Ter veias no pênis é absolutamente normal, todos os homens têm porque essas estruturas do sistema circulatório percorrem todo o corpo, sendo fundamental para a saúde de todos os outros sistemas orgânicos porque são responsáveis por retornar o sangue dos vários tecidos do corpo para o coração.
Aliás, no que se refere à saúde sexual masculina, o sistema venoso é fundamental para a ereção.
No entanto, quando essas veias estão saltadas e com algum desconforto ou inchaço associado, é muito importante buscar um urologista ou andrologista para uma avaliação mais criteriosa.
Neste conteúdo, vamos abordar se é normal quando as veias no pênis estão saltadas e quando é hora de procurar ajuda médica. Acompanhe a leitura!
É normal ter veias saltadas no pênis?
Sim, é normal ter veias saltadas no pênis. Depois que o sangue flui para o pênis, causando uma ereção, os vasos sanguíneos ao longo do órgão levam o sangue de volta para o coração.
Contudo, alguns homens podem ter veias mais visíveis, que podem ser confundidas com varizes no pênis.
As veias são capazes de mudar de forma e tamanho com o tempo ou depois de ter uma relação sexual, por alguma lesão, por exemplo, ou depois de uma intervenção cirúrgica nos vasos sanguíneos.
Além disso, existem vários fatores que influenciam o surgimento de veias saltadas no pênis, como genética, idade, frequência e intensidade de exercícios físicos, saúde cardiovascular e várias condições médicas.
Por que as veias no pênis ficam dilatadas?
Quando um homem tem uma ereção, o sangue oxigenado do coração se transporta pelas artérias até o pênis, enchendo os corpos cavernosos e o corpo esponjoso. Com isso, o sangue permanece nessa região até que o indivíduo não esteja mais ereto.
Esse aumento do fluxo sanguíneo pode fazer com que as veias pareçam muito maiores e inchadas do que o normal, ou seja, antes, durante e até um pouco depois da relação sexual.
No entanto, existem algumas condições que impedem o funcionamento correto do fluxo sanguíneo, que podem influenciar na espessura das veias e até mesmo na capacidade da função erétil.
Quais são as possíveis causas das veias mais proeminentes do que o normal?
Apesar de ser normal uma veia saltada no pênis no caso de uma ereção, em algumas situações, essa característica surge com outros sinais e sintomas que podem alertar para um problema de saúde. Conheça alguns:
Linfangite esclerosante peniana
Quando o homem percebe uma veia dura no pênis, pode não ser propriamente uma estrutura do sistema circulatório, mas sim um vaso linfático que está inchado.
Esse é um quadro raro e benigno, no qual o vaso linfático endurece e está conectado a uma veia no pênis, ficando semelhante a um cordão endurecido na região peniana, que pode ser confundido com uma veia.
Essa característica permanece igual mesmo quando o pênis do homem está flácido
Trombose da veia dorsal
Esse problema também é conhecido como Doença de Mondor. Trata-se de um vaso trombosado, que se assemelha a um fio de arame entrelaçado. Pode ocorrer devido a uma prolongada e intensa atividade sexual.
Essa condição apresenta sintomas como inchaço e vermelhidão na região do pênis, acompanhada de uma veia dura no pênis, palpável e muito dolorosa.
Trombose no pênis
A trombose no pênis pode ocorrer depois de um priapismo não tratado.
O priapismo é uma ereção prolongada, com mais de 4 horas, geralmente muito dolorosa, no qual o sangue que chega ao órgão pelas artérias não consegue retornar pelas veias.
Pode trazer consequências graves e irreversíveis para a sexualidade do homem, como a trombose no pênis, que lesiona o órgão sexual internamente e pode levar à disfunção erétil grave (impotência).
Por isso, o priapismo é uma urgência médica, que precisa ser tratada o mais rápido possível, para que seja realizada a drenagem do sangue do pênis, por uma punção para facilitar a detumescência (volta à flacidez).
Linfedema
Refere-se ao inchaço que acontece quando o fluído linfático flui de maneira incorreta pelo corpo. Esse inchaço devido ao linfedema pode tornar as veias do pênis mais sensíveis do que o normal.
Varicocele
Neste caso, o problema não é em uma veia do pênis, mas sim uma dilatação anormal das veias dentro no testículo, devido ao refluxo do sangue na região por ineficiência das válvulas venosas. É exatamente o que ocorre quando as pessoas têm varizes nas pernas, ou seja, a patologia é uma varize no testículo;
Como é feito o tratamento para as condições que resultam na veia dilatada no pênis?
Vale ressaltar que para chegar a um diagnóstico preciso de uma das condições citadas acima por conta das veias no pênis não é uma tarefa fácil, por isso, buscar a opinião de um médico especializado é extremamente importante para a saúde sexual do indivíduo.
Além da consulta médica, o profissional é responsável por investigar o histórico de saúde do paciente, solicitar exames físicos, que envolvem palpação do pênis, exames de sangue e de outros tipos para confirmar se existe ou não a presença de doenças sexualmente transmissíveis.
Com isso, o tratamento realizado é de acordo com a situação de cada paciente, ele pode ser desde de fazer o uso de certos medicamentos para melhorar os sintomas e desconfortos, até realizar um procedimento cirúrgico para sanar de uma vez por todas o problema.
Leia mais:
Tratamento para veias no pênis com o Dr. Marco Túlio Cavalcanti
Para os pacientes que estão em busca de tratamentos para as possíveis causas de desconfortos relacionados às veias no pênis, é válido ressaltar que com o Dr. Marco Túlio Cavalcanti, ajuda médica é o que não falta.
Com o acompanhamento profissional correto, o homem pode ter de volta uma vida sexual ativa e satisfatória, que resulta em mais qualidade de vida, bem-estar e autoestima.
Portanto, se você quer saber mais sobre como funciona o tratamento para veia rígida no pênis ou outras questões relacionadas, o Instituto Cavalcanti, que funciona como uma clínica do homem, tem um atendimento personalizado para sanar todas as suas dúvidas.
Agende uma consulta agora mesmo e conheça todos os tratamentos disponíveis para o seu caso.
Dr. Marco Túlio Cavalcanti Urologista e Andrologista. Disfunção Erétil e Impotência sexual: dê fim a esse tormento. Prótese do Pênis: a retomada da sua vida sexual. Doença Peyronie: correção da curvatura, recuperação do tamanho e calibre do pênis. Reposição Hormonal: retome o seu desempenho.
Instagram: @dr.mtcavalcanti
Youtube: Dr. Marco Túlio Cavalcanti