Você sabe quantas ereções um homem pode ter por dia? Segundo pesquisas, um adulto saudável pode ter cerca de 11, até sem contexto sexual.
Quer saber mais sobre essas ereções involuntárias durante o dia ou noite, leia mais neste texto.
De forma sucinta, vale explicar um pouco da anatomia do órgão sexual masculino, que é o responsável pela ereção.
O pênis é composto por três estruturas: dois corpos cavernosos (que são as estruturas eréteis que se ancoram no ramo do ísquio e no osso pubiano) e um corpo esponjoso. Essas estruturas são cobertas pela túnica albugínea (que é um conjunto de fibras).
Em geral, para que haja uma ereção, o cérebro envia sinais através dos nervos para o pênis, que vão permitir que os vasos sanguíneos dos corpos cavernosos relaxem e se encham de sangue, o que vai garantir a rigidez necessária para uma relação sexual.
À medida que a ereção persiste,. Em muitos casos, o homem que não está muito excitado para uma relação sexual pode ter a ereção apenas dos corpos cavernosos, o que vai deixar a glande ainda mole.
Segundo estudos, a ereção involuntária de dia pode ocorrer cerca de 11 vezes para um homem, mesmo sem contexto sexual, embora os estímulos dos sentidos possam ser o estopim para acionar a rigidez peniana.
Na verdade, não é possível determinar um número exato que seja o ideal para as ereções espontâneas. Esse número vai variar de homem para homem.
Leia mais:
Quando o homem dorme, o processo continua, e ele pode ter cerca de 4 a 6 ereções espontâneas durante uma noite inteira de sono.
Essas ereções involuntárias durante a noite ou até no início da manhã são muito importantes para a preservação dos corpos cavernosos e da túnica albugínea.
Ocorre quando o homem pensa em sexo ou recebe algum estímulo olfativo, auditivo ou visual. É muito comum em homens saudáveis e ocorre com muita frequência e facilidade durante a adolescência. Com o tempo, os homens vão controlando mais.
É necessário de um estímulo tátil para acontecer. Pode ocorrer até mesmo com cadeirantes quando o tecido cavernoso continua saudável.
Ocorrem quando o homem está dormindo, durante o sono REM. Nesta fase, algumas áreas cerebrais estimulam o sistema límbico e também há picos de descarga de testosterona no organismo, o que vai induzir a uma ereção espontânea.
É por esse motivo que também o homem acorda com o pênis ereto, o que é conhecido como ereção matinal.
Aliás, ter ereção dormindo constantemente é um bom sinal para a saúde sexual do homem.
A duração das ereções noturnas podem ficar por volta de 25 a 35 minutos. Já a duração da ereção involuntária durante o dia, sem contexto sexual, pode variar muito, pode ser de segundos até cerca de 30 minutos.
No entanto, o homem precisa ficar atento para as ereções muito duradouras e dolorosas, o que é conhecido como priapismo. Em geral, essa rigidez peniana incomum pode durar mais de 4 horas e ser motivada por doenças como anemia falciforme e pelo uso de injeções para ereção.
Se isso ocorrer é necessário buscar um pronto atendimento, porque essa ereção prolongada pode causar lesões definitivas no tecido peniano, levando o homem a uma disfunção erétil grave.
O homem precisa avaliar a qualidade de sua ereção. Se ele não está conseguindo alcançar a ereção ou mantê-la para concluir a relação sexual com penetração, ele poderá estar com disfunção erétil.
Por sinal, uma ereção fraca também pode ser um alerta de que o homem está com problemas de saúde, como os cardiovasculares, hipertensão ou diabetes.
Vale lembrar que quase 50% dos homens acima dos 45 anos podem sofrer com algum nível de disfunção erétil, por razões diversas.
Porém, esses problemas sexuais também podem ser motivados por questões psicológicas, que não têm causas orgânicas. Nestes casos, surge uma disfunção erétil psicológica, gerada por estresses, depressões ou até ansiedade de desempenho.
É muito importante buscar uma ajuda especializada se o homem está com problemas de ereção, neste caso, o médico indicado é o urologista, de preferência, com especialidade em andrologia. Ele poderá falar sobre quantas ereções um homem pode ter por dia, avaliar se existe algum indício de disfunção erétil e orientar os próximos passos.
Se o homem tem disfunção erétil, o médico poderá indicar alguns tratamentos, de acordo com a condição médica do paciente.
A primeira abordagem é medicamentosa, depois podem ser injetáveis, ondas de choque de baixa intensidade, reabilitação peniana, fisioterapia, aplicação de toxina botulínica e até cirurgia para implante de prótese peniana.
Todas as decisões são orientadas pelo aconselhamento médico, porém, a opção final é sempre do paciente, que deverá entender o que estará mais alinhado com as suas expectativas e condições.
O paciente poderá ser indicado a controlar os marcadores de todas as condições subjacentes, e melhorar a saúde como um todo, inclusive a saúde endotelial, e adotar hábitos de vida saudáveis. Todas essas iniciativas irão produzir uma melhoria das ereções.
O Dr Marco Túlio Cavalcanti é especialista em medicina sexual, tem atendimento humanizado e voltado para melhorar a qualidade da vida sexual e saúde do paciente.
Você tem dúvidas sobre a prótese peniana, quando usar? Essa é uma questão frequente entre homens que enfrentam dificuldades de…
Essa é uma resposta muito individual, mas, em geral, o preenchimento peniano com ácido hialurônico geralmente requer duas sessões para…
Deformidade no pênis | Dr. Marco Túlio Cavalcanti (CRM: 136030 – RQE: 56669) As deformidades no pênis variam em grau…
A prótese peniana após retirada da próstata é uma técnica que muitos homens consideram após a prostatectomia, especialmente, aqueles que…
A busca por soluções que ajudem a otimizar a saúde e o bem-estar tem levado muitos homens a considerar como…
Você sabe até quantos anos o homem ejacula? Essa é uma dúvida que muitos indivíduos têm. A capacidade de ejacular…
Este site utiliza cookies.
View Comments
Obrigado por essas explicacões maravilhosas gratidão de verdade.