Você sabe quando pensar em prótese de pênis?
O implante peniano é indicado para indivíduos acometidos por condições que afetam o funcionamento do órgão sexual masculino, mas muitos pacientes quando chegam ao consultório sequer pensaram na possibilidade de colocar uma prótese peniana, alguns revelam até uma certa aversão ao tocar no assunto.
Podemos dizer que grande parte desse comportamento é a desinformação sobre o funcionamento desse dispositivo que pode devolver uma vida sexual de qualidade para os homens.
Por esse motivo, neste conteúdo, conheça tudo sobre prótese peniana, abordaremos suas vantagens e desvantagens. Vamos desmistificar o tema, entender quando colocar e qual o modelo ideal para cada caso. Boa leitura!
O que é a prótese peniana?
A prótese peniana consiste em um dispositivo colocado dentro do pênis que promove uma rigidez suficiente para uma penetração vaginal e anal.
Este dispositivo, os implantes, ficam por dentro do pênis e mantém a aparência natural do seu pênis. A parceria, na grande maioria das vezes, não nota quando um homem tem uma prótese peniana inflável.
As próteses penianas, atualmente, podem ser semirrígidas ou infláveis. Vamos abordar as diferenças mais à frente no texto.
A prótese peniana está entre as melhores alternativas para os homens que sofrem com algum problema na funcionalidade do pênis, como a falta de ereção ou deformidades, o que pode dificultar ou impedir uma relação sexual.
O implante peniano é um procedimento indicado quando os tratamentos menos invasivos, como o uso de medicamentos orais e injetáveis, reabilitação peniana ou terapia de ondas de choque de baixa intensidade, não surtem os efeitos esperados.
Com isso, esse método pode ser recomendado para pacientes de várias faixas etárias, variando de homens de 25 a 90 anos, que podem fazer a cirurgia para o implante de prótese peniana.
Para quais indivíduos o implante de prótese peniana é indicado?
A prótese peniana é recomendada em diversas situações, sendo considerada um procedimento seguro, eficaz e com um alto índice de satisfação. Existem diferentes casos em que o implante pode ser recomendado. Algumas situações incluem:
• Já tentou tratamentos para a disfunção erétil com remédios como comprimidos, fórmulas e injeções, sem resultado satisfatório;
• Aumentou a dose dos remédios e está com cada vez mais efeitos colaterais, como obstrução nasal, dor de cabeça, rubor facial;
• Toma algum remédio para o coração (nitratos) e não pode usar medicações para ereção;
• Não tem bons resultados com remédios ou fórmulas e não quer usar injeções penianas para melhora da ereção;
• Já tomou injeções penianas que, a princípio, funcionaram, mas acabou tendo muitos efeitos colaterais, como dores ou formação de fibroses no interior do pênis (que provocam deformidades como perda de tamanho, curvatura, afinamento);
• Operou a próstata e está com impotência refratária;
• Está com doença de Peyronie (pênis torto), associado à impotência sexual.
Sobre a cirurgia de implante de prótese peniana
É um procedimento seguro e eficiente, com alto índice de satisfação do casal. Pode ser realizado com uma anestesia local + sedação ou sedação + raquianestesia, ou anestesia geral a depender do caso. Desta forma, o paciente não sentirá nenhuma dor durante o procedimento.
A recuperação é rápida, com tempo de internação médio de 12 a 24 horas. Veja quando ocorre o retorno às retorno às atividades normais:
- Trabalhar e estudar (home office), em geral, acontece após 48 horas;
- Trabalhar presencialmente, depende da atividade, em geral de 7 a 10 dias;
- Atividades físicas, em geral, podem ser retomadas em cerca de 1 mês;
- Retorno às atividades sexuais 4 a 6 semanas.
O implante da prótese peniana é feito internamente, não ficando nada exposto. Nenhum tecido é removido para colocar os cilindros. Os cilindros apenas ocupam os espaços que antes eram preenchidos com sangue, quando o paciente era potente.
Não há alteração em relação à libido (desejo sexual), ejaculação, orgasmo ou fluxo da urina. A função da prótese peniana é somente proporcionar uma rigidez adequada para a realização da atividade sexual. O paciente pode ter orgasmos e continuar as relações sexuais se assim desejar.
Quais são os tipos de próteses penianas?
Atualmente existem 2 tipos de próteses penianas: a maleável ou semirrígida e a inflável de 3 peças (reservatório, cilindro e bomba).
Cada implante de pênis será adaptado ao corpo, terá um tipo de funcionamento e poderá ser indicado de acordo com determinadas situações. O andrologista é responsável por investigar caso a caso e sugerir qual é o melhor modelo. Compreenda mais sobre cada uma delas:
Próteses penianas maleáveis ou semirrígidas
As próteses penianas maleáveis ou semirrígidas são constituídas por filamentos de uma liga metálica envolvidos por silicone biocompatível, permitindo uma rigidez e maleabilidade satisfatória do pênis, de modo que o pênis possa permanecer para baixo ou para o lado (na posição “normal”) ou na posição adequada para o ato sexual (para frente).
Exige menos habilidade manual sendo bom para pacientes muito idosos ou com perda da destreza nas mãos. Tem um custo muito mais baixo do que as infláveis. Ao contrário do implante peniano inflável, nenhuma bomba (pump) é necessária para iniciar a ereção.
Próteses penianas infláveis de 3 volumes
As próteses penianas infláveis disponíveis no mercado brasileiro são as mais reconhecidas no mundo, das empresas americanas AMS e Coloplast, fabricadas nos Estados Unidos sob rigoroso controle de qualidade:
- Coloplast Titan OTR (Padrão);
- Coloplast Titan OTR Narrow-Base;
- AMS 700 CX com Inhibizone (Padrão);
- AMS 700 CXR com Inhibizone;
- AMS 700 LGX com Inhibizone.
- São as que deixam o pênis mais próximo do natural, sendo as menos perceptíveis de todas as próteses. Proporciona excelente rigidez e calibre peniano.
- As próteses penianas infláveis de 3 volumes são constituídas por dois cilindros infláveis conectados a um dispositivo “bombinha” e a um reservatório. Os cilindros de silicone biocompatíveis ficam por dentro do pênis, a bombinha fica no escroto e o reservatório fica escondido por dentro na região pélvica. Todo o sistema é preenchido com soro fisiológico;
- Não fica nada aparente;
- Para ereção: o paciente apenas aperta a bombinha que estará localizada no escroto, então o soro do reservatório é transferido para os cilindros e o pênis fica ereto / rígido;
- Para deixar o pênis flácido: o paciente aperta em um botão da bombinha, então ele irá baixar (o soro retorna dos cilindros para o reservatório e o pênis volta a aparência de repouso).
Como escolher entre uma prótese semirrígida ou inflável ?
Este é um grande questionamento dos homens. A escolha do tipo da prótese semirrígida ou inflável é um importante passo para a satisfação final do paciente.
Basicamente a prótese peniana inflável proporciona mais rigidez, calibre e naturalidade para o paciente.
A prótese peniana semirrígida tem um custo mais baixo, mais simplicidade no uso e menor chance de revisões.
Preparei um vídeo detalhado sobre o assunto.
Para ir mais a fundo nessa decisão, assista ao vídeo abaixo:
Quais as vantagens e desvantagens da prótese peniana?
Vantagens de ter uma prótese peniana:
- Ter a relação sexual com penetração toda vez que tiver vontade.
- Não perde a rigidez durante a relação.
- Pode manter a penetração mesmo depois de ter orgasmo, se desejar.
- É muito discreto e na grande maioria das vezes a parceria não nota que o homem tem prótese.
- Evita efeitos colaterais e imprevisibilidade do funcionamento dos comprimidos.
- Evita efeitos colaterais e imprevisibilidade do funcionamento das injeções
- Aumenta a espontaneidade das relações, ou seja, terá relação quando tiver vontade ao invés de ficar esperando efeitos de comprimidos ou se programar para aplicar uma injeção intracavernosa (no pênis)
- Não afeta sensibilidade, orgasmo ou micção (urina).
Desvantagens de ter uma prótese peniana:
- É um procedimento cirúrgico e definitivo. Assim, quando o paciente opta por colocar uma prótese, depois ele não pode voltar atrás e retirar a prótese para ficar tentando tomar comprimidos ou injetáveis.
Obs.: Por isso que a prótese peniana é indicada para pacientes que não tem boa resposta com os medicamentos ou já utilizaram eles e não gostaram dos colaterais ou do fato de ter que usar uma medicação para ter sexo.
- Se a opção foi por uma prótese semirrígida, você terá que adaptar-se ao fato do pênis estar sempre esticado “duro”.
Como funciona a prótese peniana?
O dispositivo usado na prótese peniana possibilita que o homem que não tinha ereções ou apenas ereções de má qualidade satisfaça o seu desejo de penetrar durante as relações sexuais com sua parceria.
Além disso, o dispositivo também serve para devolver uma melhor qualidade de vida para pacientes que têm disfunção erétil, doença de Peyronie, lesões traumáticas, deformidades no pênis, priapismo isquêmico, entre outras condições.
No caso das próteses infláveis, o mecanismo da ereção será proporcionado pelos 3 dispositivos da prótese (bombinha, reservatório e cilindros), podendo deixar o membro rígido ou flácido conforme o momento desejado pelo paciente. Quando for ter relação sexual, o homem tem que apertar o pump (bombinha) que fica dentro do escroto (saco) para transferir o líquido (soro fisiológico) do reservatório para os cilindros.
Neste procedimento o homem treinado faz em menos de 1 min e em geral a parceria não notará. Todo o dispositivo fica interno
No caso da prótese maleável ou semirrígida, a haste de silicone é inserida dentro dos corpos cavernosos e o órgão sexual ficará frequentemente rígido. Será necessário que o paciente “disfarce” a ereção, o que lhe é ensinado após a implantação do dispositivo. O mesmo ocorre com as próteses articuláveis, que são mais fáceis de disfarçar.
Prótese peniana: como otimizar o tamanho no pré operatório?
De fato, existem alguns métodos que podem ajudar o pênis a crescer ou pelo menos dar uma impressão de um crescimento. Com isso, a técnica ideal para o seu caso deve ser recomendada por um profissional especializado, que é o andrologista.
Algumas intervenções podem auxiliar em um ganho de tamanho de forma natural (sem procedimentos cirúrgicos), como a reabilitação peniana, que inclui fisioterapia, vacuoterapia e tração peniana, que são feitos para esticar a haste do pênis.
A reabilitação peniana é muito utilizada quando o paciente passa por uma cirurgia de retirada de próstata, passou muito tempo em inatividade sexual (sem ereções e relações sexuais) e também antes da realização de uma cirurgia de implante de prótese peniana.
Técnicas de tração
- Vacuoterapia (bomba peniana): melhora o tamanho do pênis e um pouco no calibre;
- Extensor peniano: melhora o tamanho do pênis de forma discreta.
Prótese peniana associada a cirurgias estéticas
Para os pacientes que realizaram um implante peniano e desejam corrigir algo em seu pênis, é fundamental dizer que existem técnicas cirúrgicas com fins estéticos. Aliás, esses procedimentos estéticos visam corrigir desde mínimos defeitos até pênis embutido. Os métodos mais comuns são:
Remoção de Glândulas de Tyson
As Glândulas de Tyson são estruturas normais do pênis, encontradas ao redor da glande (cabeça do membro). Pode ajudar na lubrificação, inclusive, quando há secreção abundante há formação do “esmegma”, que lembra uma “massa branca”.
Essa intervenção cirúrgica é puramente estética, já que muitos homens que têm essas glândulas aumentadas se queixam do aspecto visual.
Escrotoplastia / Correção de Sinéquia Penoescrotal
É a inserção alta do escroto no pênis, ou seja, o “saco” vai até a metade do pênis e encobre significativamente o órgão deixando-o com aparência de menor.
Esta condição pode ser congênita (nasceu desta forma) ou adquirida. Nas formas adquiridas, ocorrem em geral após uma postectomia (cirurgia de fimose), em casos onde foi retirada muita pele. Dessa forma, trata-se de um procedimento estético que pode dar uma aparência de aumento peniano.
Na cirurgia, é feita uma correção desta sinéquia com métodos de zetaplastia, ou incisão transversa com síntese longitudinal, ou ainda ressecção da sinéquia em casos que ocorre excesso de pele escrotal. A melhor técnica é avaliada caso a caso.
Lipoaspiração de púbis
A gordura do púbis em alguns pacientes pode se depositar de uma forma desproporcional ao percentual de distribuição de gordura corporal.
É frequente estes pacientes chegarem no consultório com queixa de pênis pequeno, quando na verdade eles estão mergulhados num grande coxim gorduroso pubiano.
Sendo assim, neste procedimento, o cirurgião realiza uma lipoaspiração da região pubiana com retirada do excesso de gordura da região.
Bioplastias penianas
As bioplastias são procedimentos que visam promover um engrossamento peniano com diversas técnicas, sejam enxertos de gordura, ácido hialurônico e estimuladores de colágeno.
Podem ser feitos antes ou depois do implante de prótese peniana, porém é altamente recomendado que seja realizado por um urologista andrologista com experiência em prótese peniana e preenchimentos.
Secção do ligamento suspensor do pênis
Esta cirurgia visa soltar o ligamento suspensor do pênis com objetivo de expor parte do membro que fica interna, chamada crura (raiz do pênis), dando aspecto externo maior.
Os resultados são variáveis e inconsistentes. Em geral, pode dar um aumento de 1,5 a 2 cm no melhor cenário, o que na grande maioria das vezes não satisfaz as expectativas dos pacientes que buscam este procedimento.
Devido a resultados apresentados em revisão de Literatura, o Instituto Cavalcanti não indica esta cirurgia para fins estéticos e sim para casos de exceção, como micropênis, ângulo pubopeniano muito agudo, ligamento curto ou pós-operatório de penectomia parcial com coto peniano embutido.
Prótese peniana associada a cirurgias para aumento peniano
Técnica de Egydio
Essa técnica é usada principalmente em pacientes que têm doença de Peyronie e sofreram do encurtamento do órgão devido às placas cicatriciais, mas também para pacientes que têm pênis curvo congênito.
No caso da doença de Peyronie, com essa técnica, são realizadas múltiplas incisões nas placas fibróticas, formando uma malha, para esticar o pênis no limite do nervo e da uretra com a colocação da prótese peniana.
Para realizar a expansão da túnica albugínea do pênis e ganho médio de 2 a 3 cm, é necessário a colocação da prótese peniana. Sendo assim esta técnica não é utilizada para fins estéticos exclusivos e sim para recuperação do tamanho perdido nos pacientes com fibroses penianas.
Prótese peniana e a técnica Urofill™
Após realizar uma cirurgia de implante peniano, o paciente também pode optar por aplicar a técnica Urofill™.
Aplicado no próprio consultório, oferece aos homens um aumento perceptível na circunferência do pênis, utilizando preenchedores de ácido hialurônico. Geralmente, a quantidade de ácido aplicado em cada paciente varia em torno de 10 ml a 30 ml, mudando de homem para homem.
A cada 6 ml de ácido hialurônico, o pênis ganha cerca de ¼ polegada, ou seja, em torno de 0,65 cm. Na prática, depois do processo, o paciente tem um ganho de 3 cm de circunferência, em média. O ganho de calibre é temporário e necessita de reaplicação a cada 1 a 2 anos.
Procedimentos injetáveis e preenchimentos (crescem apenas o calibre do pênis)
- Ácido hialurônico: esse é um tratamento promissor e já está disponível no Instituto Cavalcanti. Você pode esperar ganho de calibre e tamanho flácido;
- Enxerto de gordura.
Já nos casos das cirurgias para aumento peniano, as técnicas mais utilizados consistem em:
Secção do ligamento suspensor do pênis + flap/ retalho em V-Y
Com essa técnica, o cirurgião faz uma incisão no ligamento suspensor, que liga o pênis à púbis, e permite um ganho de até 3 cm, com associação às técnicas de tração.
A função dessa estrutura é manter o ângulo pubo-peniano para cima, estabilizar o pênis e proteger o feixe vásculo-nervoso do órgão sexual. A cirurgia pode ser realizada de duas maneiras: via infrapúbica ou via subcoronal. Ao realizar uma incisão no local, fica a impressão de que o pênis ficou um pouco maior.
Dermolipectomia
A dermolipectomia púbica consiste na retirada de pele e gordura da púbis do homem com a finalidade de melhorar essa visualização do pênis.
Essa cirurgia pode ser realizada em homens que querem melhorar a estética do próprio pênis. Em alguns casos, essas camadas são tão grandes que deixam o pênis embutido.
Correção da sinéquia penoescrotal
Rebaixa o escroto, dando aspecto de um pênis maior em alguns pacientes.
Leia mais:
Conclusão
A prótese peniana semirrígida ou inflável é uma solução definitiva e curativa para disfunção erétil e doença de Peyronie com dificuldades penetrativas severas.
Além de ser, a princípio, um procedimento exclusivamente funcional, realizamos todas as técnicas seguras para retomar o maior tamanho e calibre possível para seu caso.
A propósito, há soluções para o seu caso. Dessa forma, procure por um médico referência no assunto, que tenha experiência e conhecimento sobre quando pensar em prótese peniana.
Implante de prótese peniana com o Dr. Marco Túlio Cavalcanti
Agora que você já sabe quando pensar em prótese peniana, vale ressaltar que o Dr. Marco Túlio Cavalcanti também é especialista nesses tratamentos de aumento de calibre e circunferência do pênis e de outras condições relacionadas à sexualidade masculina.
Seu caso será estudado minuciosamente e a melhor solução será sugerida. Existem várias opções que podem se ajustar ao seu caso e necessidade, como os procedimentos descritos neste texto.
Agende uma consulta agora mesmo e conheça todos os tratamentos disponíveis.
Dr. Marco Túlio Cavalcanti Urologista e Andrologista. Disfunção Erétil e Impotência sexual: dê fim a esse tormento. Prótese Peniana: a retomada da sua vida sexual. Doença Peyronie: correção da curvatura, recuperação do tamanho e calibre do pênis. Reposição Hormonal: retome o seu desempenho.
Instagram: @dr.mtcavalcanti
Youtube: Dr. Marco Túlio Cavalcanti