Depois de um diagnóstico de impotência sexual, muitos homens querem saber como se recuperar da disfunção erétil. Felizmente, já existem diversas abordagens terapêuticas que podem ajudar na retomada de uma vida sexual satisfatória.
Neste post, vamos apresentar as principais causas da disfunção erétil, bem como as opções de tratamento e mudanças no estilo de vida que podem ser adotadas para superar o problema. Acompanhe a leitura!
De acordo com o nível da impotência sexual e causas da condição, os tratamentos para disfunção erétil podem ter diversas abordagens. As medidas adotadas devem começar sempre pelas condutas menos invasivas.
Inicialmente, o médico pode sugerir que o paciente adote uma mudança total de estilo de vida, com controle de alimentação, prática de atividades físicas, qualidade de sono, controle do estresse, e ter mais cuidado com doenças que possam provocar a impotência.
Conheça os tratamentos mais indicados pelos médicos andrologistas:
Para evitar a impotência, se você ainda está se perguntando sobre “como recuperar a disfunção erétil naturalmente”, é válido ressaltar que o primeiro passo é assumir uma mudança em seu estilo de vida. Afinal, essas atitudes preventivas devem ser associadas a todos os outros tratamentos.
Em geral, é necessário que o paciente passe a ter um sono adequado, uma alimentação saudável, invista na realização regular de exercícios físicos, procure diminuir o estresse o máximo possível e tenha uma boa comunicação com a parceria.
Além disso, é essencial promover o controle de todos os problemas médicos que poderão estar provocando a disfunção erétil, como diabetes, colesterol, tabagismo e a obesidade.
Os inibidores da fosfodiesterase tipo 5 são medicações vasodilatadoras. Para disfunção erétil, esse tratamento é conhecido como de primeira linha. Esses remédios são responsáveis por aumentar o fluxo sanguíneo no pênis, dando ao homem condições de uma ereção plena para a relação sexual.
Aliás, esses medicamentos podem ser usados em comprimidos, cápsulas ou spray sublingual. Entretanto, em torno de 25% a 35% dos pacientes não respondem de forma satisfatória a esses remédios.
Essas substâncias devem ser utilizadas de 30 a 90 minutos antes da relação. No entanto, vale ressaltar que não é indicado que os homens busquem a automedicação para resolver o problema, o melhor é sempre procurar ajuda médica para avaliação do quadro individual e prescrição da dosagem.
A disfunção erétil pode ser ocasionada por uma taxa baixa de testosterona. Esse fato pode ser bastante perigoso para a saúde masculina, porque com esse hormônio sexual abaixo da normalidade tem duas vezes mais riscos de mortalidade.
Após realizar testes laboratoriais que vão determinar se o paciente está com testosterona baixa, o especialista pode sugerir 3 abordagens: aplicação de gel transdérmico, injetáveis e implantes subcutâneos (chip de testosterona).
As bombas a vácuo são responsáveis por melhorar a circulação intracavernosa do pênis e “forçar” uma ereção.
Para manter a rigidez peniana após a vacuoterapia, o homem insere um anel de silicone na base do pênis. Essa ereção pode ser pode ser mantida por até 30 minutos.
Quando os pacientes são bem treinados no procedimento, também é um método que costuma produzir resultados razoáveis.
Contudo, essa alternativa é apenas paliativa, funcionando apenas no momento do ato sexual.
Conhecida como terapia intracavernosa, esse tratamento é um dos mais invasivos, pois é necessária a aplicação de injeção diretamente na lateral do pênis. Essas medicações terão substâncias vasodilatadoras e devem ser aplicadas de 5 a 15 minutos antes da relação sexual.
O efeito é por cerca de 45 minutos a 1 hora e meia. A indicação é que não haja mais do que 3 aplicações de injeção por semana.
A terapia por ondas de choque de baixa intensidade age na causa da disfunção erétil e é bastante eficaz quando o quadro está ligado a condições vasculares, provocadas por doenças como hipertensão, aumento do colesterol ou diabetes, que promovem a obstrução da circulação sanguínea peniana.
Durante o tratamento, são aplicadas ondas de choque de baixa intensidade em toda a extensão do pênis. Essas aplicações vão estimular a formação de novos vasos sanguíneos nos corpos cavernosos do pênis e melhorar o fluxo sanguíneo no órgão.
Quando os demais tratamentos não surtem efeito, devido à gravidade da disfunção, ainda resta a cirurgia para o implante de próteses penianas, que pode ser semirrígida ou inflável. Essa é uma alternativa que soluciona definitivamente o quadro de impotência. São dois tipos mais comuns de próteses:
Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, a disfunção erétil tem cura. Entretanto, essa recuperação dependerá das suas causas subjacentes.
Dessa forma, o médico andrologista deve identificar suas origens para oferecer o tratamento mais adequado e devolver ao paciente sua qualidade de vida sexual e autoestima.
A disfunção erétil é uma dificuldade persistente em chegar ou manter a ereção para a realização do ato sexual. No caso da impotência sexual grave, o homem tem uma ausência quase total da capacidade de ereção.
Essa condição pode ser um sinal de doenças crônicas em atividade ou até mesmo mesmo problemas psicológicos, que afetam a qualidade de vida dos homens e de suas parcerias.
A propósito, estima-se que 100 milhões de homens no mundo apresentem disfunção erétil, que é um problema mais comum após os 40 anos.
As causas da disfunção erétil podem ser tanto de ordem física como de ordem psicológica. As mais comuns são:
Leia mais:
Agora que você já sabe como se recuperar da disfunção erétil, vale salientar que o Dr. Marco Túlio Cavalcanti é especialista nos tratamentos da impotência sexual e de outras condições relacionadas à sexualidade masculina.
Seu caso será estudado minuciosamente e a melhor solução será sugerida. Existem várias opções que podem se ajustar à sua necessidade, como as abordagens citadas acima.
Portanto, se você quer saber mais sobre os tratamentos para disfunção erétil, o Instituto Cavalcanti tem um atendimento personalizado para sanar todas as suas dúvidas.
Agende uma consulta agora mesmo e conheça todos os tratamentos disponíveis.
Dr. Marco Túlio Cavalcanti Urologista e Andrologista. Disfunção Erétil e Impotência sexual: dê fim a esse tormento. Prótese do Pênis: a retomada da sua vida sexual. Doença Peyronie: correção da curvatura, recuperação do tamanho e calibre do pênis. Reposição Hormonal: retome o seu desempenho.
Instagram: @dr.mtcavalcanti
Youtube: Dr. Marco Túlio Cavalcanti
www.drmarcotuliourologista.com.br
Você tem dúvidas sobre a prótese peniana, quando usar? Essa é uma questão frequente entre homens que enfrentam dificuldades de…
Essa é uma resposta muito individual, mas, em geral, o preenchimento peniano com ácido hialurônico geralmente requer duas sessões para…
Deformidade no pênis | Dr. Marco Túlio Cavalcanti (CRM: 136030 – RQE: 56669) As deformidades no pênis variam em grau…
A prótese peniana após retirada da próstata é uma técnica que muitos homens consideram após a prostatectomia, especialmente, aqueles que…
A busca por soluções que ajudem a otimizar a saúde e o bem-estar tem levado muitos homens a considerar como…
Você sabe até quantos anos o homem ejacula? Essa é uma dúvida que muitos indivíduos têm. A capacidade de ejacular…
Este site utiliza cookies.