Sabe o que é fibrose peniana? Os homens podem pensar que é algo muito técnico, só compreensível para os profissionais de saúde, porém, é um problema mais comum do que se imagina.
Vamos ver neste post o que é fibrose peniana, causas e tratamento.
O que é fibrose peniana?
A fibrose é a substituição de um tecido saudável de qualquer parte do corpo por um tecido cicatricial e disfuncional. Podem ocorrer fibroses no coração, no pulmão e em outras áreas. Quando acontece no órgão sexual masculino é conhecida por fibrose peniana.
Muitos pacientes têm fibrose peniana e não sabem que é disso que se trata as características que começam a perceber no próprio pênis. Para que o homem entenda melhor o que é esse problema, é importante começar a responder algumas perguntas:
- O pênis encurtou?
- O pênis afinou um pouco mais em um determinado ponto ou de forma geral?
- Ficou com uma curvatura mais acentuada, para baixo, para cima ou para os lados?
- Sente uma certa dor no pênis?
- Percebeu que o órgão sexual está com um carocinho ou espessamento?
Se disse sim a qualquer uma dessas perguntas, é importante ficar atento porque são indícios de que pode estar com uma fibrose peniana, que pode se apresentar de forma leve, moderada e grave. Em alguns casos, essas placas cicatriciais podem até calcificar.
Na parte interna do órgão sexual, essa fibrose não permite a dilatação do pênis de forma funcional durante a ereção.
Se a fibrose ocorrer na parede interna do pênis, na região conhecida como túnica albugínea, vai degradar a elastina do órgão sexual. O lado que está fibrótico vai fazer o pênis entortar em sua direção, fazendo surgir curvaturas para vários lados.
Além das curvaturas, as fibroses penianas podem provocar o encurtamento e afinamento do pênis.
Essa placa fibrosa peniana precisa ser identificada precocemente, porque quando o tratamento é realizado em estágios iniciais do problema, a fibrose peniana tem cura em boa parte dos casos.
Quais são as causas da fibrose peniana?
Normalmente, a fibrose peniana costuma aparecer em homens a partir de 40 anos, mas há casos de homens mais jovens com esse problema.Vai ocorrer por duas causas básicas: falta de oxigenação dos tecidos e traumatismos.
Casos de fibrose peniana por falta de oxigenação podem ocorrer em pacientes diabéticos (que já têm falta de oxigenação nas extremidades, como nos pés e mãos), que tem priapismo (ereção forte e prolongada por muito tempo) ou realizou uma prostatectomia radical.
As fibroses por traumatismos podem ocorrer das mais diversas maneiras e nas situações mais corriqueiras, por exemplo, quando o paciente está dormindo, tem uma ereção noturna e rola na cama; quando está com uma ereção forte e o pênis está preso na cueca; na penetração sexual e masturbação, quando o pênis pode sofrer pequenos traumatismos.
Uma grande fratura de pênis ou até mesmo as microlesões podem deflagrar a Doença de Peyronie, que atinge homens acima de 40 anos.
Para diagnosticar o problema, o urologista irá fazer o exame físico com palpação do local para verificar se há fibrose no pênis. Porém, deve pedir também um exame de imagem, que é o doppler peniano, com fármaco ereção, para poder investigar mais profundamente.
Tratamento para fibrose peniana
O tratamento para esse problema deverá ser realizado a partir do grau e estágio em que se encontra, com avaliação do médico urologista.
Fibrose com grau leve
Quando está em seu estágio inicial, com placa ainda no grau leve, é possível tratar fibrose peniana com remédio e mudanças de estilo de vida, para aumentar a oxigenação do pênis, ou seja, aumentar a circulação sanguínea do corpo todo e da área atingida.
No quesito mudanças de hábitos de vida, o paciente deve evitar o tabagismo, ter alimentação mais balanceada e começar a praticar exercícios físicos. Com isso, as artérias do pênis vão exercer melhor a sua função.
O remédio para fibrose peniana será da linha dos inibidores da 5 fosfodiesterase (Vardenafila, Tadalafila, Sildenafila, etc), que também vai servir para melhoria da função erétil. Porém, um cuidado importante é que precisam ser prescritos pelo urologista / andrologista, que vai indicar a dose correta individualmente.
Além disso, é importante também tentar evitar novos traumas, ou seja, só ter relação sexual com pênis na capacidade máxima de sua ereção e com boa lubrificação, adotar formas de masturbação que não traumatizem o pênis e até tomar mais cuidado com a posição de dormir.
Fibrose em grau moderado
Quando a fibrose ocasionou uma curvatura maior do pênis, afilamento, deformidades podendo ou não levar a graus variados de escape venoso, que não permite um ereção eficiente, as medidas de tratamento devem ser mais rígidas.
Além do aumento da oxigenação e evitar os traumas, o paciente também pode fazer tratamento de tração peniana.
Essa fisioterapia para fibrose peniana pode ser realizada por meio de extensores, exercícios, terapia com ondas de choque de baixa intensidade e bomba peniana.
Veja mais neste vídeo:
Fibrose peniana grave
A fibrose grave é caracterizada quando a curvatura já está sedimentada, com agressão grande ao tecido peniano, substituindo totalmente o tecido normal por um tecido inelástico, que provoca perda do tamanho, do calibre do órgão sexual, deformou o pênis e até ocasionou perdas na função erétil de forma severa.
Para esse grau de fibrose peniana, o tratamento deve ser cirúrgico, para que seja realizada a reconstrução daquela área do órgão.
A técnica que mais tem sido promissora para a correção das fibroses têm sido múltiplas incisões na placa fibrótica, para promover a expansão dos tecidos do pênis, conhecida como Técnica de Egydio (técnica da expansão da túnica albugínea). Nestes casos, também será necessária a colocação de uma prótese peniana.
Conclusão
Os homens devem entender mais sobre a própria saúde sexual, começar a perceber alguns sinais do corpo e não ter receio de buscar ajuda de um especialista.
Uma dica é que façam sempre uma apalpação do pênis, para identificar se tem alguma formação diferente no órgão. Mesmo em casa, é possível identificar as fibroses devido à sua consistência, que é um nódulo endurecido. Já as fibroses menores, provavelmente, o paciente só conseguirá saber depois de uma ida ao médico e a realização de exames de imagem.
As consultas de rotina com urologista são essenciais para os homens porque, em geral, o que se percebe é que eles acabam conhecendo menos o próprio corpo do que as mulheres que já são acostumadas a ir ao ginecologista desde muito jovens.
Quando o homem busca ajuda de forma precoce, a fibrose peniana tem tratamento e os resultados são bons.
Dr. Marco Túlio Cavalcanti Urologista e Andrologista. Disfunção Erétil e Impotência sexual: dê fim a esse tormento. Prótese do Pênis: a retomada da sua vida sexual. Doença Peyronie: correção da curvatura, recuperação do tamanho e calibre do pênis. Reposição Hormonal: retome o seu desempenho.
Instagram: @dr.mtcavalcanti
Youtube: Dr. Marco Túlio Cavalcanti