O doppler peniano é um dos mais importantes exames para investigação das causas da disfunção erétil. Ele é o padrão ouro para diagnóstico da impotência de origem vascular: escape venoso ou insuficiência arterial. Para esta finalidade, ele deve ser feito com fármaco ereção.
Veja nesse post como o ultrassom peniano com doppler pode ajudar a elucidar o problema.
Quando um paciente vai ao consultório para entender melhor as causas de sua disfunção erétil para buscar tratamento, a primeira iniciativa do médico é realizar uma anamnese bastante profunda, que é uma conversa para que o profissional entenda histórico médico, estilo de vida e outros detalhes sobre ele.
Essa conversa já vai dar evidências se o paciente tem mesmo uma disfunção erétil orgânica ou se são outras questões psicológicas que estão fazendo com que falhe na hora do ato sexual, como uma ansiedade de desempenho. Cerca de 80% do diagnóstico já poderá ser realizada a partir dessa anamnese.
Mas, a partir dessa conversa, pode ser necessária uma maior investigação. Então, o médico vai indicar exames complementares para entender bem a fundo as causas possíveis que estão provocando a impotência no paciente. Entre esses exames, está o exame doppler peniano, que é tido como a melhor opção para investigar a circulação sanguínea peniana.
A indicação desse exame de imagem é considerada a opção Padrão Ouro entre os médicos.
Esse exame de pênis, também conhecido como ecografia peniana com doppler ou ultrassonografia doppler do pênis com fármaco ereção, não é invasivo, não tem radiação, não gera nenhum efeito colateral e permite estudar o órgão sexual e investigar possíveis patologias.
Além da disfunção erétil, o doppler da artéria peniana permite investigar também outras enfermidades no órgão sexual como priapismo, doença de Peyronie, traumas penianos e fratura de pênis.
new RDStationForms(‘oportunidade-form-pag-blog-doppler-peniano-dc6c88a7eaffd60e674c’, ‘UA-77292600-1’).createForm();
A ecografia doppler peniana com fármaco ereção é a melhor indicação para investigação dos distúrbios arteriais ou escape venoso.
No doppler, artérias cavernosas e dorsais do pênis serão avaliadas, assim como fibroses de corpos cavernosos, microcalcificações intracavernosas, túnica albugínea (parede do pênis), presença de placas de Peyronie, deformidades, malformações, dentre outras.
Para a realização do exame, será necessária a aplicação de uma substância no pênis para facilitar a ereção.
Veja o Vídeo e entenda a função desses Fármacos:
Estas substâncias são vasodilatadores, que quando injetados no pênis, desencadeiam o mecanismo de ereção quase que independente de estímulo, assim é possível avaliarmos a qualidade de rigidez e tumescência peniana no próprio consultório.
Utilizando dispositivo do doppler será investigado o fluxo da artéria peniana principal, conhecida como artéria cavernosa. Medimos o Pico Sistólico (pressão de entrada do sangue) e Pico diastólico (Pressão de saída do Sangue).
Assim, durante o exame de doppler peniano será avaliado se ocorre insuficiência arterial com baixa pressão de entrada do sangue ou escape venoso, que é quando o sangue sai muito rápido do órgão, não permitindo a ereção de qualidade para a relação sexual, por algum defeito na túnica albugínea.
Esse exame pode ser realizado em consultório, associado com o teste de ereção, que prevê a aplicação de substâncias vasodilatadoras, diretamente no pênis. A agulha é extremamente fina e aplicação é na lateral do pênis, tornando este procedimento indolor.
A partir dessa aplicação, há uma observação se a dose das substâncias será suficiente para promover uma ereção de qualidade.
Para a realização da ultrassonografia peniana com doppler colorido, depois da aplicação e ação da substância, o médico vai captar as imagens do fluxo sanguíneo por meio de um probe (aparelho que faz parte do Ultrassom ) que é colocada sobre o pênis, assim como as demais ultrassonografias de outras partes do corpo.
A imagem vai surgir colorida, de modo que o médico vai conseguir investigar o caminho do fluxo sanguíneo.
A duração do exame doppler colorido peniano leva cerca de 30 minutos.
Somado a esse exame de imagem, de acordo com as queixas do paciente, também são solicitados os laboratoriais:
Além dos exames laboratoriais e o doppler peniano, para pacientes que não estão respondendo ao tratamento de primeira linha para disfunção erétil, que são remédios também poderão passar pelo teste de ereção, como já citado acima. O teste vai graduar a disfunção erétil e avaliar o prognóstico.
A partir desses exames, o médico vai definir qual será o tratamento para disfunção erétil que melhor vai atender ao paciente. Entre as opções, estão a reposição de testosterona, injeções intracavernosas, terapia a vácuo, tratamento de choque com ondas de baixa intensidade, implante de prótese peniana, entre outros.
A investigação completa dos pacientes com impotência é fundamental para escolhermos o melhor tratamento. A nossa primeira orientação sempre é que os homens tenham hábitos saudáveis, como praticar atividades físicas, uma alimentação equilibrada e evitar fumar e consumir álcool de forma exagerada.
Fiquem atentos com a própria saúde, buscando sempre que possível realizar consultas de rotina com um médico andrologista, que poderá apresentar caminhos para manter uma saúde sexual masculina de qualidade.
Outro alerta é que o doppler peniano é um exame que deve sempre ser realizado por um médico especialista em distúrbios da ereção.
Veja mais informações sobre produtos naturais para impotência sexual masculina nesse vídeo:
Dr. Marco Túlio Cavalcanti Urologista e Andrologista. Disfunção Erétil e Impotência sexual: dê fim a esse tormento. Prótese do Pênis: a retomada da sua vida sexual. Doença Peyronie: correção da curvatura, recuperação do tamanho e calibre do pênis. Reposição Hormonal: retome o seu desempenho.
Instagram: @dr.mtcavalcanti
Youtube: Dr. Marco Túlio Cavalcanti
www.drmarcotuliourologista.com.br
As 10 doenças mais comuns que afetam sua ereção | Dr. Marco Túlio Cavalcanti (CRM: 136030 – RQE: 56669) A…
Quanto tempo sua ereção dura? | Dr. Marco Túlio Cavalcanti (CRM: 136030 – RQE: 56669) Você já se perguntou quanto…
Como reverter uma ereção prolongada | Dr. Marco Túlio Cavalcanti (CRM: 136030 – RQE: 56669) O priapismo é uma condição…
Qual o tempo máximo de uma ereção? | Dr. Marco Túlio Cavalcanti (CRM: 136030 – RQE: 56669) Você sabe quanto…
A busca por soluções que ajudem a otimizar a saúde e o bem-estar tem levado muitos homens a considerar como…
Você sabe até quantos anos o homem ejacula? Essa é uma dúvida que muitos indivíduos têm. A capacidade de ejacular…
Este site utiliza cookies.
View Comments
Gostaria de marcar uma avaliação, estou com 49 anos , consigo atingir ereção mais ultimamente não por um tempo suficiente!
Atenciosamente
Roberto
Para agendamento, orçamento só entrar em contato conosco.
A consulta pode ser presencial ou online.
WhatsApp 📲(011) 2533-6152 ou através do site https://drmarcotuliourologista.com.br/
Só mandar WhatsApp que responderemos.
Forte abraço.
Onde é feito esses exmes
Este exame é feito aqui no Instituto mesmo.
Boa noite, gostei da matéria e quero saber o custo da consulta, exame e tratamento, para depois continuarmos a conversar, pois não quero ir a consulta, fazer o exame.