“Prótese peniana: vantagens e desvantagens”. Este é um tema que desperta curiosidade e, ao mesmo tempo, traz à tona muitas dúvidas e preocupações para homens que enfrentam problemas de disfunção erétil.
Tal dispositivo oferece uma nova esperança para recuperar a função sexual e melhorar a qualidade de vida.
No entanto, como qualquer procedimento médico, possui seus prós e contras que devem ser cuidadosamente considerados.
Para quem está pensando em colocar uma prótese peniana, as vantagens e desvantagens precisam ser conhecidas para uma tomada de decisão consciente e mais tranquila.
É certo dizer que, pelo benefício levado aos indivíduos e sua parceria, o implante peniano vai ter muitos pontos positivos, porém, é importante conhecer os dois lados para ter mais segurança na hora de bater o martelo.
Escolher um Urologista/Andrologista com alto volume cirúrgico e dedicação a este tipo de cirurgia, impactam nos resultados e satisfação do paciente.
Leia mais mais sobre o assunto a seguir!
Indicações para uso de uma prótese peniana
A prótese peniana é indicada para disfunção erétil grave, mas muitos pacientes quando chegam ao consultório sequer pensaram na possibilidade de colocar um implante peniano, alguns revelam até uma certa aversão ao tocar no assunto.
Podemos dizer que parte desse comportamento é a desinformação sobre o funcionamento desse dispositivo que pode devolver uma vida sexual de qualidade para os homens.
Ao ser questionado pelo indivíduo se a prótese peniana vale a pena, o urologista pode informar a ele prós e contras de optar por um implante peniano para que tenha mais elementos para a sua tomada de decisão.
Porém, vale também dizer que essa indicação é compartilhada entre o paciente e o médico, que precisa entender qual é a demanda daquele homem que está sofrendo com a impotência.
O especialista não deve impor o uso da prótese, é preciso que o paciente esteja consciente sobre a escolha, porque, caso contrário, pode ser que ele aceite o implante e depois não se adapte.
Então, qual é a indicação do implante da prótese? Veja abaixo:
- Muitas abordagens utilizadas para a disfunção erétil podem não ter boa respostas em alguns homens, como uso de medicamentos orais (Tadalafila, Sildenafila, Vardenafila, etc) ou até injeções penianas, o que vai levá-los a buscar outras formas de tratamento, como a prótese;
- Alguns pacientes também sofrem efeitos colaterais com o uso da medicação, que acabam prejudicando muito a qualidade de vida. Esses pacientes também podem receber a indicação da prótese;
- A prótese também pode ser indicada para pacientes que não querem mais fazer uso das medicações injetáveis no pênis ou evoluíram com complicações das injeções, como fibroses;
- Causas psicológicas de longa data e sem solução clínica
- Exclusão de causas reversíveis: todas as causas reversíveis, como problemas hormonais, devem ser tratadas antes de considerar a prótese;
- A cirurgia para câncer de próstata é outro motivo que pode direcionar alguns pacientes para o uso da prótese peniana, porque durante a intervenção cirúrgica os nervos responsáveis pela ereção podem ser lesionados e uma disfunção erétil grave poderá ser manifestada no paciente;
- A doença de Peyronie, que é doença do pênis curvo, também pode ser um indicativo para a busca pela adesão à prótese para pênis;
- Pacientes informados: o paciente deve ser bem informado sobre o funcionamento da prótese, os prós e contras, e ter expectativas realistas.
Além disso, é importante entender para quem a prótese não é indicada, que são:
- Pacientes que querem colocar prótese por estética, sem necessidade funcional;
- Pacientes que não têm expectativas realistas do uso da prótese;
- Pacientes que têm infecções ativas também estão contraindicados ao implante do dispositivo.
Prótese peniana: vantagens e desvantagens podem influenciar decisão
Em próteses penianas, vantagens e desvantagens existem sim e precisam ser conhecidas para que o homem avalie com muita informação sobre o procedimento a que vai se submeter.
O paciente pode escolher dois tipos de próteses penianas: infláveis ou maleáveis (semirrígidas). Cada uma delas terá uma indicação, além de seus prós e contras.
Para começar a apresentar ao paciente as vantagens, a primeira que os médicos urologistas/andrologistas vão citar é que ao colocar um implante peniano, o indivíduo poderá ter uma ereção de qualidade, com capacidade de levar à penetração plena e atingir o clímax, inclusive, pelo tempo necessário para a satisfação da parceria.
É um tratamento para disfunção erétil que vai resolver definitivamente a questão da falta de ereção. Porém, existem diversos outros benefícios que devem ser citados:
Procedimento tem 95% de satisfação
O procedimento é de uma eficiência bastante alta e têm baixos índices de complicações. Os pacientes e seus parceiros ou parceiras ficam bastante satisfeitos com o desempenho adquirido na relação sexual, devido à ereção de qualidade.
Quando o homem não conta para a parceria, na grande maioria das vezes passa despercebido devido a naturalidade da prótese inflável.
Conserva o tamanho do pênis
Logo que a disfunção erétil grave é diagnosticada, se o homem opta pela colocação do dispositivo, vai evitar a diminuição do tamanho do órgão sexual.
Esse prejuízo pode ocorrer quando há um período muito grande sem a devida ereção, porque se o pênis fica sem atividade sexual por muito tempo poderá sofrer atrofia.
Corpos cavernosos são preservados
Na técnica cirúrgica, os corpos cavernosos são afastados e a prótese é inserida, preservando os vasos ao máximo.
Assim, o implante vai firmar o pênis e o paciente poderá ter uma ereção residual, mesmo após a implantação do dispositivo.
Ereção é mantida pelo tempo que for necessário
Quando o homem usa uma prótese, mesmo que ele tenha o orgasmo, poderá continuar o ato sexual para a satisfação do parceiro ou parceira pelo tempo que for preciso.
Homem ganha autoestima
Quando um homem volta a ter atividade sexual normal, com satisfação do seu desejo e da parceria, a autoestima desse indivíduo fica muito melhor.
Consequentemente, ele pode manifestar até mesmo melhor saúde e mais longevidade.
Além disso, há outras grandes vantagens na implantação das próteses penianas:
- Não altera fluxo da urina;
- Libido e sensação da pele durante o ato sexual são as mesmas;
- O orgasmo do paciente continua o mesmo;
- Discrição, principalmente as próteses infláveis, são difíceis de serem detectadas, proporcionando maior descrição ao usuário;
- Aumenta a espontaneidade, com isso, não há necessidade de planejamento prévio para o sexo, tornando as relações mais espontâneas.
Calibre do pênis após colocação da prótese
Além de querer sobre a prótese peniana, vantagens e desvantagens, muitos pacientes manifestam dúvidas sobre o dispositivo, entre elas, sobre o calibre do pênis após colocação do implante peniano.
Alguns homens pensam até que o diâmetro do membro pode diminuir, e isso não é verdade.
Por exemplo, para a prótese semirrígida, o calibre, apenas de uma das duas próteses implantadas (uma em cada corpo cavernoso), já pode chegar a 13 mm, o que é considerado um calibre bastante satisfatório, porque também será somado ao do tecido peniano.
Mas, quando um pênis está em repouso, ou seja, sem atividade sexual, com ou sem a prótese, naturalmente, vai se apresentar um pouco mais fino. É o sangue que chega ao órgão que vai dar um aspecto de maior calibre.
Em quem usa a prótese inflável ou semirrígida e tem uma circulação secundária, o aspecto mais grosso também será perceptível no momento do ato sexual, porque o sangue que chega ao membro vai se somar ao calibre da prótese implantada.
Quando não há um aumento de calibre no momento do sexo, é porque a circulação do paciente está ruim, independentemente do uso da prótese.
Isso significa que não é o dispositivo que vai deixar o pênis mais fino, mas sim a própria falta de circulação sanguínea.
Já a prótese inflável, é a que tem o maior calibre e pode chegar até 22 mm de diâmetro em cada um dos cilindros implantados.
Além disso, neste caso, também pode ser somado o calibre atingido com a circulação secundária no órgão que está em atividade sexual.
Então, na verdade, neste aspecto, a colocação da prótese peniana inflável traz mais uma vantagem no que se refere à calibre peniano.
Prótese peniana inflável: vantagens e desvantagens, afinal, quais são?
A prótese peniana inflável é composta por três peças: reservatório, cilindro e bomba. Esses apetrechos irão cumprir o mesmo processo de uma ereção natural.
No momento da atividade sexual, o homem aperta uma bomba que vai acionar um reservatório de soro, que vai cumprir o papel do sangue na ereção, assim os cilindros ficam cheios dessa substância líquida, ocasionando a rigidez do pênis.
O sistema é tão eficaz que, nos EUA, a maioria dos homens colocam implantes infláveis. Por isso, traz benefícios como:
- Próteses penianas infláveis deixam o pênis com aparência próxima ao natural nas situações do dia a dia do homem, porque podem ser desinfladas quando não há atividade sexual;
- Não há qualquer indício externo das três peças introduzidas no paciente, apenas uma pequena cicatriz, que praticamente não é visível;
- A prótese inflável oferece ganho de diâmetro na ereção, ou seja, oferece melhor calibre do que a semirrígida.
- A prótese peniana inflável tem uma rigidez muito boa, superando de forma significativa a semirrígida. A maioria dos pacientes relata uma rigidez que nunca tinha obtido na vida.
- A Prótese peniana inflável tem menor taxa de erosão pois como fica murcha em repouso, não força os tecidos penianos.
Desvantagens da prótese peniana inflável:
Ainda que existam grandes vantagens, também é preciso destacar possíveis desvantagens da colocação de uma prótese peniana inflável. Entre os contras, estão alguns fatores:
- É possível ocorrer infecções após o procedimento, porque essa é uma cirurgia como qualquer outra e deve ser realizada apenas se for bem indicada;
- Na prótese inflável, o processo não é automático. O homem precisa acionar o mecanismo para inflar ou desinflar o dispositivo de acordo com o momento;
- A manipulação da bomba da prótese inflável pode ser mais dificultosa para pacientes idosos ou que têm problemas no uso das mãos;
- A prótese inflável tem custo mais elevado que a maleável/semirrígida;
- Tem um risco de falha mecânica, apesar dos fabricantes darem garantia de 10 anos.
Prótese peniana semirrígida (maleável): vantagens e desvantagens, afinal, quais são?
Pois bem, abaixo, vamos compreender de maneira detalhada como esse implante pode ser benéfico para indivíduos que sofrem com a impotência sexual, além de entender os contras deste dispositivo.
Entre suas vantagens, estão:
- Simplicidade: é um dispositivo relativamente simples, composto por dois cilindros flexíveis. Essa simplicidade torna o manuseio e o uso diário mais fáceis, pois não necessita de componentes infláveis ou dispositivos externos;
- Durabilidade: é conhecida por sua longa durabilidade. As hastes flexíveis são feitos de materiais resistentes e projetados para suportar o uso diário;
- Baixa taxa de complicações: apresenta uma taxa relativamente baixa de complicações. Devido à sua simplicidade, há menos componentes suscetíveis a problemas;
- Facilidade de uso: não requer ajustes ou manipulações complexas durante o ato sexual. As hastes flexíveis mantêm uma rigidez constante, facilitando a penetração e o desempenho sexual;
- Menor custo: comparada à prótese peniana inflável, a semirrígida tem um custo mais baixo. Isso pode ser uma vantagem para os pacientes que desejam uma opção eficaz, mas têm restrições financeiras.
Desvantagens da prótese peniana semirrígida (maleável):
Ainda que existam grandes vantagens, também é preciso destacar possíveis desvantagens da colocação de uma prótese peniana. Entre os contras, estão alguns fatores:
- Depois da intervenção cirúrgica, pode haver dor moderada nas primeiras semanas;
- É possível ocorrer infecções após o procedimento, porque essa é uma cirurgia como qualquer outra e deve ser realizada apenas se for bem indicada;
- As próteses maleáveis ficam eretas o tempo todo, o que para alguns pacientes pode gerar um certo desconforto inicial. Porém, há orientações de como posicioná-las melhor, para evitar que fiquem visíveis;
- Com as próteses semirrígidas ou maleáveis, a ereção pode não ficar com rigidez axial semelhante à ereção natural;
- Pacientes que têm um certo grau de comprometimento vascular, terão ereções frias;
- Há um risco mínimo de fratura, dependendo do modelo escolhido.
Qual é a durabilidade da prótese peniana?
A durabilidade da prótese peniana pode variar de acordo com o fabricante. Nos casos em que não houver infecções ou rejeição do organismo, o implante de prótese peniana inflável dura mais de 20 anos em 50% dos casos e a prótese maleável por tempo indeterminado.
Cirurgia de prótese peniana: como é realizado o procedimento?
A cirurgia para a implantação da prótese peniana é realizada em um ambiente hospitalar. A internação dura entre 12 e 24 horas, dependendo do tipo de implante escolhido.
O procedimento cirúrgico em si leva entre 45 minutos e 1 hora. Independentemente do modelo selecionado, a prótese peniana é completamente implantada dentro do corpo do paciente.
Recuperação após a cirurgia do implante peniano
A recuperação pós-cirúrgica é relativamente rápida. Em geral, o paciente pode retornar às suas atividades normais, como trabalhar e estudar, após 1 semana. No entanto, atividades físicas devem ser evitadas por um mês.
Normalmente, entre 4 e 6 semanas após a cirurgia, o paciente já pode retomar suas atividades sexuais, pois não há remoção de tecido durante a colocação dos cilindros.
Conclusão
Agora que você conhece sobre prótese peniana, vantagens e desvantagens, converse com o seu médico de confiança para entender melhor sobre o procedimento e esclarecer suas dúvidas.
Com certeza, qualquer um dos implantes terão benefícios para o retorno satisfatório da sua vida sexual.
Pois, no geral, a prótese peniana representa uma solução eficaz e duradoura para homens que enfrentam disfunção erétil severa, oferecendo uma série de vantagens como eficácia consistente, durabilidade e facilidade de uso.
No entanto, é essencial considerar as desvantagens, como os riscos associados à cirurgia.
A decisão de optar por um implante deve ser cuidadosamente discutida com um urologista especializado que de preferência faça esse procedimento com alto volume (realiza implantes semanalmente), que poderá avaliar as necessidades e expectativas individuais de cada paciente.
Com a orientação médica adequada, muitos homens podem encontrar na prótese peniana uma oportunidade para recuperar sua vida sexual e melhorar significativamente sua qualidade de vida.
Saiba mais com esse vídeo abaixo:
Cirurgia de prótese peniana é com o Dr. Marco Túlio Cavalcanti
Agora que você já sabe acerca da prótese peniana, suas vantagens e desvantagens, vale ressaltar que o Dr. Marco Túlio Cavalcanti é especialista nos procedimentos de implante peniano e de outras condições relacionadas à sexualidade masculina.
Seu caso será estudado minuciosamente e a melhor solução será sugerida. Existem várias opções que podem se ajustar ao seu caso e necessidade. Agende uma consulta agora mesmo e conheça todos os tratamentos disponíveis:
Dr. Marco Túlio Cavalcanti Urologista e Andrologista. Disfunção Erétil e Impotência sexual: dê fim a esse tormento. Prótese do Pênis: a retomada da sua vida sexual. Doença Peyronie: correção da curvatura, recuperação do tamanho e calibre do pênis. Reposição Hormonal: retome o seu desempenho.
Instagram: dr.mtcavalcanti
Youtube: Dr. Marco Túlio Cavalcanti
9 comentários em “Prótese peniana: vantagens e desvantagens”
eu tenho vontade de colocar uma
Para agendamento, orçamento e dúvidas, só entrar em contato conosco.
A consulta pode ser presencial ou online.
WhatsApp 📲(011) 2533-6152 ou através do site https://drmarcotuliourologista.com.br/
Só mandar WhatsApp que responderemos.
Muito interessante a forma como vc define a prótese peniana. Eu aos 52 anos implantei, mas foi de forma trculenta, um médico chinês mercantilista, não me preparou emocionalmente pa
Ra o procedimento. Até porque, vivia u. Momento de consectuvas perdas.E tomava remédios snti-depressivos, ansioliticps enfim. Foi traumático, além de mal implantada,ou seja, a prótese selecionada, era de fato menor que meu pênis. Tive de fazer novo implante, que, Não sobreviveu por mais de 4 anos. Ela não quebrou, porém, “desmo tou”, o pênis entorta a durante a penetracao, o que causava transtorno emocional e inibia naturalmente o que vc bem colocou, o fluxo sanguíneo. Coloquei uma terceira, com o Dr. Cesar Câmara. Ele fez alguns reforços. Alegou que meu pênis é grande e ocupa toda a extensão da peça. Havia colocado PMMA, ele manteve. Neste momento faz 5 dias a contar da cirurgia. Fiz alguns testes preliminares e senti que enriqueceu, e se insistisse chegaria ao orgasmo. Parabéns pela forma com que esclarece o desempenho da prótese.Existem muitos mitos em relação a ela. E convenhamos, preferível a prótese, a ter constrangimentos e baixo auto estima. Qualquer dia vou visita-lo. Gostei de vc. Abraço.
Meu e-mail raulfreixes500@gmail.com Instagram Raul Freiixes, celular. 67 984466313. Sou Jornslista e apresentador de Televisão.
Tenho 66 anos estou com calcificação no pênis, entortou para a direita e depois para cima. Devo Operar?
Vale a pena agendar uma consulta comigo ou minha equipe, para podermos fazer a avaliação, acompanhamento e conversarmos com detalhes sobre o seu caso.
A consulta pode ser presencial ou online(telemedicina).
Para agendar orçamento: WhatsApp 📲(011) 2533-6152 ou através do site https://drmarcotuliourologista.com.br/
Tenho interesse em fazer
Para agendamento, orçamento e dúvidas, só entrar em contato conosco.
A consulta pode ser presencial ou online.
WhatsApp 📲(011) 2533-6152 ou através do site https://drmarcotuliourologista.com.br/
Só mandar WhatsApp que responderemos.
Em Maio de 2022 foi submetido a cirugia para implante peniano inflável, correu tudo muito bem, a protese funcionou perfeitamente ate ao presente, só que ha já 5 dias que não estou a conseguir inflar a protese a bomba esta muito dura e não injecta o liquido para os cilindros há alguma razão para essa anomalia?
Obrigado pela informação,era do meu desconhecimento sobre a prótese peniana