As ereções noturnas ocorrem quando o homem está dormindo, durante o sono REM. Nesta fase, algumas áreas cerebrais estimulam o sistema límbico e também há picos de descarga de testosterona no organismo, o que vai induzir a uma ereção espontânea.
É por esse motivo que também o homem acorda com o pênis ereto, o que é conhecido como ereção matinal. Aliás, ter ereção dormindo constantemente é um bom sinal para a saúde sexual do homem.
Para você que deseja saber mais sobre essas ereções noturnas involuntárias, leia mais neste conteúdo. Boa leitura!
As ereções noturnas constantes não estão associadas ao sentimento de prazer ou excitação e também não estão ligadas a sonhos eróticos.
Durante a fase REM do sono, o nível de testosterona no organismo do homem atinge o pico. É por essa razão que, muitas vezes ao acordar, o indivíduo percebe que o pênis está ereto.
No decorrer de uma noite de sono, o sistema parassimpático costuma ficar mais ativo, os músculos mais relaxados e a frequência cardíaca baixa. Essas características contribuem para a formação da ereção.
Ter ereções noturnas é um sinal que os nervos estão saudáveis e uma forma de exercício para o pênis, fazendo com que os seus tecidos continuem macios, elásticos e prontos para quando houver o aumento do fluxo sanguíneo.
Vale reforçar a informação que a ereção noturna ocorre durante o sono REM, período em que o cérebro produz quantidades menores do neurotransmissor norepinefrina, que está envolvido nas ereções. É quando os níveis de norepinefrina caem, que mais sangue pode fluir para o pênis, causando as ereções noturnas.
Quando o homem dorme, o processo continua, e ele pode ter cerca de 4 a 6 ereções noturnas durante uma noite inteira de sono. Essas ereções involuntárias durante a noite ou até no início da manhã são muito importantes para a preservação dos corpos cavernosos e da túnica albugínea.
Para quem está se perguntando sobre quantas ereções o homem pode ter por dia, segundo estudos, a ereção involuntária matinal pode ocorrer cerca de 11 vezes para um homem, mesmo sem contexto sexual, embora os estímulos dos sentidos possam ser o estopim para acionar a rigidez peniana.
No entanto, vale ressaltar que não é possível determinar um número exato de ereções noturnas e matinais que um indivíduo do sexo masculino pode ter durante 24 horas. Afinal, esse dado pode variar de homem para homem.
A duração das ereções noturnas pode variar de 25 a 35 minutos. Contudo, o indivíduo precisa ficar atento para as ereções noturnas prolongadas e dolorosas, condição conhecida como priapismo.
Essa ereção, conceitualmente, dura mais de 4 horas seguidamente e pode também ocorrer sem qualquer estímulo sexual, estando ligada à ingestão de medicamentos para ereção, consumo de álcool e drogas, além de doenças neurológicas, anemia falciforme, leucemia e até cânceres ligados à região peniana. Esse problema pode atingir homens de todas as idades.
Quando o homem chega ao consultório médico e diz: “Dr., não tenho ereções noturnas. É normal?”
Ao notar esse sinal, é fundamental que o homem seja avaliado por um médico especialista.
Ao passar em consulta, é importante que o paciente revele exatamente os seus sintomas, por exemplo, que notou a perda de ereções noturnas ou está com outros problemas para atingir e manter a ereção, descreva histórico médico e até o estilo de vida para que o médico comece a fazer o diagnóstico.
O urologista vai ouvir o histórico da função sexual do paciente para entender melhor a motivação do problema. Com essa anamnese bem realizada, já é possível entender 80% do que está provocando a falta de ereções noturnas.
Depois, o médico deverá indicar exames laboratoriais, que podem investigar problemas hormonais, como testosterona baixa ou problemas tireoidianos, e também fazer um exame de imagem, conhecido como doppler peniano, que vai investigar o fluxo sanguíneo do pênis.
Veja também:
Você quer saber como não ter ereções noturnas? A verdade é que não é saudável deixar de apresentar a ereção involuntária. Aliás, ao perceber que essas ereções não estão acontecendo, é sinal de que há algo de errado com a saúde do pênis.
Afinal, as ereções noturnas são fundamentais para oxigenar os tecidos penianos enquanto eles não estão em atividade sexual. Portanto, quanto mais sangue circula no membro, mais oxigenado ele fica e maiores são as chances de que o homem tenha uma ereção de qualidade.
Leia mais:
Com que idade o homem começa a falhar
É muito importante buscar uma ajuda especializada se o homem está com problemas de ereções noturnas, neste caso, o médico indicado é o urologista, de preferência, com especialidade em andrologia. O profissional poderá falar sobre quantas ereções noturnas e matinais um homem pode ter por dia, avaliar se existe algum indício de disfunção erétil e orientar os próximos passos.
Todas as decisões sobre os possíveis tratamentos para o seu caso devem ser orientadas pelo médico, porém, a opção final é sempre do paciente, que deverá entender o que estará mais alinhado com as suas expectativas e condições.
O Dr. Marco Túlio Cavalcanti é especialista no tratamento das ereções e de outras condições relacionadas à sexualidade masculina. Seu caso será estudado minuciosamente e a melhor solução será sugerida. Existem várias opções que podem se ajustar ao seu caso e necessidade.
Portanto, se você quer saber mais sobre como controlar ereções noturnas, o Instituto Cavalcanti tem um atendimento personalizado para sanar todas as suas dúvidas.
Agende uma consulta agora mesmo e conheça todos os tratamentos disponíveis.
Dr. Marco Túlio Cavalcanti Urologista e Andrologista. Disfunção Erétil e Impotência sexual: dê fim a esse tormento. Prótese do Pênis: a retomada da sua vida sexual. Doença Peyronie: correção da curvatura, recuperação do tamanho e calibre do pênis. Reposição Hormonal: retome o seu desempenho.
Instagram: @dr.mtcavalcanti
Youtube: Dr. Marco Túlio Cavalcanti
www.drmarcotuliourologista.com.br
Prótese peniana: logística do paciente | Dr. Marco Túlio Cavalcanti (CRM: 136030 – RQE: 56669) Escolher onde realizar a cirurgia…
Você já percebeu que o pênis pode parecer mais fino ao colocar a camisinha e durante a penetração? Isso acontece…
Doença de Peyronie e preenchimento com ácido hialurônico | Dr. Marco Túlio Cavalcanti (CRM: 136030 – RQE: 56669) O preenchimento…
Sequelas do engrossamento peniano | Dr. Marco Túlio Cavalcanti (CRM: 136030 – RQE: 56669) Pois é, quem faz procedimentos de…
Prótese peniana e engrossamento peniano | Dr. Marco Túlio Cavalcanti (CRM: 136030 – RQE: 56669) A combinação da prótese peniana…
As 10 doenças mais comuns que afetam sua ereção | Dr. Marco Túlio Cavalcanti (CRM: 136030 – RQE: 56669) A…
Este site utiliza cookies.