As pessoas são diferentes em características físicas, até por isso, existem tipos de pênis distintos também. Essa constatação leva muitos homens a pensar se têm um pênis normal. Mas, com todas as diferenças, vale ressaltar que nenhum tipo de pênis é melhor que outro. São apenas diferentes.
Leia neste post, como reconhecer os diferentes tipos de pênis e saber se o formato do órgão sexual pode revelar alguma patologia, por exemplo, a doença de Peyronie.
Quais são os tipos de pênis?
A preocupação que os homens têm em relação ao próprio pênis, até mesmo sobre o formato, é perfeitamente natural, porque, pelo menos a maioria, quer que o órgão sexual cause boa impressão.
Por conta disso, o formato do órgão sexual pode provocar algum tipo de dúvida: será que é normal?
Mas já vale ressaltar que nem todos os tipos de pênis são iguais, uns podem ser mais retos, outros um pouco mais curvos e outros ter uma glande maior que a base.
Mesmo que todos os tipos tenham uma estrutura semelhante (base, corpo e glande) revelam alguns detalhes que vão além de comprimento e largura, e tornam-se diferentes tipos de pênis, portanto, não é errado dizer que muito raramente os órgãos sexuais são exatamente iguais, mas apenas se assemelham em formatos.
Só por essas características gerais já dá para perceber que há muito mais do que dois tipos de pênis. Considerando todos esses detalhes, podem ser definidos mais de 10 tipos de pênis.
Dentre os tipos, vale destacar que o tamanho considerado normal pode variar até mesmo entre etnias. Mas em geral, um pênis considerado de tamanho normal no nosso país (Brasil) terá, em média, entre 13,1 e 15,5 cm.
Além disso, também vale ressaltar que um pênis que tenha até 4 cm em estado flácido ou 7,5 cm no estado ereto é denominado micropênis.
Comprimento
Veja a seguir, a média mundial do comprimento de um pênis:
Comprimento médio de um pênis flácido (não ereto): 9,1 cm;
Comprimento médio de um pênis ereto: 13,1 cm;
Apenas 5% dos homens têm o pênis ereto com mais de 16 cm e apenas 5% têm o pênis ereto menor que 10,1 cm;
Em média, as várias etnias têm tamanhos diferentes de pênis, veja quais são:
- Orientais: 10 a 14 cm de comprimento;
- Causasianos: 14 a 15,2 cm de comprimento;
- Pretos: 16 a 20 cm de comprimento.
Outro fator em relação ao tipo de pênis é o calibre. Segundo um estudo do King’s College London, o pênis “normal” tem uma média de circunferência de 11,6 cm, quando ereto.
Espessura
Veja qual é a média mundial da espessura ou circunferência de um pênis normal:
Espessura média de um pênis flácido: 9,2 cm
Espessura média de um pênis ereto: 11,6 cm
Quer saber mais?
- Pênis flácido: quando a ereção não é consistente.
Anatomia do pênis
Antes de mostrar os variados tipos de pênis, é importante entender a anatomia deste membro. O pênis, escroto e testículos formam o órgão reprodutor masculino.
Veja as quatro partes mais importantes:
- Uretra: é um pequeno tubo que passa pelo centro do pênis e termina na ponta, a urina e o sêmen deslocam-se pela uretra;
- Glande: está localizada na ponta e é mais conhecida como a cabeça do pênis. Em geral, a abertura uretral é na glande;
- Prepúcio: é a bainha de tecido que cobre a glande. Quando ocorre a circuncisão, o prepúcio é retirado;
- Tecido erétil: existem dois tipos de tecido erétil, são eles: corpo cavernoso e corpo esponjoso. Na maior parte dos casos, este tecido possui bolsas vazias, porém durante a excitação, essas bolsas se enchem de sangue para provocar uma ereção.
Os tipos de pênis
Para definir os vários tipos de pênis, na internet, vão surgir comparações do órgão sexual com frutas, legumes ou objetos, para que as pessoas entendam melhor a que se refere cada formato.
No entanto, são 4 tipos principais que podem ter algumas variações:
1 – Reto
Esse tipo de pênis tem o mesmo formato da base até a glande, não há angulações, quando fica ereto, cresce sem fazer nenhum tipo de curva. Semelhante a um pepino. Pode tanto ser mais fino e menor, quanto mais grosso e maior.
Se for mais fino, pode vulgarmente ser chamado de pênis régua, se for grande e mais grosso pode ser chamado de bastão, tendo em média 22 cm.
Além disso, o pênis do tipo reto não tem diferença considerável entre o tamanho do corpo e o tamanho da glande.
2 – Base maior com glande estreita
Esse pênis pode ser mais grosso na base e mais estreito em direção à glande, muitas vezes, pode se assemelhar a um formato de cone. Como a glande é menor que o corpo, a penetração acontece com mais facilidade.
3 – Base menos larga do que a glande
Neste tipo de pênis, a base é mais fina e a glande é mais grossa, por isso, comparam com o formato de berinjela, o corpo vai engrossando até chegar a ponta.
4 – Curvado
Muitos comparam esse pênis ao formato de uma banana. A diferença vai estar nos tipos de curvatura, que podem ser para cima, para baixo ou para os lados.
Alguns definem o pênis com curvatura para cima como “nas alturas”, os curvados para baixo de “bumerangue”, e os para os lados como “curvas perigosas”.
Uma certa curvatura é até normal, porém, se essa curvatura não era o normal para o pênis do homem, só passou a surgir na fase adulta quando o pênis está ereto e, em muitas vezes, surge dor na hora da ereção, pode sim ser um dos sintomas da doença de Peyronie, que deixa o pênis torto.
A curvatura anormal ,em geral, tem a angulação de 30 a 90 graus e, às vezes, inviabiliza a relação sexual. Neste caso, os pacientes vão precisar de tratamento, seja clínico ou cirúrgico.
Veja mais sobre Doença de Peyronie neste vídeo:
Veja mais 2 variações quanto à elasticidade:
- Grower (“Aquele que cresce”): no caso do pênis, seria o que tem boa elasticidade. Homens com esse tipo de pênis ereto, podem triplicar o tamanho do pênis. Homens que têm tamanho do pênis ereto dentro da média, podem reclamar de pênis pequeno quando flácido (mole). São membros que crescem muito quando endurecem.
- Shower (“Aquele que se mostra ou se exibe”): são homens que o pênis não tem boa elasticidade, ou seja, no estado flácido (mole), tem quase o mesmo tamanho de quando ereto. Então, por definição, não tem nada a ver com pênis grande ou pequeno, tem a ver com a elasticidade do órgão sexual.
Além dos quatro principais tipos de pênis, existem algumas outras variações de nomes que são dadas ao órgão sexual, mediante características ou alguma patologia:
- Pênis circuncidados: é quando a pele do pênis é removida, geralmente, acontece em bebês. Pode ser uma escolha realizada por questões religiosas;
- Pênis não circuncidados: a pele do pênis é deixada intacta, cobrindo a cabeça do pênis;
- Perímetro grosso: são os pênis que são mais largos do que longos, o que é totalmente normal;
- Produtores: é um dos tipos mais comuns, têm um crescimento importante quando passam de flácido para eretos;
- Pênis tímido: é tipo que não consegue uma ereção durante o sexo ou preliminares ou demora um pouco mais do que o esperado, o que pode ser indício de disfunção erétil;
- Pênis de saída: são os órgãos que não demoram muito para ficarem eretos;
- Pênis liso: é conhecido por ter poucos sulcos, veias escondidas e pele super macia;
- Venosos: possui veias em toda parte, o que pode ser por genética ou por esforços físicos;
- Sardos e pigmentados: os tipos de pênis não são da mesma cor, aliás, eles podem ser manchados, pontilhados e até com sardas. Geralmente, os pênis são de tonalidades diferentes do resto do corpo;
- Sintomático: o pênis sintomático é aquele que pode ter a presença de caroços, inchaços, vermelhidão ou corrimento, o que deve ser verificado por um médico especialista.
Leia mais sobre:
Para relembrar, o que é a Doença de Peyronie?
A doença de Peyronie impacta a túnica albugínea do pênis, que é a parede interna do pênis e que mantém o sangue represado proporcionando rigidez e elasticidade durante a ereção.
Quando o paciente tem essa patologia, surge uma fibrose “interna” (tecido endurecido, cicatricial) ou até uma calcificação nesta da parede interna do pênis.
Essas fibroses são provocadas por microlesões que ocorrem durante a relação sexual. Com o tempo, essas microlesões se inflamam e causam as fibroses que vão deixar o pênis torto.
Alguns fatores de risco para Doença de Peyronie são: questões genéticas, diabetes, cirurgias no pênis (cirurgias uretrais e da próstata), síndrome metabólica (hipertensão, colesterol alto, etc), tabagismo e disfunção erétil.
Normalmente, esse problema afeta homens com mais de 40 anos, porém encontramos jovens também que sofrem com isto.
A doença de Peyronie, além do incômodo na fase inflamatória, que pode provocar dores durante a ereção, poderá inviabilizar o sexo com penetração de acordo com nível das curvaturas formadas no órgão sexual, e até levar à disfunção erétil.
Na fase aguda, quando a curvatura ainda não está sedimentada, o tratamento poderá ser com medicações e até dispositivos para correção da curvatura.
Já na fase crônica, quando a placa cicatricial já está sedimentada, essa correção deverá ser realizada por meio da cirurgia de Peyronie.
De qualquer forma, é preciso buscar ajuda médica para que o médico prescreva a abordagem mais adequada.
Cirurgia de Peyronie
A cirurgia de Peyronie é recomendada em quatro situações diferentes. São elas:
- Paciente que não está conseguindo penetrar por conta de uma deformidade muito grande;
- Paciente que tem uma disfunção erétil associada;
- A parceira ou parceiro do paciente sente muita dor na relação sexual;
- Paciente que já tentou todos os tratamentos clínicos e não teve sucesso, e ainda, continua com problemas.
O tratamento cirúrgico com implante de prótese, é mais indicado, especificamente, para paciente que tem disfunção erétil associada e deformidades mais complexas. A melhor técnica indicada para o procedimento é a de múltiplas incisões.
Para realização desta técnica, é necessário fazer um implante de prótese, que podem ser:
- Prótese semirrígidas ou maleáveis;
- Prótese inflável.
A cirurgia pode levar de 1 a 3 horas com sedação e raquianestesia. Na recuperação, o paciente pode voltar para casa em 12 a 24 horas, o médico vai fazer uma uma avaliação no dia do procedimento. Durante 5 dias, o órgão sexual deve ficar enfaixado.
Veja mais sobre tratamento cirúrgico da Doença de Peyronie neste vídeo:
# Dica de ouro do médico
Agora que já sabe quais são todos os tipos de pênis, entenda que, com exceção do pênis que está acometido pela Doença de Peyronie, os vários formatos são considerados normais e poderão satisfazer sexualmente a parceria. Por sinal, cada tipo de pênis tem suas vantagens e pode servir de aditivo em posições sexuais específicas.
Seja para os 10 tipos de pênis ou mais, o importante para todos é que sejam mantidos os hábitos de higiene adequados e uso de preservativos durante a relação sexual. Caso contrário, a má higiene e contágio com doenças sexualmente transmissíveis também podem levar ao câncer de pênis.
Esses cuidados são tão relevantes que, há um tempo atrás, o Instituto Lado a Lado pela Vida lançou uma campanha no Instagram “Lave o Dito Cujo” para conscientizar os homens sobre a importância da saúde sexual no Novembro Azul.
Conheça o Instituto Cavalcanti de Andrologia e Performance
Se você tem alguma dúvida em relação ao seu tipo de pênis, se é normal e se está com algum problema, procure orientação médica.
Somos um centro especializado em saúde masculina e performance sexual e uma referência nacional no tratamento de disfunção sexual.
Nossos especialistas são altamente treinados para oferecer soluções nas diversas áreas da medicina com a maior discrição.
Tudo em um ambiente moderno e aconchegante, com estacionamento privativo com manobrista, para sua maior comodidade.
Agende uma consulta com um de nossos especialistas e veja como ter uma vida sexual mais saudável.
7 comentários em “Tipos de pênis: qual é o formato do seu? Entenda se é normal”
Bueno y saludable. José González
Quiero saver si tengo un pene normal
Para saber si tienes un pene normal o no, es bueno pasar en consulta con uno de nuestros especialistas. Tenemos medicos que hablan español en el Instituto. Te dejos los contactos. WhatsApp 📲(011) 2533-6152 o a traves del sitio web https://drmarcotuliourologista.com.br/
Meu pênis mede em torno de 16, , 17 cm , quando ereto, dou muito prazer para minha esposa, ela adora
+557998708496
Dgkjagfftddfuhiyu5dar5s4ss4d4xr5xryy7n8h0y7
Gildantas1984@gmail.com
Hola buenas noches mi nombre es juan y tengo problemas con mi pene, tengo el pene con prepucio y me molesta bastante a la hora del sexo que se puede hacer para lograr una mejor relajacion y que no irrite y duela al hacerlo, tambien tiende a pararse muy rapido en cualquier situacion de arrecho pero al momento de penetrar se baja muy rapido y no lo vuelvo a levantar hasta que alla un rose comodo para mi con mi pareja (besos,manoseos) espero que pueda darme la ayuda que necesito muchas gracias buenas noches!!