Um homem que sofre de dores crônicas nos testículos e apresenta sinais de infertilidade pode ter varicocele, uma patologia que atinge até 15% da população masculina do mundo.
Neste texto, leia mais sobre a varicocele, o que é, sintomas, causas e se existe uma forma de tratar esse problema que pode ser congênito.
A varicocele são varizes que se formam no saco escrotal.
O que causa varicocele é uma dilatação anormal das veias dentro no testículo, devido ao refluxo do sangue na região por ineficiência das válvulas venosas. É exatamente o que ocorre quando as pessoas têm varizes nas pernas, ou seja, a patologia é uma varize no testículo.
Em geral, a patologia pode surgir logo na puberdade aos 12 ou 13 anos. O principal risco da doença é que a varicocele pode causar infertilidade masculina, porque vai reduzir a qualidade do esperma e também a produção de espermatozoides.
Isso ocorre porque a varicocele altera a temperatura dos testículos. Vamos explicar: os testículos costumam ter uma temperatura cinco graus menor do que na pelve ou na barriga, o que será ideal para a produção e manutenção da função ideal do esperma, mas a varicocele no testículo promove um aquecimento, que supera a temperatura própria local, prejudicando a produção e a boa qualidade dos espermatozoides.
Mas, não é todo tipo de varicocele que vai interferir na produção espermática.
Essas varizes nos testículos também podem fazer com que o testículo não se desenvolva ou até encolha (atrofia).
Com o passar do tempo, essa varize pode se tornar visível nos testículos e causar inchaço local, geralmente, ocorre no testículo esquerdo, devido à posição da veia testicular, mas o homem pode sim ter varicocele bilateral, embora seja bem mais raro.
Existem 3 graus da doença: 1 (leve), 2 (moderado) e varicocele grau 3, que é considerada bem importante. Os graus 2 e 3 podem levar à infertilidade. Nesses estágios, é quando é necessário tratamento.
A varicocele pode ser assintomática. Muitas vezes, os homens descobrem devido aos exames realizados pela desconfiança da infertilidade. Mas quando há sintomas, o homem pode sentir:
Como essa é uma patologia que pode ser assintomática, muitas vezes, o que leva à sua descoberta é a desconfiança da infertilidade masculina, por isso, essa questão é comum nos consultórios: “Quem tem varicocele pode ter filhos?”
Essa patologia pode ser a causa da infertilidade de homens que estão tentando gerar o primeiro filho, mas não estão tendo o devido sucesso, por isso, vão buscar essa ajuda médica que os levará a esse diagnóstico.
No entanto, como a varicocele pode surgir depois da puberdade, pode ser também a causa dos problemas de fertilidade de homens que já tiveram o primeiro filho, mas estão tentando gerar o segundo.
Mas, o diagnóstico e tratamento desse problema começa com uma visita ao urologista/andrologista para uma avaliação da vida sexual. Caso o paciente tenha sintomas como os descritos acima, precisa expor ao médico.
Além disso, o médico fará um exame físico, que inclui a palpação do escroto, com isso o especialista já poderá perceber a presença das varicoceles. Esse exame é feito com o paciente em pé e deitado.
Para concluir que o problema é mesmo varicocele testicular, o médico vai solicitar um ultrassom, que pode apresentar veias com mais de 3mm de largura e com sangue fluindo na direção errada. Além disso, para saber se essa é mesmo a causa da infertilidade é solicitado um espermograma.
A doença tem caráter progressivo, por isso, os homens solteiros ou casados que pretendem ter filhos, precisam fazer o tratamento. Além disso, quando o homem já sente dores e desconfortos, também é preciso tratar para evitar a piora do quadro.
Os tratamentos para varicocele não vão envolver medicamentos, porque como não há remédios que tratam as varizes nos membros inferiores das pessoas, com essa patologia nos testículos será o mesmo padrão. Porém, analgésicos podem ajudar a reduzir os sintomas.
A principal forma de tratamento é a cirurgia de varicocele, conhecida como varicocelectomia, que vai promover o bloqueio do fluxo sanguíneo nessas veias doentes. São basicamente duas abordagens.
A primeira é a cirurgia varicocele microscópica, na qual os microscópios de última geração vão auxiliar o médico a visualizar o local exato onde deverá ser realizada uma incisão acima do escroto. Além disso, esse microscópio também é imprescindível para que o cirurgião consiga ligar todas as pequenas veias e poupar os canais deferentes, as artérias testiculares e o vaso do sistema linfático.
Essa abordagem é a que costuma produzir melhores resultados.
Já para tratar a varicocele com cirurgia laparoscópica, são inseridos tubos finos no abdômen para realizar a conexão das veias.
Mas é importante ressaltar que pode acontecer, em casos raros, uma recorrência da varicocele. Em geral, na cirurgia microscópica, apresenta uma menor taxa de remanescência da doença.
A recuperação pós-cirúrgica costuma ser rápida e com dor leve. A indicação é que os pacientes voltem ao trabalho de 5 a 7 dias após a cirurgia, já para as atividades físicas, a pausa deverá ser de 10 dias ou pelo prazo solicitado pelo médico.
Quando a cirurgia é realizada devido às questões de fertilidade, pode ser realizado um exame para checar a qualidade do sêmen após 4 meses da cirurgia.
Leia mais sobre:
É importante que os homens comecem a desenvolver a consciência sobre a importância de tratar suas questões sexuais com o especialista, que é o andrologista, porque a dilatação anormal das veias do testículo pode ser descoberta até mesmo em um simples exame de rotina.
Além de buscar tratar o problema, ele também será esclarecido sobre muitos fatos sobre a doença, por exemplo, que a varicocele, apesar de poder levar à infertilidade, não causa impotência sexual. Então, não deixe sua saúde sexual para depois!
Para o homem que está com esse problema, é importante lembrar que a varicocele tem cura, e ele só terá que buscar um especialista, que vai apresentar a melhor solução.
Dr. Marco Túlio Cavalcanti Urologista e Andrologista. Disfunção Erétil e Impotência sexual: dê fim a esse tormento. Prótese do Pênis: a retomada da sua vida sexual. Doença Peyronie: correção da curvatura, recuperação do tamanho e calibre do pênis. Reposição Hormonal: retome o seu desempenho.
Instagram: @dr.mtcavalcanti
Youtube: Dr. Marco Túlio Cavalcanti
www.drmarcotuliourologista.com.br
Quanto tempo sua ereção dura? | Dr. Marco Túlio Cavalcanti (CRM: 136030 – RQE: 56669) Você já se perguntou quanto…
Como reverter uma ereção prolongada | Dr. Marco Túlio Cavalcanti (CRM: 136030 – RQE: 56669) O priapismo é uma condição…
Qual o tempo máximo de uma ereção? | Dr. Marco Túlio Cavalcanti (CRM: 136030 – RQE: 56669) Você sabe quanto…
A busca por soluções que ajudem a otimizar a saúde e o bem-estar tem levado muitos homens a considerar como…
Você sabe até quantos anos o homem ejacula? Essa é uma dúvida que muitos indivíduos têm. A capacidade de ejacular…
Segundo estudos científicos internacionais, o problema conhecido como micropênis é uma condição rara que afeta 0,6% dos homens em todo…
Este site utiliza cookies.
View Comments
Bonjour Dr
Je me suis marié bientôt 6 ans mais j’ai pas eux d’enfants je souffre du Varicocelle
J’ai commencé à ressentir des douleurs au niveau de mon tisticule j’ai vraiment besoin de votre aides merci cordialement
bsr ! je souffre du mal o TESTICULES o côté gauche. mais, mon médecin m'a conseillé le médicament appelé le CELECOXIB é enplus de celà d'éviter la boisson
This post is extremely radiant. I really like this post. It is outstanding amongst other posts that I’ve read in quite a while. Much obliged for this better than average post. I truly value it!
This post is extremely radiant. I really like this post. It is outstanding amongst other posts that I’ve read in quite a while. Much obliged for this better than average post. I truly value it!