Muitos pacientes revelam uma verdadeira aversão quando os médicos tocam nesse tema, seja por medo ou mito, mas percebe-se que, na verdade, eles não conhecem a fundo esse tipo de tratamento para disfunção erétil.
Então, nesse post, veja tudo sobre prótese peniana, vantagens e desvantagens, para desmistificar o tema e entender quando colocar e qual o modelo ideal para cada caso.
Apesar disso, é de grande valia o agendamento de consulta com um especialista para avaliar os vídeos, depoimentos e resultados de pacientes com prótese peniana.
Como você sabe que precisa de uma prótese peniana?
Antes de mais nada, você sabe o que é prótese peniana? Esse é um dispositivo que é colocado dentro do órgão sexual masculino para tratar a disfunção erétil.
Vamos entender em que casos os pacientes vão precisar de um implante peniano:
1 – Pacientes que fazem uso do tratamento de primeira linha, que são os remédios a base de Citrato de Sildenafila, Tadalafila, Vardenafila, Avanafila, que são os inibidores da 5 fosfodiesterase, e não têm uma ereção de qualidade, serão candidatos ao implante de prótese. Mas, para chegar a essa conclusão, é preciso bastante investigação e exclusão de outras causas, como as hormonais. Pacientes diabéticos, muitas vezes, têm impotência grave e se beneficiam muito com o implante de prótese de pênis também.
2- Pacientes que falharam com a medicação e com a injeção intracavernosa, que é o de tratamento de segunda linha para disfunção erétil, ou têm aversão a esse tipo de aplicações de injeções no pênis, também terão indicação de uma cirurgia de prótese peniana;
3 – Pacientes que operaram a próstata. Nessa cirurgia podem ser lesados os nervos que funcionam para ativar a ereção, se isso ocorrer, vai levar o paciente a uma disfunção erétil mais grave e o tratamento, em geral, pode ser a colocação da prótese peniana;
4- Pacientes que têm a Doença de Peyronie, que é uma enfermidade que provoca uma curvatura peniana adquirida associada a uma disfunção erétil. Nesse caso também, a prótese será uma boa indicação.
Tem idade para colocar a prótese? Quais os resultados?
Não existe essa questão de idade para a colocação da prótese. O paciente poderá se achar novo para colocar uma prótese aos 30 ou 40, ou achar que porque tem 70 ou mais não poderá colocar o implante.
O que existem são as indicações precisas do médico. Aqueles pacientes que estão nos casos citados acima, foram investigados em seu histórico médico, e não tiveram boa aceitação nos tratamentos de primeira e segunda linhas, devem colocar a prótese porque esse é um tratamento que tem 95% de satisfação.
Além disso, esse tratamento, se for realizado assim que for diagnosticada uma disfunção erétil grave, vai preservar o tamanho do pênis. A explicação é que existem pacientes que retardam muito o tratamento da colocação de uma prótese peniana e ficam com um pênis disfuncional, sem ter ereções, o que poderá atrofiar o órgão sexual.
Prótese peniana vale à pena?
O procedimento para a colocação das próteses penianas tem várias vantagens:
- É de alta eficácia;
- Baixo índice de complicação;
- Índice alto de satisfação do cliente, que pode chegar a 95% dos pacientes e parceiros e parceiras.
O tempo cirúrgico do procedimento é de 40 minutos a 1h, a depender do caso. Para realizar a cirurgia o médico e o paciente podem optar pela anestesia local, raquidiana ou anestesia geral, também dependendo do caso.
O tempo de internação em ambiente hospital vai variar de 12 a 24 horas.
O retorno às atividades de trabalho, se for em uma área mais tranquila, que não exige esforços físicos, poderá ser de 72 horas.
Já o retorno às atividades sexuais será em torno de 4 a 6 semanas.
Como é colocada a prótese peniana?
O implante da prótese é todo efetuado no interior do organismo do paciente, não fica nenhum material por fora do corpo. Para a tranquilidade de muitos homens que têm dúvidas sobre como usar a prótese peniana , os parceiros sexuais sequer vão notar a existência do dispositivo na hora da relação sexual.
Além disso, as próteses não alteram o fluxo da urina, o orgasmo e a libido também vão continuar os mesmos.
As sensações serão as mesmas porque os nervos responsáveis por isso ficam num compartimento separado ao do implante da prótese. O material é implantado com dilatação e afastamento dos corpos cavernosos, preservando o máximo possível para que o paciente ainda tenha uma ereção residual e não tenha as chamadas ereções frias.
A ereção residual será por cima das hastes da prótese que vão servir para firmar o pênis, porque tem pacientes que falam que até tem ereções, com um certo aumento no tamanho, mas sem a rigidez suficiente. A prótese servirá justamente para dar uma ereção de qualidade, com rigidez adequada, para satisfazer xs parceirxs e se satisfazer também, o que vai manter a sua autoestima.
A prótese também terá uma vantagem adicional: se o paciente já teve o orgasmo ele poderá manter a ereção até que x parceirx se satisfaça plenamente.
Quais os principais tipos de próteses disponíveis?
No mercado, há as próteses penianas infláveis, maleáveis e articuláveis. E se muitos pacientes têm dúvidas sobre o tamanho dos dispositivos, é preciso entender que tem prótese inflável, maleável ou articuláveis para todo tamanho de pênis.
Na consulta, os tamanhos são estimados, porém, na cirurgia há uma medição rigorosa para colocar a prótese no máximo da estrutura do pênis de cada paciente permitir.
A técnica da cirurgia do implante de prótese vai permitir adequar o dispositivo à anatomia do paciente na questão do tamanho.
As empresas que disponibilizam as próteses no Brasil são organizações muito exigentes e que dão garantia vitalícia ao dispositivo. Por isso, é muito difícil ocorrer qualquer problema nas próteses, porém, se acontecer, as empresas vão trocar por um dispositivo novo sem custo nenhum para o paciente.
Como funciona a prótese peniana inflável?
A prótese peniana inflável tem:
- Dois cilindros para colocar nos 2 corpos cavernosos, que são os tecidos eréteis;
- Um pump, que fica no escroto (saco);
- Um reservatório por dentro do corpo do paciente (Pelve).
A prótese funciona basicamente como um sistema hidráulico, com material de altíssima qualidade e exaustivamente testado.
Quando o paciente deseja uma relação sexual, ele vai apertar a bombinha (pump) — esse movimento não vai fazer barulho algum–, quando insuflar, e nesse ponto, o cilindro ganha diâmetro, fica em uma rigidez adequada para a penetração.
Quando paciente termina o ato sexual, ele aperta outra parte do pump para que os cilindros se esvaziem. Essa prótese inflável permite que o paciente fique com o pênis bem semelhante ao normal no seu estado natural, quando não está com ereção. Então, o paciente não se sente estigmatizado por ter prótese.
Nos Estados Unidos, a grande maioria dos implantes colocados nos pacientes são infláveis.
Vantagens do implante inflável:
- Permite que o pênis fique muito mais parecido com o seu funcionamento fisiológico;
- Com a ereção, o pênis também ganha diâmetro.
Desvantagens:
- Essa prótese peniana tem preço mais elevado, porém, os convênios médicos melhores estão começando a autorizá-la e os pacientes estão tendo um pouco mais de facilidade para liberação desses dispositivos, para aqueles que não estão com condições de comprar a prótese particular;
- A manipulação do pump pode ser mais difícil para alguns pacientes idosos ou que têm algum problema de prensa, que não conseguem identificar e bombear o pump para fazer a prótese insuflar. Para os pacientes que têm essas dificuldades motoras, os médicos preferem outro tipo de dispositivo semirrígido.
Prótese peniana maleável
Também conhecida como prótese peniana semirrígida é um modelo um pouco mais antigo. Foi o primeiro modelo de prótese desenvolvido, porém, é um dispositivo muito bom também para atender os pacientes que têm disfunção erétil.
Hoje, no Brasil, é o tipo de prótese mais implantada e proporciona uma rigidez do pênis muito adequada para uma relação sexual.
As principais indicações para a prótese semirrígida é para os pacientes que teriam alguma dificuldade na manipulação do pump.
Vantagem:
- É bem mais barata e acessível.
Desvantagem:
- O principal problema é que o pênis ficará sempre rígido e o paciente terá que ajustar em posições para disfarçar.
No entanto, o principal benefício dessa prótese, independente do fato de ter que ocultar a ereção, é recuperar uma relação sexual de qualidade para os pacientes, ou seja, cumpre bem a sua missão, além de ser mais barata.
Prótese articulável
Essa prótese tem várias articulações em seu interior, que permitem que ela dobre muito mais do que a prótese semirrígida. Com isso, teoricamente, a ereção pode ser mais escondida nos momentos que os homens não estiverem em uma relação sexual.
O custo dessa prótese é mais caro do que a semirrígida, porém, bem mais barato do que a inflável.
Desvantagem:
Devido a essas articulações, essa prótese pode perder um pouco da rigidez axial.
Conclusão
Nesse post, foi possível conhecer esses três tipos de próteses penianas que os homens terão como opção como tratamento para a impotência e suas principais indicações.
Além disso, esse post também trouxe a informação que essa é uma cirurgia que tem um baixo índice de complicações. Mesmo com equipes que têm um volume cirúrgico bastante alto, a taxa de complicação fica em torno de 1%. Com essas informações, o paciente pode ficar mais seguro em relação ao procedimento.
Já para pacientes que têm um certo preconceito e até medo de que os parceiros ou parceiras irão notar o dispositivo, um ponto que merece reflexão é a naturalidade com que as pessoas aceitam as próteses de silicones (e até glúteos) nas mulheres. Nem por isso, seus parceiros ou parceiras terão qualquer receio de manter um relação com elas. O que importa é que elas estão com a autoestima elevada, mostrando um seio bonito, que vai estimular o desejo na hora da relação.
Em relação à prótese peniana não é diferente, o que importa é que a ereção é boa, e os homens podem ficar muito tranquilos em relação a essa aceitação.
Se existe a indicação, não tenha medo! Porém, lembre-se que esse é um procedimento cirúrgico que merece uma escolha de uma equipe treinada e séria.
Leia também:
➤ Disfunção erétil: saiba tudo sobre esse assunto
Dr. Marco Túlio Cavalcanti Urologista e Andrologista. Disfunção Erétil e Impotência sexual: dê fim a esse tormento. Prótese do Pênis: a retomada da sua vida sexual. Doença Peyronie: correção da curvatura, recuperação do tamanho e calibre do pênis. Reposição Hormonal: retome o seu desempenho.
Instagram: dr.mtcavalcanti
Youtube: Dr. Marco Túlio Cavalcanti
1 comentário em “Tudo sobre Prótese Peniana: tratamento, tipos de prótese e indicação”
Le prix est de combien ?