O pênis, em especial a glande, é uma região altamente sensível, devido ao excesso de nervos neste local. Esses nervos são necessários para o devido estímulo sexual, porém, em alguns momentos a sensibilidade do pênis fica prejudicada por problemas como baixa testosterona, diabetes ou até mesmo algumas lesões nervosas.
Veja neste texto o que provoca a falta de sensibilidade no pênis e se existem tratamentos para esses problemas.
Veja sobre engrossamento peniano no vídeo abaixo:
Por que ocorre a perda de sensibilidade no pênis?
É muito comum que o órgão sexual masculino seja bastante sensível, porque é circundado por uma ampla rede de nervos que são muito responsivos à estimulação, o que é fundamental para uma resposta sexual eficiente.
Mas existem alguns fatores que podem deixar o pênis com uma sensação de dormência. Ainda assim, vale ressaltar que uma certa perda de sensibilidade no pênis a partir do avanço da idade também pode ser natural, porque podem ocorrer alterações nos vasos sanguíneos na região peniana.
No entanto, quando há uma incomum baixa sensibilidade no pênis, o homem pode sentir outros sinais e sintomas que mostram que o órgão pode estar com algum problema:
- Perda de sensibilidade nos testículos ou períneo;
- Sensação de frio ou queimação;
- Pênis azulado ou arroxeado;
- Impressão de sentir formigamento ou agulhadas no órgão.
Essas sensações podem ser provocadas por alguns fatores, como lesões, uso de certos medicamentos, doenças associadas, problemas hormonais e até maus hábitos. Veja abaixo as principais causas que levam a esse problema:
Excesso de sexo ou masturbação e bomba peniana
Por incrível que pareça, o excesso de sexo ou de masturbação podem diminuir a sensibilidade do pênis. No órgão sexual há um nervo conhecido como pudendo, que atravessa o períneo entre o reto e o escroto, e tem funções mistas motoras e de sensibilidade.
Assim, é responsável pela sensibilidade do períneo por meio do ramo perineal (escrotais), dos ramos retais inferiores e do ramo dorsal do pênis.
Quando há uma pressão excessiva nesta área, pode haver uma neuropraxia, que é uma lesão por compressão e irritação dos vasos sanguíneos.
O uso inadequado de bomba peniana também pode provocar lesões nos nervos penianos e prejudicar a sensibilidade.
Prática de ciclismo
A perda da sensibilidade no pênis é um sintoma que também pode ser comum entre os ciclistas.
Os atritos dos longos percursos de uma prova de ciclismo ou até mesmo durante a prática por lazer, pode causar também lesões nos nervos do períneo.
Doenças
Diabetes e esclerose múltipla podem provocar a perda de sensibilidade no pênis devido aos danos que podem ser provocados nos nervos penianos.
Além dessas duas patologias, a doença de Peyronie, que provoca o entortamento do pênis, devido à formação de uma placa cicatricial no pênis, também pode afetar as sensações no pênis.
Uso de medicamentos
Um medicamento conhecido como selegilina, que trata doença de Parkinson, também prejudica a sensibilidade do pênis. Além dele, certos antidepressivos, antipsicóticos e opióides podem causar danos às sensações penianas.
Testosterona baixa
Quando um homem está com uma baixa dosagem hormonal, ele também pode sofrer alterações na sensibilidade do pênis.
Isso porque a testosterona é o principal hormônio sexual do homem, que é fundamental para a libido e a produção de esperma.
Quando o homem está com a testosterona baixa, pode ficar menos favorável à estimulação sexual, ter alterações no humor e na disposição física.
Câncer de próstata
Danos à próstata, causados por um tumor maligno, podem provocar uma sensação de dormência no pênis.
Como aumentar a sensibilidade no pênis?
Para os homens que estão com esse problema e querem saber como voltar a ter sensibilidade no pênis, a primeira dica é buscar um médico que cuide das questões sexuais masculinas, que é o andrologista.
O médico irá avaliar quais condições podem ter levado o pênis a sofrer essa perda de sensibilidade. O que pode ocorrer por um anamnese, exame físico e pedidos de exames laboratoriais, a doença pode ser desvendada e assim podemos refinar o diagnóstico de testosterona baixa.
Os tratamentos serão indicados a partir da causa do problema:
- No caso da perda de sensibilidade ter surgido devido ao excesso de sexo, o médico poderá indicar que o paciente dê uma pausa em suas atividades sexuais para resgatar as sensações. No uso inadequado da bomba peniana, além de uma pausa, o médico também deverá orientar melhor o paciente no uso do dispositivo. No caso da prática do ciclismo, a orientação também será uma pausa na atividade por algumas semanas e troca do selim…
- Para o homem que tem diabetes e esclerose múltipla, é necessário uma abordagem multidisciplinar para controle dos marcadores e sintomas dessas doenças.
- Enquanto para a doença de Peyronie, o andrologista poderá indicar uso de medicamentos na fase aguda ou até cirurgias de correção peniana para restaurar a anatomia do órgão. Em alguns casos de doença de Peyronie, nos quais foi deflagrada uma disfunção erétil, o andrologista poderá indicar o implante de prótese peniana.
- Quando o homem está com uma baixa dosagem hormonal, o andrologista poderá indicar uma terapia de reposição hormonal. Essa abordagem irá devolver ao homem, muito rapidamente, tanto a sua disposição física quanto sexual, devolvendo as sensações apropriadas para o estímulo de pênis e para ereção. A reposição hormonal pode ser realizada por meio de medicações orais, injetáveis, géis ou chip de testosterona.
Conclusão
Quando um homem está com sintomas e desconfortos relacionados aos problemas no pênis, a melhor saída é buscar uma ajuda médica, que vai permitir um diagnóstico das doenças e as abordagens terapêuticas adequadas para uma solução.
O Dr Marco Túlio Cavalcanti é andrologista, especialista em medicina sexual masculina, oferece atendimento humanizado, visando devolver a qualidade da vida sexual do homem.