A ultrassonografia peniana é um exame de diagnóstico que permite o estudo do pênis, ou seja, é realizado para identificar possíveis doenças que afetam este importante órgão do sistema reprodutor masculino.
Vale lembrar que esse teste é acessível, rápido, não invasivo e seguro para todos os pacientes.
Neste texto, é possível entender como o exame avalia a ereção dos homens e sua importância para o diagnóstico de algumas condições. Acompanhe a leitura!
O que é a ultrassonografia peniana?
A ultrassonografia peniana não expõe o paciente à radiação. O teste funciona por meio da emissão de ondas ultrassônicas que ecoam formando imagens que podem ser visualizadas em tempo real pelo médico examinador.
Portanto, essa análise tem como objetivo analisar a morfologia do pênis e as estruturas que o compõem.
Como é feita a ultrassonografia peniana?
Durante o exame, o paciente permanece deitado de barriga para cima com o pênis exposto e, preferencialmente, flácido. Enquanto isso, o profissional usa um pequeno aparelho (transdutor), deslizando sobre o órgão em diferentes direções. Com isso, é possível observar as imagens das estruturas anatômicas em tempo real na tela.
Aliás, o médico deve aplicar um gel na região que se deseja estudar, para permitir que o transdutor deslize com maior facilidade. Não é necessário nenhum tipo de preparo para realização da ultrassonografia peniana.
Para que serve a ultrassonografia peniana?
Esse tipo de exame permite avaliar possíveis lesões do pênis, como a fratura do membro, diferenciar causas de priapismo, tipo de ereção involuntária e persistente, e demais condições, como a doença de Peyronie e a disfunção erétil.
E como funciona a ultrassonografia peniana com doppler?
A ultrassonografia doppler peniana não é invasiva, não tem radiação, não gera nenhum efeito colateral e permite estudar o pênis e investigar possíveis patologias. Esse exame é solicitado, principalmente, para investigar a parte vascular do órgão, ou seja, para aquele paciente que tem disfunção erétil e outros exames não mostram.
Além disso, essa análise é recomendada para os indivíduos que estão passando pelas seguintes situações:
- Paciente que tem disfunção erétil e a medicação não resolve seu problema;
- Homens que desejam saber a causa da sua impotência sexual ou falta de ereção;
- Para investigar a doença de peyronie.
É importante contextualizar que a ultrassonografia peniana com fármaco indução é recomendação para investigar os distúrbios arteriais ou escape venoso.
No doppler peniano, artérias cavernosas e dorsais do pênis serão avaliadas, assim como fibroses de corpos cavernosos, microcalcificações intracavernosas, túnica albugínea (parede do pênis), presença de placas de Peyronie, deformidades, malformações, dentre outras.
Para a realização do exame, será necessária a aplicação de uma substância vasodilatadora no pênis, conhecida como injeção para ereção. A agulha usada no procedimento é extremamente fina e aplicada na lateral do membro, o que torna esse momento indolor.
Durante a ultrassonografia peniana com doppler colorido com fármaco-indução, o profissional deve captar as imagens do fluxo sanguíneo por meio de um probe que é colocado sobre o pênis, assim como as demais ultrassonografias de outras partes do corpo.
Com isso, a imagem vai surgir colorida, de modo que o médico vai conseguir investigar o caminho do fluxo sanguíneo. Além disso, a duração da ultrassonografia peniana com doppler colorido tem uma duração de cerca de 30 minutos.
É a partir da análise da ultrassonografia peniana com fármaco-indução que o médico especialista vai definir qual será o melhor tratamento para disfunção erétil ou outras condições detectadas.
Precisa de preparo para a ultrassonografia peniana com fármaco-indução?
Não é necessário fazer uma preparação específica, o paciente apenas deve comparecer no consultório médico no dia e hora marcada para o teste. Também não é preciso fazer jejum, o indivíduo pode comer e beber normalmente.
Em alguns casos, pode ser necessário suspender o uso de algumas medicações. No entanto, informe-se com o seu médico no momento da marcação do exame sobre a utilização dos remédios habituais.
Além disso, aproveite esse momento para tirar todas as dúvidas referentes ao exame e sua importância para o diagnóstico final do seu caso.
Vale ressaltar que caso tenha exames anteriores relacionados à região do pênis a ser examinada é bom trazê-los para que o especialista faça uma comparação entre os resultados. Essa prática proporciona diagnósticos mais precoces e evita, muitas vezes, a realização de incidências adicionais.
Ultrassonografia peniana com fármaco-indução: preço do exame
O valor da ultrassonografia peniana com fármaco-indução pode variar a partir de diversos fatores, como a região onde o exame será realizado, a clínica médica ou o profissional escolhido para o procedimento, preço da consulta médica, entre outros.
Assim, é muito importante que o paciente converse com seu urologista sobre suas possibilidades e esclareça todas as dúvidas referentes ao preço do exame.
Realização da ultrassonografia peniana no Instituto Cavalcanti
Se você está com problemas de disfunção erétil ou outras condições que estão afetando sua vida sexual e deseja realizar uma ultrassonografia peniana, o Instituto Cavalcanti tem um atendimento especializado para seu caso.
Somos um centro especializado em saúde masculina e performance sexual. Nossa missão é oferecer atendimento multidisciplinar para a recuperação, otimização da capacidade física, mental e sexual de cada paciente. Agende uma consulta com um de nossos especialistas agora mesmo e conheça todos os tratamentos disponíveis.