Qual é a idade em que o crescimento peniano atinge o seu máximo? Essa é uma dúvida bastante comum dos adolescentes, porém, é uma questão importante para os homens adultos também, porque podem levar uma boa informação aos mais jovens.
Leia esse texto para saber como funciona o crescimento peniano e outras informações sobre o tamanho do órgão sexual.
O pênis exerce função imprescindível para o sistema urinário e sexual dos homens. Desde o início do processo de maturação sexual, o tamanho do pênis pode ser muito importante porque, historicamente, tamanho sempre esteve associado à masculinidade e à virilidade.
Por isso, muitos adolescentes querem saber se já atingiram o máximo das dimensões do seu órgão sexual e até quando esse desenvolvimento acontece.
Há muitas informações na internet apontando que o máximo do crescimento peniano é por volta dos 18, 19 ou 20 anos. Esse é um dado para o qual não é possível determinar uma data fixa, porque depende do estágio de maturação sexual de cada organismo, que é muito individualizada.
Neste aspecto, só após uma consulta com um urologista e avaliação clínica é possível responder se o adolescente ainda vai ter crescimento peniano ou se o desenvolvimento já estacionou, atingindo o ponto máximo.
O crescimento dos órgãos genitais de crianças, adolescentes e adultos é determinado pela escala de Tanner (criada pelo pediatra britânico James Tanner), que define as medidas físicas a partir das características primárias e secundárias, que contabiliza desenvolvimento da genitália (pênis, testículos e glande) e dos pelos pubianos.
A escala vai do estágio I ao V, mas pela variação natural do organismo, cada adolescente pode passar pelos estágios em idades diferentes.
Por exemplo, um garoto de 11 anos pode estar na mesma fase de crescimento natural peniano de um outro de 15,5 anos. Tudo vai depender em que idade o garoto entrou na puberdade e das taxas de crescimento.
Isso significa que um adolescente que atingiu o estágio V por volta dos 13 anos, talvez, já apresente o tamanho máximo do pênis, enquanto outros finalizam o seu estágio de crescimento aos 17 ou 18 anos.
Estágio GI – PI (*) | Fase da pré-adolescência (infantil) – 7,8 ou 9 anos |
Estágio GII – PII | Aumento testicular de 9,5 a 13,5 anos |
Estágio GIII -PIII | Crescimento maior do testículo e do pênis em comprimento – 10,5 a 15,5 anos |
Estágio GIV – PIV | Testículo continua crescendo e aumenta também em calibre – 11,5 a 16 anos |
Estágio GV – PV | Crescimento completo – crescimento em calibre, glande e tamanho – 12,5 aos 18 anos |
(*) G: genitália
P: pelos pubianos
Algumas doenças podem atrapalhar o crescimento peniano, portanto, se o adolescente tem dúvidas sobre o seu desenvolvimento puberal deve conversar com os pais ou responsáveis para passar em consulta com um médico.
O profissional irá avaliar histórico familiar, prematuridade, exposição a medicamentos e até doenças endócrinas. Mas, ao contrário do que se pensa que a fimose atrapalha o crescimento peniano, esse não é um fator que impede o desenvolvimento do órgão.
De acordo com o estágio, se o crescimento do pênis está sendo prejudicado na adolescência, é possível entrar com algumas abordagens para estimular o desenvolvimento, como uma reposição de testosterona, que é o principal hormônio sexual masculino e está relacionado às características sexuais masculinas.
Na fase adulta, quando houve um atraso puberal e prejuízo do crescimento peniano, os homens podem tentar algumas abordagens para ganhar um aumento peniano discreto, seja de forma temporária ou definitiva.
Mas é válido dizer que de nada vale fazer uso de produtos para crescimento peniano anunciados na internet, porque não funcionam. Géis que estimulam o crescimento não passam de uma substância vasodilatadora que apenas provoca o efeito temporário de aumento.
Existem algumas terapias não invasivas como a vacuoterapia, com uso de bomba peniana e extensor peniano, que produz um pequeno aumento. Essa técnica serve também como reabilitação peniana e não promove riscos, desde que o uso seja orientado pelo médico.
Com o uso dessas técnicas, quando o paciente sofre uma atrofia peniana, por falta de uso sexual do órgão, por exemplo, o pênis vai aumentar no máximo 2 cm na média.
Outra técnica são os exercícios para crescimento peniano conhecidos como Jelqing. Consiste em esticar o sulco coronal do pênis para vários lados, inclusive com movimentos rotacionais e de ordenha.
De fato, a túnica albugínea do pênis é constituída de 5% de elastina, porém, não há dados que apontem que esses exercícios promovem aumento real do pênis. Além disso, é preciso tomar cuidado com os movimentos para não provocar lesões no pênis.
Em alguns casos, o paciente pode querer tentar uma cirurgia peniana para aumento do pênis, uma dessas alternativas é a secção do ligamento suspensor, que é uma estrutura que fica na raiz do pênis, colado à púbis.
Esse ligamento serve para manter o ângulo pubo-peniano para cima, estabilizar o órgão sexual e proteger o feixe vásculo-nervoso do pênis.
Ao cortar esse ligamento suspensor, há uma aparência de aumento do pênis, porque uma parte do pênis que estava interna fica exposta. O aumento pode ser de 1 a 3 centímetros com uso de extensor peniano. No entanto, essa técnica pode provocar complicações e o grau de satisfação não é dos melhores.
Veja mais nesse vídeo:
Outras tentativas de aumento peniano são dermolipectomia, lipoaspiração da púbis ou até a técnica de Egydio, indicada para Doença de Peyronie.
Além dessas opções, outra técnica que vem sendo utilizada de modo experimental é com o uso de células-tronco, baseada em terapia celular de regeneração.
Nessa terapia celular, as células-tronco podem ser retiradas das gorduras ou do sangue de uma pessoa. Essa técnica também necessita do uso de outras técnicas de tração para produzir melhor resultado nas dimensões penianas.
Além disso, há também outras abordagens para aumento do calibre com uso de botox e ácido hialurônico, enxerto de gordura e bioestimuladores do colágeno.
Vale lembrar que cada uma dessas técnicas para crescimento peniano exige a conversa com um profissional que tenha expertise e saiba apresentar os prós e contras de cada técnica, no sentido de dar uma visão bastante realista dos riscos e minimizar as expectativas não realistas sobre os resultados.
Quando o paciente recebe a orientação adequada, cabe a ele decidir o que quer tentar para promover o aumento peniano.
Dr. Marco Túlio Cavalcanti Urologista e Andrologista. Disfunção Erétil e Impotência sexual: dê fim a esse tormento. Prótese do Pênis: a retomada da sua vida sexual. Doença Peyronie: correção da curvatura, recuperação do tamanho e calibre do pênis. Reposição Hormonal: retome o seu desempenho.
Instagram: @dr.mtcavalcanti
Youtube: Dr. Marco Túlio Cavalcanti
www.drmarcotuliourologista.com.br
Você tem dúvidas sobre a prótese peniana, quando usar? Essa é uma questão frequente entre homens que enfrentam dificuldades de…
Essa é uma resposta muito individual, mas, em geral, o preenchimento peniano com ácido hialurônico geralmente requer duas sessões para…
Deformidade no pênis | Dr. Marco Túlio Cavalcanti (CRM: 136030 – RQE: 56669) As deformidades no pênis variam em grau…
A prótese peniana após retirada da próstata é uma técnica que muitos homens consideram após a prostatectomia, especialmente, aqueles que…
A busca por soluções que ajudem a otimizar a saúde e o bem-estar tem levado muitos homens a considerar como…
Você sabe até quantos anos o homem ejacula? Essa é uma dúvida que muitos indivíduos têm. A capacidade de ejacular…
Este site utiliza cookies.
View Comments
Boa noite eu gostaria de saber um indicação de alguma clínica,instituto ou médico que faz a terapia de alongamento com células tronco.
Здравствуйте, мне 17 лет, зовут меня Иван. Столкнулся с такой проблемой, в нашей семье нас трое братьев, двум из которым уже по 25 лет и выше , рост полового члена у них составляет около 18 см. когда у меня 12 в эрегированном состоянии, стоит ли мне переживать, мой рост остановился или только начинается?