Você sabe interpretar o resultado do espermograma para infertilidade?
Normalmente, o espermograma é solicitado para avaliar se o homem dispõe de quantidades suficientes de espermatozoides em boas condições. Com isso, dependendo do resultado, esse tipo de exame também pode ajudar a avaliar se existem outros problemas nos órgãos reprodutores, principalmente na próstata, que possam interferir na fertilidade do indivíduo.
Veja a seguir como analisar o espermograma resultado infertil de maneira correta!
O que é o espermograma?
O espermograma é um exame laboratorial que tem como função analisar a qualidade do sêmen de acordo com os parâmetros estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde.
Para realizar o teste, é necessário coletar uma amostra do sêmen. Geralmente, nos laboratórios,existem salas apropriadas anexas onde o homem coleta o material. Com isso, o resultado do exame fica pronto em até 24 horas para que o médico especialista faça a sua avaliação.
Além disso, inúmeros fatores são considerados, como a quantidade de espermatozoides presentes e suas condições. Dessa forma, o resultado auxilia no diagnóstico de infertilidade masculina.
Como é feita a análise do laudo resultado do espermograma infertilidade?
O espermograma é um teste apto a examinar aspectos microscópicos e macroscópicos do sêmen.
Aspectos microscópicos
Concentração de espermatozoides
Também conhecida como contagem de esperma, a concentração de espermatozoides é o número de esperma em cada mililitro de líquido. O valor mínimol é de 15 milhões de espermatozoides por ml ou 39 milhões totais. Quando há menos que isso, pode ser um quadro de oligozoospermia.
Valores muitos baixos, menores que 5 milhões por ml, podem significar problemas mais severos, hormonais, genéticos, dentre outros.
Motilidade
Refere-se à porcentagem de esperma que é móvel. Ou seja, os espermatozoides que não são móveis, não possuem a capacidade de se locomover e encontrar e fecundar o óvulo.
O valor ideal é que existam mais de 32% de espermatozoides com motilidade progressiva, qualquer alteração pode ocasionar em problemas de fertilidade.
Leucócitos
A presença da concentração elevada de leucócitos levanta a suspeita de um processo infeccioso. Entretanto, esse aspecto é um fator que, dentro do resultado de espermograma, não reflete necessariamente em infertilidade masculina, varicocele.
Morfologia
Outro ponto que diz muito sobre a infertilidade é o formato dos espermatozoides. Dependendo do tipo de anomalia, os espermatozoides com morfologia alterada, apresentam menor capacidade de fertilização. Além disso, as alterações morfológicas também estão relacionadas a alterações estruturais cromossômicas.
Vitalidade
A análise da vitalidade tem como objetivo descobrir a quantidade de espermatozoides vivos no sêmen, principalmente, quando os pacientes apresentam taxas de motilidade inferiores a 40%, sendo que o valor ideal é acima de 58%.
Aspectos macroscópicos
pH
O pH é a medida da acidez de uma determinada substância. Com isso, o valor normal do pH do sêmen deve ser igual ou maior que 7,2. Os valores do pH seminal estão relacionados às condições das glândulas sexuais acessórias e das vesículas seminais.
Volume
O volume do espermograma deve ser igual ou maior que 1,5 ml. Contudo, valores acima de 5 ml também podem ser encontrados. Já um valor abaixo de 1,5 ml, que se encaixa em um quadro de hipospermia, pode indicar uma ejaculação retrógrada, deficiência hormonal, alterações nas vesículas seminais, entre outros.
Viscosidade
Nesta parte da análise, é avaliada a maior ou menor viscosidade do sêmen. Disfunções nas glândulas acessórias podem ser o motivo da alteração.
Cor
A cor do líquido seminal deve ser branca opalescente. Aliás, amostras translúcidas podem mostrar baixas concentrações espermáticas. Já outras colorações, como rósea, amarronzada ou esverdeada, podem indicar a possibilidade de células sanguíneas ou infecções.
Liquefação
O resultado de espermograma de um homem infértil só deve ser avaliado após a liquefação total da amostra, o que, na maioria das vezes, é verificada depois de 15 a 60 minutos da obtenção do exame. Caso passe esse período de tempo e a amostra continue coagulada, é preciso induzir a liquefação mecânica ou químicamente.
Como o resultado do espermograma pode ajudar os homens?
O espermograma é um exame essencial para avaliação masculina e deve ser feito, preferencialmente, em boas condições de saúde, principalmente, quando um casal apresenta dificuldade para engravidar. Por isso, essa avaliação é necessária para entender o resultado de espermograma infertil.
Para a realização do exame, o paciente deve estar em abstinência sexual por 2 a 7 dias, isso inclui relação sexual e masturbação, e o mais recomendado é que a coleta aconteça em sala anexa ao laboratório para que seja respeitado o intervalo máximo de tempo entre a coleta e a análise, além de minimizar a exposição da amostra a flutuações de temperatura.
Resultado espermograma infertilidade com o Dr. Marco Túlio Cavalcanti
Para os pacientes que estão em busca de tratamentos para infertilidade, é válido ressaltar que no Instituto Cavalcanti ajuda médica é o que não falta.
Com o acompanhamento profissional correto, o homem pode ter de volta uma vida sexual ativa e satisfatória, que resulta em mais qualidade de vida, bem-estar, autoestima e até longevidade.
Portanto, se você quer saber mais sobre como funciona o resultado do espermograma de infertilidade, o Dr. Marco Túlio Cavalcanti tem um atendimento personalizado para sanar todas as suas dúvidas.
Agende uma consulta agora mesmo e conheça todos os tratamentos disponíveis para o seu caso.
Dr. Marco Túlio Cavalcanti Urologista e Andrologista. Disfunção Erétil e Impotência sexual: dê fim a esse tormento. Prótese do Pênis: a retomada da sua vida sexual. Doença Peyronie: correção da curvatura, recuperação do tamanho e calibre do pênis. Reposição Hormonal: retome o seu desempenho.
Instagram: @dr.mtcavalcanti
Youtube: Dr. Marco Túlio Cavalcanti