias que levam à dificuldade de ereção ou a formação de fibrose peniana.
Dessa forma, o encurtamento peniano é a diminuição no tamanho do pênis. Em alguns casos, o encurtamento é permanente, já em outras situações, pode ser devido a um resultado de uma condição tratável ou por conta de maus hábitos de vida.
Neste conteúdo, vamos esclarecer o que é o encurtamento peniano, quando essa patologia acontece e como corrigir essa circunstância. Acompanhe!
A condição conhecida como encurtamento peniano provoca um encurtamento no tamanho e no calibre do órgão sexual masculino. Principalmente após os 40 anos, o pênis pode encurtar por diversos fatores, e essa situação pode afetar a qualidade da vida sexual do indivíduo.
O encurtamento peniano é difundido à medida que os homens envelhecem, mas há muitas outras razões pelas quais um pênis pode encurtar. Entre essas causas que levam a esse problema estão:
Quando um homem sofre com disfunção erétil, o seu pênis não vai chegar ao seu tamanho máximo em função das obstruções nos corpos cavernosos, que impedem que o sangue flua livremente no órgão e provoque uma ereção de qualidade.
Segundo estudos médicos, a disfunção erétil grave pode ocasionar um encurtamento do pênis de 0,5 cm a 5 cm em até um ano e meio. Além disso, essa condição pode estar associada ao desuso do órgão.
Vale ressaltar que não são apenas os homens mais velhos que podem ter um encurtamento peniano devido ao desuso do órgão.
Muitos indivíduos mais jovens podem desenvolver um encurtamento em seu pênis, seja porque passaram por relacionamentos com uma frequência de relação sexual muito baixa ou até mesmo por não se masturbarem.
Essa falta de atividade sexual vai fazer com que o órgão encurte por não ter atividade.
O envelhecimento pode ocasionar em um acúmulo de gorduras nas artérias, que vão provocar, consequentemente, uma redução do fluxo sanguíneo no pênis. Sendo assim, o órgão sexual não será preenchido com sangue no máximo de sua capacidade para a ereção, essa diminuição no fluxo sanguíneo pode levar a um encurtamento peniano.
A doença de Peyronie é uma patologia da túnica albugínea, no qual faz se desenvolver um tecido fibroso e cicatricial dentro do pênis. Com essa condição, o órgão sexual pode encurtar, entortar e até afinar.
Esse problema pode atingir de 3% a 20% dos homens, com idades entre 40 a 70 anos. Essa condição também pode levar o paciente a desenvolver uma disfunção erétil.
Segundo pesquisas médicas, os homens que fizeram uma prostatectomia radical para retirada do tumor maligno e da própria glândula poderão ficar com um pênis mais curto e fino. De acordo com o Journal of Impotence Research, esse problema pode acontecer em até 71% dos homens que fazem uma cirurgia de retirada da próstata.
A baixa circulação peniana, seja por quaisquer motivos, deixa o pênis mais frio, encolhido e incapaz de se expandir completamente. Este estado do órgão encurtado em excesso e com baixa circulação, promove remodelamento e substituição do tecido cavernoso funcional em tecido de fibrose disfuncional.
Para evitar o encurtamento peniano ocasionado pelo envelhecimento, o paciente deve levar uma vida mais saudável e praticar as seguintes recomendações:
Leia mais:
A principal forma de tratar o encurtamento peniano é procurar um médico andrologista assim que a condição for percebida.
O tratamento de forma precoce deste problema pode levar a excelentes resultados, pois quanto mais o paciente adiar a resolução, o encurtamento peniano pode aumentar.
Quando o paciente faz consultas de rotina e exames periódicos, ele pode tomar conhecimento de doenças de forma precoce, e iniciar um tratamento que poderá ter mais chances de sucesso, sem causar tanto prejuízo à função erétil.
Por exemplo, se descobrir um câncer de próstata e precisar realizar uma cirurgia de retirada da glândula, o cirurgião não vai necessitar retirar tão profundamente os tecidos que poderão ter nervos responsáveis pela ereção.
Já nos casos dos pacientes que sofrem com a doença de Peyronie, o processo de encurtamento peniano também poderá ser revertido quando tratado no estágio inicial.
Outras formas de tratamento para condições que levam ao encurtamento peniano são:
Não há remédios para o encurtamento peniano em si, mas existem medicações para melhorar a função erétil.
Entre eles, estão os medicamentos como os inibidores das 5 fosfodiesterase, que representam uma alternativa de tratamento para estimular a ereção. Outra opção é a aplicação de injeções diretamente no pênis, para estimular a ereção.
O paciente também tem disponível outras medidas não farmacológicas, como a reabilitação peniana, com uso de vacuoterapia (bomba peniana) ou fisioterapia do assoalho pélvico. Outra alternativa é a terapia com ondas de choque de baixa intensidade.
A colocação de uma prótese peniana também poderá ser a melhor decisão para quem já está com encurtamento peniano. Quanto antes essa decisão for tomada, maior é a chance de resgatar o tamanho e o calibre do pênis.
Se você está com problemas de encurtamento peniano, o Instituto Cavalcanti tem um atendimento especializado para seu caso.
Somos um centro especializado em saúde masculina e performance sexual. Nossa missão é oferecer atendimento multidisciplinar para a recuperação, otimização da capacidade física, mental e sexual de cada paciente.
Agende uma consulta com um de nossos especialistas agora mesmo e conheça todos os tratamentos disponíveis para o seu caso.
Qual o tempo máximo de uma ereção? | Dr. Marco Túlio Cavalcanti (CRM: 136030 – RQE: 56669) Você sabe quanto…
Aumento do pênis com a prótese peniana | Dr. Marco Túlio Cavalcanti (CRM: 136030 – RQE: 56669) A prótese peniana…
Dor na Ereção | Dr. Marco Túlio Cavalcanti (CRM: 136030 – RQE: 56669) #ereçãodolorosa #dornopenis #dornaerecao Ereções dolorosas são um…
Performance na Cama | Dr. Marco Túlio Cavalcanti (CRM: 136030 – RQE: 56669) #drmarcotulio #performancenacama #performancemasculina A performance na cama…
Muitas das queixas que recebo no consultório são sobre o tamanho do pênis quando está flácido. Para muitos homens, o…
Caneta para ereção acabou? O que fazer? | Dr. Marco Túlio Cavalcanti (CRM: 136030 – RQE: 56669) #impotênciasexual #disfuncaoeretil #drmarcotulio…
Este site utiliza cookies.