Uma grande preocupação entre os homens e que é causa frequente de procura pelo urologista são dúvidas quanto ao tamanho do pênis. Este questionamento acerca sobre qual o tamanho normal do pênis pode ocorrer para uma criança, adolescente ou adulto.
Podemos pensar que enquanto o órgão sexual está funcionando para urinar e para manter relações não há problema, verdade? Mas saiba que o tamanho normal do pênis é um elemento-chave da autoimagem de um homem.
Estudos revelam que cerca de 45% dos homens julgam ter um membro pequeno. Em contrapartida, 85% das mulheres encontram-se satisfeitas com as dimensões do órgão do parceiro.
Com o intuito de desmistificar sobre o assunto, neste conteúdo, vamos elucidar a respeito do tamanho médio do pênis e em quais situações o órgão sexual é realmente pequeno. Acompanhe a leitura!
Qual o tamanho médio do pênis?
A preocupação que os homens têm em relação ao tamanho ideal do pênis, até mesmo sobre o formato, é perfeitamente natural, porque, pelo menos a maioria, quer que o órgão sexual cause boa impressão.
Entretanto, vale ressaltar que o tamanho médio do pênis de um indivíduo pode variar. Dessa forma, é importante notar que há uma grande diversidade na anatomia humana.
Vários estudos científicos tentaram determinar o tamanho médio do pênis em repouso e em ereção. Com isso, os resultados podem diferir devido a diferenças metodológicas, culturais e étnicas.
O tamanho do órgão sexual de um homem será determinado pela genética, e evidentemente, o tamanho do pênis por idade vai variar, mas a média é que aos 19 anos, a maioria já esteja com o órgão no seu máximo de seu desenvolvimento.
Um estudo realizado pelo King’s College London e publicado no British Journal International, que envolveu cerca de 15 mil homens de vários países, conclui que a média do tamanho do pênis gira em torno de 13 ou 12 cm, em ereção. Já em relação ao calibre, a medida média é de 11,6 cm em ereção.
Em contrapartida, uma pesquisa brasileira, publicada no Jornal da Pediatria, revela qual a média do tamanho do órgão masculino do brasileiro. Tal estudo demonstrou dimensões maiores do que a análise do King’s College, colocando as medidas entre 14,2 e 15,7 cm. Porém, outros diversos estudos internacionais já demonstraram que, no geral, o tamanho do pênis normal vai variar entre 8 a 23 cm, mas apenas 0,5% desses homens teriam pênis com medidas inferiores a 10 cm e 4,5% com mais de 17,5 cm.
Qual é a média do tamanho do pênis brasileiro?
Segundo pesquisas apresentadas em congressos pela Sociedade Brasileira de Urologia, é possível afirmar que a média do tamanho do pênis brasileiro está entre 10,5 e 17,5 centímetros em estado ereto. Isto é, essa medida é bastante variável.
Obviamente, muitos homens podem ter um órgão sexual abaixo ou acima do tamanho médio do pênis no Brasil, mas de maneira geral, as dimensões citadas acima são consideradas como normais.
Tamanho médio do pênis brasileiro por idade
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, o pênis apresenta 4 fases de crescimento: gestação, de zero a 3 anos, de 3 a 11 anos e de 11 a 18 anos:
- Da gestação ao nascimento: 3,7 cm;
- De zero a 3 anos: há um aumento de 1,5 cm;
- Dos 3 aos 11 anos: outro aumento de 1,5 cm;
- De 11 a 18 anos: aumento de 6,5 cm, apontando que a média do pênis fica em 14,3 cm.
Essas dimensões colocam o tamanho do pênis do brasileiro como sendo um pouco maior do que em outros países.
Como medir o tamanho do pênis?
Para fazer a aferição do tamanho do pênis, o ideal é usar uma régua semirrígida ao invés de fita métrica. Sendo assim, a medição deve começar pela base do órgão sexual, no osso púbico.
Coloque a régua ou fita métrica na base do pênis, indo além dos pelos pubianos ou de qualquer excesso de gordura, pressionando contra o osso da pube. Meça em linha reta até a ponta da glande.
Aliás, quando falamos sobre como se mede o tamanho do pênis, automaticamente, pensamos no seu comprimento quando ereto. Contudo, é válido dizer que não é só essa aferição que deve ser feita, é preciso levar em conta também as seguintes situações:
- O comprimento do pênis ereto;
- O comprimento do pênis flácido esticado (este é o mais usado nos trabalhos);
- Seu tamanho em repouso;
- A circunferência do pênis ereto;
- E a circunferência do pênis flácido.
Essas referências para as medidas são capazes de dar uma ideia mais clara do tamanho de cada órgão sexual, ou seja, o homem consegue descobrir se está na média ou não.
Mas vale ressaltar que o tamanho do pênis pode variar em até alguns centímetros no mesmo indivíduo, devido a fatores como temperatura, exercícios físicos, o ambiente onde está e a hora do dia.
Dica bônus: para que essa medição seja mais precisa e correta, é indicado que o homem faça esse processo em um ambiente quente.
Já a medição da circunferência do pênis é realizada da seguinte forma: enrole uma fita métrica flexível ao redor do corpo do membro ereto. Dessa forma, a medição deve ser feita em torno do ponto mais largo do corpo do pênis.
Em quais casos, é possível se preocupar com o tamanho do pênis?
Quando o pênis tem um tamanho muito inferior, pode ser que o órgão seja classificado como micropênis, tal situação pode ser um aspecto preocupante. Inclusive, nas seguintes situações citadas abaixo, o indivíduo pode buscar por uma forma de como deixar o pênis mais grosso ou maior.
- Pênis embutido: quando o órgão fica escondido abaixo da pele, devido ao excesso de gordura abdominal, do coxim gorduroso da pube ou quando o escroto tem uma implantação alta e esconde o pênis;
- Micropênis: tal condição é muito incomum, está ligada a anomalias genéticas e hormonais. Neste caso, o pênis é igual ou menor do que 4 cm flácido ou 7,5 cm ereto.
No entanto, existem algumas ocorrências que são capazes de encurtar o órgão sexual de um indivíduo. Isto é, o encurtamento do pênis é um fenômeno que está associado com determinadas condições médicas e cirúrgicas. Estas circunstâncias incluem pacientes com:
- Câncer de próstata tratados com cirurgia de prostatectomia radical – retirada da próstata;
- Doença de Peyronie – fibroses com encurtamento do pênis associado ou não a curvatura peniana e afinamento;
- Anomalias congênitas – hipospádia e epispádia;
- A disfunção erétil é um fator de risco independente que pode provocar o encurtamento do pênis.
Leia mais:
Tratamento para disfunção erétil
Como aumentar o tamanho do pênis?
Antes de descrever algumas formas de aumento peniano, é de suma importância lembrar que as possíveis indicações para a possibilidade de realizar um procedimento de aumento do pênis, se baseiam em tais casos:
- Pênis Embutido;
- Micropênis;
- Pacientes normais que querem aumentar por estética e estão cientes dos resultados esperados.
- Redução do tamanho do pênis por traumas, fibroses no pênis e doença de Peyronie;
- Epispádias e hipospádias importantes;
- Defeitos traumáticos;
- Retirada da próstata como tratamento para câncer de próstata;
- Retração peniana em pacientes com lesões medulares;
- Amputações parciais por trauma ou câncer de pênis.
Para que o caso seja melhor avaliado faz-se necessário um exame no consultório. A propósito, o Dr. Marco Túlio é uma autoridade no assunto e conhece todos os tipos de casos que podem atrapalhar a relação sexual.
Depois de uma consulta e análise completa do paciente, é indicado o tratamento mais adequado, que pode variar de métodos simples até mais complexos, com o intuito de solucionar definitivamente o problema.
Para produzir o aumento peniano, atualmente é possível utilizar algumas técnicas de tração (como bombas penianas, por exemplo, em casos de reabilitação), já para aumentar o calibre há tratamentos injetáveis e técnicas de preenchimento.
Em relação à procedimentos e cirurgias para aumentar o órgão sexual, podem ser utilizados procedimentos como:
- Extensores penianas específicos;
- Engrossamento com ácido hialurônico (técnica Urofill);
- Secção do ligamento suspensor;
- Lipoaspiração da púbis (casos de pênis embutido);
- Correção da sinéquia penoscrotal;
- Implante do penuma.
Conclusão
Agora que você já entendeu qual a média do tamanho do pênis e deseja realizar um tratamento completo e eficaz de aumento peniano para retomar sua qualidade de vida, o Instituto Cavalcanti tem um atendimento especializado para seu caso.
Somos um centro especializado em saúde masculina e performance sexual. Nossa missão é oferecer atendimento multidisciplinar para a recuperação, otimização da capacidade física, mental e sexual de cada paciente.
Agende uma consulta com um de nossos especialistas agora mesmo e conheça todos os tratamentos disponíveis para o seu caso.