Ir para o conteúdo
  • Agende sua consulta
  • Fone: 011 2533-6152
Facebook-f Instagram Youtube Youtube-square Spotify Podcast Amazon Tiktok
Marco Tulio Urologista
Logo Instituto Cavalcanti
Instituto Cavalcanti
  • Dr. Marco Túlio
  • Instituto Cavalcanti
  • Tratamentos
  • Notícias
  • Contato
  • Agende sua consulta
  • Dr. Marco Túlio
  • Instituto Cavalcanti
  • Tratamentos
  • Notícias
  • Contato
  • Agende sua consulta

Início » Disfunção Erétil » Atrofia peniana: conheça as causas dessa disfunção

Atrofia peniana: conheça as causas dessa disfunção

  • Disfunção Erétil, Peyronie
  • Dr Marco Tulio Cavalcanti

Compartilhe

Poucos homens sabem mas existe um problema chamado atrofia peniana, que é a diminuição do tamanho e calibre do pênis.

Veja nesse post, se atrofia peniana tem cura e os motivos que podem levar o homem a ter essa disfunção.

Principais causas da atrofia e hipotrofia peniana: Atrofia peniana: causas que deflagram o problema O pênis de um homem pode diminuir ao longo da vida por fatores diversos, especialmente a partir dos 40 anos, quando outros problemas poderão afetar a saúde sexual masculina. Vamos entender quais são as principais causas que levam a esse problema Desuso e disfunção erétil Quando um paciente tem disfunção erétil, o pênis não vai chegar ao seu tamanho máximo devido às obstruções nos corpos cavernosos, que impedem que o sangue flua livremente no órgão e provoque a ereção de qualidade. Além disso, pacientes que passaram por alguns processos como uma separação conjugal, relacionamento com frequência sexual muito baixa ou sequer praticam a masturbação, ficando muito tempo em inatividade sexual, poderão desenvolver a atrofia peniana. Essa falta de atividade sexual vai fazer com que o órgão diminua por não ter uso. Esse processo ocorre com qualquer parte do nosso corpo. Por exemplo, quando alguém quebra um braço ou perna e deixa o membro engessado por um tempo, não há trabalho (movimento) naquele músculo, e quando o gesso é retirado, percebe-se que houve uma atrofia daquela musculatura. E até mesmo uma pessoa fica internada muito tempo, sem exercitar os músculos, vai sofrer uma atrofia muscular. Com o pênis não é diferente. Segundos estudos médicos, a disfunção erétil grave pode provocar uma diminuição de 0,5 cm a 5cm no pênis em 18 meses. Muitos pacientes que ficam anos sem ter uma ereção de qualidade ou mesmo relações sexuais completas, podem perceber que o pênis acaba ficando com muita pele, o órgão fica mais embutido, ou seja, atrofiou. Pacientes que fizeram prostatectomia Pesquisas médicas revelam que os homens que fizeram cirurgia para retirada da próstata após um tumor maligno poderão também ficar com um pênis pequeno e fino. Segundo um relatório do Journal of Impotence Research, 71% dos homens que fazem prostatectomia podem sofrer esse problema. A principal explicação científica para que isso ocorra é que na cirurgia de próstata é preciso fazer uma junção da bexiga com a uretra, como a próstata fica entre esses dois órgãos, essa retração poderá provocar a atrofia peniana porque, de certa forma, o pênis é puxado para dentro do corpo. Mas, além disso, esse problema ocorre também porque com a retirada da próstata, de acordo com a gravidade do câncer, muitos nervos e vasos que irrigam o pênis com sangue e são responsáveis pela ereção, poderão ser lesionados e o paciente poderá desenvolver uma disfunção erétil. Doença de Peyronie A Doença de Peyronie, em que há uma enfermidade da túnica albugínea, faz desenvolver um tecido fibroso e cicatricial dentro do pênis. Com isso, o órgão vai entortar, encurtar e até pode afinar, além de que muitos pacientes podem sentir dor quando começar a desenvolver o processo inflamatório, que é a fase inicial do processo.

baixar infográfico atrofia peniana

Atrofia peniana: causas que deflagram o problema

O pênis de um homem pode diminuir ao longo da vida por fatores diversos, especialmente a partir dos 40 anos, quando outros problemas poderão afetar a saúde sexual masculina. Vamos entender quais são as principais causas que levam a esse problema:

Causas da atrofia peniana

Poucos homens sabem mas existe um problema chamado atrofia peniana, que é a diminuição do tamanho e calibre do pênis. Saiba mais.

Desuso e disfunção erétil

Quando um paciente tem disfunção erétil, o pênis não vai chegar ao seu tamanho máximo devido às obstruções nos corpos cavernosos, que impedem que o sangue flua livremente no órgão e provoque a ereção de qualidade.

ebook porque o penis atrofia ou diminui dr marco tulio cavalcanti

Além disso, pacientes que passaram por alguns processos como uma separação conjugal, relacionamento com frequência sexual muito baixa ou sequer praticam a masturbação,  ficando muito tempo em inatividade sexual, poderão desenvolver a atrofia peniana. 

Essa falta de atividade sexual vai fazer com que o órgão diminua por não ter uso. Esse processo ocorre com qualquer parte do nosso corpo. Por exemplo, quando alguém quebra um braço ou perna e deixa o membro engessado por um tempo, não há trabalho (movimento) naquele músculo, e quando o gesso é retirado, percebe-se que houve uma atrofia daquela musculatura. E até mesmo uma pessoa fica internada muito tempo, sem exercitar os músculos, vai sofrer uma atrofia muscular.

Com o pênis não é diferente. Segundos estudos médicos, a disfunção erétil grave pode provocar uma diminuição de 0,5 cm a 5cm no pênis em 18 meses. 

Muitos pacientes que ficam anos sem ter uma ereção de qualidade ou mesmo relações sexuais completas, podem perceber que o pênis acaba ficando com muita pele, o órgão fica mais embutido, ou seja, atrofiou.

Disfunção erétil pode provocar atrofia peniana

Poucos homens sabem mas existe um problema chamado atrofia peniana, que é a diminuição do tamanho e calibre do pênis. Saiba mais.

Pacientes que fizeram prostatectomia

Pesquisas médicas revelam que os homens que fizeram cirurgia para retirada da próstata após um tumor maligno poderão também ficar com um pênis pequeno e fino.

Segundo um relatório do Journal of Impotence Research, 71% dos homens que fazem prostatectomia podem sofrer esse problema. A principal explicação científica  para que isso ocorra é que na cirurgia de próstata é preciso fazer uma junção da bexiga com a uretra, como a próstata fica entre esses dois órgãos, essa retração poderá provocar a atrofia peniana porque, de certa forma, o pênis é puxado para dentro do corpo.

Mas, além disso, esse problema ocorre também porque com a retirada da próstata, de acordo com a gravidade do câncer, muitos nervos e vasos que irrigam o pênis com sangue e são responsáveis pela ereção, poderão ser lesionados e o paciente poderá desenvolver uma disfunção erétil.

Doença de Peyronie

A Doença de Peyronie, em que há uma enfermidade da túnica albugínea, faz desenvolver  um tecido fibroso e cicatricial dentro do pênis. Com isso, o órgão vai entortar,  encurtar e até pode afinar, além de que muitos pacientes podem sentir dor quando começar a desenvolver o processo inflamatório, que é a fase inicial do processo. 

Com essa doença, a túnica albugínea perde a elasticidade, e fica um pênis torto  no local onde for desenvolvida essa cicatriz interna, impedindo que o órgão se expanda de forma plena.

Com a Doença de Peyronie também é possível que o paciente desenvolva uma disfunção erétil. Esse problema pode atingir de 3% a 20% dos homens, com idades entre 40 a 70 anos.

Esse problema pode atingir de 3% a 20% dos homens, com idades entre 40 a 70 anos.

Atrofia peniana: como resolver?

A principal dica para iniciar o tratamento para atrofia peniana é procurar um especialista assim que o problema seja percebido. Tratar precocemente pode levar a excelentes resultados, porque quanto mais paciente vai protelando a resolução do problema, a atrofia peniana vai aumentar e o crescimento do pênis, que deixa de ocorrer com a falta de ereção, ficará prejudicado.

Por exemplo, quando o paciente faz consultas e exames periódicos, ele pode tratar casos como o do câncer de próstata de forma mais precoce. Assim, descobrindo a doença no começo, a cirurgia robótica poderá ser realizada com o menor prejuízo possível para os corpos cavernosos do pênis porque o tumor ainda não estará tão invasivo.

No caso da Doença de Peyronie, o processo da atrofia também poderá ser revertido quando tratado no estágio inicial. Com a cirurgia de Peyronie que é realizada atualmente é possível restabelecer o tamanho e calibre do pênis com novas técnicas.

Remédio para atrofia peniana

Além disso, entre algumas soluções apresentadas pelo médico para solucionar o problema da disfunção erétil e da consequente atrofia, poderá estar uma medicação que vai estimular a ereção, os inibidores das 5 fosfodiesterase, elaborados com base em Citrato de Sildenafila, Tadalafila, Vardenafila, Avanafila.

Para a disfunção erétil, também poderá ser avaliada a aplicação de injeções diretamente no pênis para estimular a ereção ou uma reabilitação peniana, que são medidas não farmacológicas que vão envolver o tratamento por ondas de choque de baixa intensidade,  vacuoterapia ou fisioterapia do assoalho pélvico.

Caso a disfunção tenha relação com uma queda na testosterona poderá ser indicado um tratamento de reposição hormonal.

Além disso, a colocação de uma prótese peniana também poderá ser a melhor decisão para quem já está com atrofia peniana. Quanto antes essa decisão for tomada, maior é a chance de resgatar o tamanho e o calibre do pênis.

YouTube video

Se o paciente demorar muito para tomar decidir pelo implante do dispositivo, pode precisar colocar uma prótese menor e mais fina do que era o tamanho normal do seu pênis antes da atrofia.

Agora que você já sabe o que é atrofia peniana, quais causas e como tratar, não deixe de fazer consultas periódicas para tratar sempre da saúde, o que vai permitir também uma vida sexual de qualidade.

Tratamentos para reverter atrofia peniana

Poucos homens sabem mas existe um problema chamado atrofia peniana, que é a diminuição do tamanho e calibre do pênis. Saiba mais.

Home – Marco Túlio

Dr. Marco Túlio Cavalcanti  – Urologista e Andrologista.

Disfunção Erétil e Impotência sexual: dê fim a esse tormento.

Prótese do Pênis: a retomada da sua vida sexual.

Doença Peyronie: correção da curvatura, recuperação do tamanho e calibre do pênis.

Reposição Hormonal: retome o seu desempenho.

Instagram: @dr.mtcavalcanti

Youtube: Dr. Marco Túlio Cavalcanti

www.drmarcotuliourologista.com.br

Preencha os campos abaixo

2 comentários em “Atrofia peniana: conheça as causas dessa disfunção”

  1. Ndam IBRAHIM
    em

    Très intéressant pour moi et mais comment faire le traitement pour atrophie du pénis

    Responder
  2. Antonio Soares de souza
    em

    Dr eu tenho diminuição do meu pênis e também tenho poblema de ereção tenho dificuldade do pênis endurecer e quando endereço gozo rápido u que será

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sumário

Veja também

A imagem captura um momento de consulta médica em um ambiente de clínica, onde um médico jovem e sorridente está interagindo com um paciente masculino. O médico segura um tablet e aponta para a tela, provavelmente explicando detalhes ou opções de tratamento, como o uso de uma "bomba peniana" para disfunção erétil.

Bomba peniana: entenda como pode ajudar no seu desempenho

A bomba peniana é um dispositivo terapêutico que pode melhorar a função do pênis

Leia mais »
Na imagem, vemos uma consulta médica com um paciente mais velho e um profissional de saúde mais jovem. O médico, vestido com um uniforme azul, está inclinado para frente, segurando um documento, possivelmente explicando os detalhes e opções de tratamento, como a "Prótese peniana inflável".

Prótese peniana inflável: saiba o que faz pela sua vida sexual

A prótese peniana inflável é uma solução moderna e eficaz para homens que buscam

Leia mais »
A imagem mostra uma consulta médica onde um médico, aparentando estar em seus quarenta anos, dialoga ativamente com um paciente idoso. Ambos parecem envolvidos em uma conversa séria e informativa, provavelmente sobre opções de tratamento para disfunção erétil, incluindo "prótese peniana: vantagens e desvantagens".

Prótese peniana: vantagens e desvantagens

Quando o tema é o tratamento da disfunção erétil, entender mais sobre a prótese

Leia mais »
Médico urologista de aparência madura, vestindo um jaleco branco e luvas azuis, segurando uma seringa com uma substância dentro. Esta cena poderia representar uma discussão ou procedimento de "preenchimento peniano", onde o médico se prepara para realizar um tratamento estético ou médico para melhorar a aparência ou função peniana.

Preenchimento peniano: quais as técnicas mais modernas?

O preenchimento peniano é um dos procedimentos estéticos que têm ganhado destaque nos últimos

Leia mais »
Instituto Cavalcanti de Andrologia - Dr. Marco Túlio Cavalcanti
Facebook Instagram Youtube Youtube Spotify Podcast Amazon Tiktok
Endereço

Sueste Plaza – Rua Joaquim Floriano, 960 – Conjunto 22 | Itaim Bibi, São Paulo – SP, Brasil.

Estacionamento privativo com manobrista. Consulte valores.

Telefones

WhatsApp: 011 2533-6152
Fone: 011 2533-6152

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta-Feira das 08h às 20h.
Sábado – Consulte disponibilidade.

Responsável Técnico:

Dr. Marco Túlio Cavalcanti
CRM: 136.030 | RQE: 56669

Instituto Cavalcanti de Andrologia - Dr. Marco Túlio Cavalcanti
© 2022 DR. MARCO TÚLIO CAVALCANTI – Urologista e Andrologista (CRM: 136030 – RQE: 56669) – Todos os direitos reservados.
Desenvolvido pela GS2 MKT Digital
SiteLock - Segurança verificada
Manage Consent
To provide the best experiences, we use technologies like cookies to store and/or access device information. Consenting to these technologies will allow us to process data such as browsing behavior or unique IDs on this site. Not consenting or withdrawing consent, may adversely affect certain features and functions.
Functional Sempre ativo
The technical storage or access is strictly necessary for the legitimate purpose of enabling the use of a specific service explicitly requested by the subscriber or user, or for the sole purpose of carrying out the transmission of a communication over an electronic communications network.
Preferences
The technical storage or access is necessary for the legitimate purpose of storing preferences that are not requested by the subscriber or user.
Statistics
The technical storage or access that is used exclusively for statistical purposes. The technical storage or access that is used exclusively for anonymous statistical purposes. Without a subpoena, voluntary compliance on the part of your Internet Service Provider, or additional records from a third party, information stored or retrieved for this purpose alone cannot usually be used to identify you.
Marketing
The technical storage or access is required to create user profiles to send advertising, or to track the user on a website or across several websites for similar marketing purposes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
View preferences
{title} {title} {title}