O tratamento de varicocele não vai envolver apenas medicamentos, porque como não há remédios que tratam as varizes nos membros inferiores, nos testículos ocorre o mesmo. Entretanto, analgésicos podem ajudar a reduzir os sintomas.
Dessa forma, a principal forma de tratamento é a cirurgia de varicocele, também chamada de varicocelectomia, que visa promover o bloqueio do fluxo sanguíneo nessas veias doentes.
Acompanhe neste conteúdo quais são as formas de tratamento para essa condição. Boa leitura!
A varicocele ocorre quando as válvulas de dentro das veias do cordão espermático impedem que o sangue flua adequadamente. Isso faz com que o sangue retroceda, causando inchaço e alargamento das veias, ou seja, a varicocele trata-se de varizes que se formam no saco escrotal. Essa patologia atinge até 15% da população masculina no mundo.
Vale ressaltar que é basicamente o mesmo processo que formam as veias varicosas ou varizes, que são comuns nas pernas.
A principal causa da varicocele é uma ineficiência ou até ausência congênita das válvulas venosas dentro do testículo.
A doença pode surgir logo na puberdade aos 12 ou 13 anos. O principal risco da patologia é que a varicocele pode causar infertilidade masculina, porque vai reduzir a qualidade do esperma e também a produção de espermatozoides.
Com isso, conforme o seu grau de desenvolvimento, a varicocele pode ser classificada em:
Os graus 2 e 3 podem levar à infertilidade. Nesses estágios, é quando é necessário tratamento.
O tratamento de varicocele deve ser oferecido para aqueles homens com grau II ou III da doença, que apresentam comprometimento de sua fertilidade, sendo sempre cirúrgico.
Em alguns casos, o tratamento de varicocele natural (mudança de hábitos alimentares optando por alimentos vasodilatadores e anti inflamatórios) acontece nos indivíduos que possuem a patologia em grau I. Contudo, a varicocele tem caráter progressivo, quando o homem já sente dores e desconfortos, é necessário tratar para evitar uma piora em seu quadro.
Não existe uma forma de tratamento de varicocele com remédio, uma vez que não há medicamentos que tratam as varizes no pênis e nos testículos. Mas os analgésicos podem ser considerados como um tipo de remédio para tratamento de varicocele no sentido de proporcionar alívio dos sintomas, não para curar a condição.
A cirurgia de varicocelectomia tem como objetivo selar a veia afetada para redirecionar o fluxo sanguíneo para as veias saudáveis.
Esse método é o que costuma trazer melhores resultados, com menos de 1% de recidiva. O procedimento, normalmente, dura entre 2 a 3 horas. A cirurgia requer raquianestesia ou anestesia geral, pode ser realizada no ambulatório permitindo que o paciente volte para casa no mesmo dia.
A recuperação pós-cirúrgica costuma ser rápida, no entanto, o paciente pode sentir dores leves por alguns dias. A recomendação é que o indivíduo volte ao trabalho de 5 a 7 dias após o procedimento.
Em relação aos exercícios físicos, a pausa deverá ser de pelo menos 10 dias ou pelo prazo determinado pelo médico.
Nos casos em que a cirurgia de varicocele é realizada devido às questões de fertilidade, pode ser que o paciente tenha que realizar um exame para checar a qualidade do sêmen após 4 meses da operação.
O tratamento de varicocele feito por embolização acontece da seguinte forma: o médico especialista insere um pequeno tubo em uma veia da virilha ou do pescoço. A anestesia local é usada na região de inserção, o paciente também pode receber sedativo para reduzir o desconforto.
Dessa forma, usando as imagens reproduzidas no monitor, o tubo é guiado para o local de tratamento na virilha. Em seguida, o profissional libera bobinas ou uma solução que causa cicatrizes para criar um bloqueio nas veias testiculares. Geralmente, o procedimento dura cerca de uma hora.
O tempo de recuperação da embolização costuma ser curto, com apenas dores leves. Provavelmente, o paciente pode voltar ao trabalho em 1 a 2 dias e retomar as atividades físicas após uma semana do procedimento.
A varicocele pode ser assintomática, mas quando há sintomas, o homem pode sentir:
Para os pacientes que estão em busca de tratamento de varicocele, o Dr. Marco Túlio Cavalcanti é o profissional ideal para tratar o seu caso.
Com o acompanhamento profissional correto, o homem pode ter de volta uma vida sexual ativa e satisfatória, que resulta em mais qualidade de vida, bem-estar e autoestima.
Portanto, se você quer saber mais sobre como funcionam as cirurgias de varicocelectomia, o Instituto Cavalcanti tem um atendimento personalizado para sanar todas as suas dúvidas.
Agende uma consulta agora mesmo e conheça todos os tratamentos disponíveis:
Dr. Marco Túlio Cavalcanti Urologista e Andrologista. Disfunção Erétil e Impotência sexual: dê fim a esse tormento. Prótese do Pênis: a retomada da sua vida sexual. Doença Peyronie: correção da curvatura, recuperação do tamanho e calibre do pênis. Reposição Hormonal: retome o seu desempenho.
Instagram: @dr.mtcavalcanti
Youtube: Dr. Marco Túlio Cavalcanti
Prótese peniana: logística do paciente | Dr. Marco Túlio Cavalcanti (CRM: 136030 – RQE: 56669) Escolher onde realizar a cirurgia…
Você já percebeu que o pênis pode parecer mais fino ao colocar a camisinha e durante a penetração? Isso acontece…
Doença de Peyronie e preenchimento com ácido hialurônico | Dr. Marco Túlio Cavalcanti (CRM: 136030 – RQE: 56669) O preenchimento…
Sequelas do engrossamento peniano | Dr. Marco Túlio Cavalcanti (CRM: 136030 – RQE: 56669) Pois é, quem faz procedimentos de…
Prótese peniana e engrossamento peniano | Dr. Marco Túlio Cavalcanti (CRM: 136030 – RQE: 56669) A combinação da prótese peniana…
As 10 doenças mais comuns que afetam sua ereção | Dr. Marco Túlio Cavalcanti (CRM: 136030 – RQE: 56669) A…
Este site utiliza cookies.