
Quando um homem é diagnosticado com hiperplasia prostática benigna, normalmente, a primeira pergunta que se passa em sua mente é como diminuir a próstata aumentada, condição comum para os indivíduos do sexo masculino a partir do envelhecimento.
Além do mais, essa ocorrência traz diversos problemas que impactam de forma significativa a qualidade de vida do homem. Pensando nisso, preparamos um conteúdo informativo com os tratamentos mais eficazes usados para diminuir a HPB. Acompanhe!
O que é a próstata aumentada?
A próstata aumentada é uma condição que acontece com boa parte dos indivíduos a partir da meia idade. Esse problema é natural do organismo masculino adulto, no entanto, quando esse crescimento ocorre desproporcionalmente, é conhecido como hiperplasia prostática benigna.
Vale ressaltar que aproximadamente 8% do público masculino pode ter esse problema antes de chegar aos 40 anos. Entre os 50 e 60 anos, esse percentual sobe para 50%, e aos 70 anos, 80% dos homens manifestam essa condição.
Esse aumento ocorre porque a próstata fica localizada logo abaixo da bexiga e envolve a uretra. Quando está aumentada, vai pressionar a uretra e impactar a bexiga. Assim, embora não tenha função no sistema urinário, pode prejudicar essas funcionalidades quando está muito aumentada.
Como diminuir a próstata aumentada?
Para os pacientes acometidos com a hiperplasia prostática benigna, é de suma importância dizer que já existem diversos tratamentos que podem ajudar e melhorar os desconfortos causados por esse problema, que podem ser desde mudanças no estilo de vida, uso de medicamentos e até intervenções cirúrgicas.
Na maioria dos casos, a primeira forma de tratamento para a próstata aumentada é fazer o uso de certos remédios. Aliás, eles são fundamentais para diminuir os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente. As medicações mais recomendadas pelo médico urologista são:
- Inibidores de 5-alfa redutase: são medicamentos para reduzir o volume da glândula e também por diminuir a ação dos hormônios na próstata;
- Remédios alfa-bloqueadores: remédios que diminuem a resistência do fluxo urinário, além de relaxar a musculatura da próstata e parte inferior da bexiga;
Contudo, nas situações em que a abordagem medicamentosa não surtir o efeito esperado, é necessário que o indivíduo realize outras opções de tratamento, como as cirurgias para próstata aumentada.
Como diminuir a próstata aumentada: cirurgias mais indicadas para essa condição
São diversos procedimentos cirúrgicos utilizados para reduzir as dimensões da próstata e devolver a qualidade de vida para o homem.
Porém, a intervenção mais conhecida é a prostatectomia simples, que visa promover a diminuição da glândula. Em geral, há uma remoção parcial do órgão, retirando o seu miolo e mantendo a sua cápsula. Veja as outras intervenções mais recomendadas:
RTU da próstata
A ressecção transuretral da próstata, também chamada de RTU, é uma das raspagens mais usadas no Brasil. Geralmente, no procedimento não há retirada total do miolo da glândula, sendo assim, ainda fica uma parte de tecido prostático e, por isso, o órgão pode crescer novamente.
Cirurgia aberta
É a retirada de uma parte da próstata por uma abordagem aberta, o que prevê uma incisão maior. Na cirurgia aberta, o médico pode acessar a glândula por meio de uma incisão suprapúbica ou perineal.
- Suprapúbica: a incisão vai do umbigo até o osso púbico;
- Perineal: o corte é na pele entre o ânus e o escroto, técnica menos utilizada nos dias atuais.
Procedimento por videolaparoscopia
Intervenção cirúrgica na qual são feitas pequenas incisões na região inferior do abdômen, para permitir a entrada de um laparoscópio com vídeo na ponta e instrumentos que farão a remoção do núcleo aumentado da próstata.
Cirurgia robótica
Na cirurgia de próstata robótica, o médico estará no controle de braços robóticos e as incisões também serão menores para a realizar a remoção do tecido prostático.
Apesar de ser realizado com a assistência do robô, dando mais precisão aos movimentos do cirurgião, nesta técnica ainda são necessários cortes, o que sujeita o paciente aos desconfortos posteriores à cirurgia.
Cirurgia de próstata a laser
A cirurgia da próstata a laser pode ser de 3 tipos: HoLEP (Holmium Laser Enucleation of the Prostate), BipoLEP (Enucleação Bipolar) ou GreenLight Laser.
- HoLEP: o laser deve dissecar o tecido prostático e depois é retirado todo “miolo” da próstata por completo;
- BipoLEP: a enucleação é feita da mesma forma só que usa energia bipolar;
- GreenLight Laser: é uma vaporização para destruir a adenoma da glândula, desta forma, o procedimento funciona parecido com a RTU de próstata, não retirando completamente o miolo da próstata.
Existem técnicas para preservar a ejaculação após uma cirurgia de próstata aumentada?
Sim, os pacientes que necessitam realizar uma intervenção cirúrgica para tratar a próstata aumentada, podem contar com novos métodos que proporcionam a preservação da ejaculação. São eles:
Rezum
É um tratamento eficaz, menos invasivo, sem necessidade de internação em hospital e sem violação da uretra, que garante preservação da ereção e não provoca alterações na ejaculação. O procedimento é realizado pelo canal urinário, com equipamentos de fino calibre, com uma pequena sedação. Além disso, essa técnica preserva a ejaculação em até 93% dos casos.
Urolift
É recomendado para próstatas menores, visando possibilitar a preservação da função ejaculatória e dar mais tempo ao paciente, antes de escolher por uma operação mais efetiva. Durante o procedimento, pequenos implantes são utilizados para levantar o órgão e deixar a glândula mais distante do local da passagem da urina.
Embolização da próstata
É feito por meio da introdução de um cateter fino na virilha do paciente para acesso à próstata. A sonda identifica vasos que nutrem a glândula e injeta substâncias que interrompem o fluxo sanguíneo na região. Dessa forma, há uma morte progressiva das células no interior da glândula.
Leia mais:
Conclusão
O crescimento da próstata é uma condição da natureza masculina. Entretanto, nem todos os homens devem sofrer com os sintomas ou desconfortos causados pelo aumento da glândula, que trazem prejuízo ao funcionamento miccional, devido à compressão da uretra.
Apesar disso, ao perceber que algum sintoma esteja impactando sua qualidade de vida, é primordial que o paciente procure ajuda médica. Afinal, uma consulta com especialista deve ajudar a entender qual é o tratamento mais adequado para o seu caso.
Tratamento para diminuir a próstata aumentada com o Dr. Marco Túlio Cavalcanti
Agora que você já sabe como diminuir a próstata aumentada, vale salientar que o Dr. Marco Túlio Cavalcanti é especialista no tratamento da hiperplasia prostática benigna e de outras condições relacionadas à sexualidade masculina, como a cirurgia no pênis.
Seu caso será estudado minuciosamente e a melhor solução será sugerida. Existem várias opções que podem se ajustar ao seu caso e necessidade, como os tratamentos descritos neste texto.
Portanto, se você quer saber mais sobre como diminuir a próstata aumentada, o Instituto Cavalcanti tem um atendimento personalizado para sanar todas as suas dúvidas.
Agende uma consulta agora mesmo e conheça todos os tratamentos disponíveis.

Dr. Marco Túlio Cavalcanti Urologista e Andrologista. Disfunção Erétil e Impotência sexual: dê fim a esse tormento. Prótese do Pênis: a retomada da sua vida sexual. Doença Peyronie: correção da curvatura, recuperação do tamanho e calibre do pênis. Reposição Hormonal: retome o seu desempenho.
Instagram: @dr.mtcavalcanti
Youtube: Dr. Marco Túlio Cavalcanti