A função desse post é desmistificar a prótese peniana porque têm homens que não sabem que o dispositivo existe e muitos outros pacientes que sabem, mas têm preconceitos no uso, achando que só deve recorrer a esse recurso em casos raros.
Com essas informações, nesse texto, será apresentada a importância desse recurso e quanto os pacientes podem se beneficiar com ele.
O que é prótese peniana?
Antes de mais nada, vamos explicar o que é um implante peniano: é um dispositivo que é colocado dentro do órgão sexual masculino para tratar a disfunção erétil.
Porém, muitos homens, sequer sabem que as próteses penianas existem ou como funcionam.
Vamos citar dados só para que os homens entendam melhor como o recurso das próteses é bem aceito em outro universo. Segundo números de 2015, foram realizados 160 mil implantes de próteses mamárias em mulheres e transexuais masculinos naquele ano. Desses procedimentos, a grande maioria são estéticos.
Agora vamos aos dados sobre o público masculino: mais de 10 milhões de homens sofrem de impotência grave no Brasil. Esse é aquele tipo de problema que mesmo quando os homens tomam remédios da farmácia, aumentam a dose ou até tendo realizado reposição hormonal (reposição de testosterona) e outros tipos de tratamento nada adianta para produzir uma relação sexual plena.
Nesses casos, o pênis pode não ter uma ereção de qualidade ou perder a rigidez durante a relação sexual, antes da relação ou na hora que vai colocar o preservativo.
São uma série de fatores que demonstram que os pacientes já tentaram diversas alternativas para resgatar a ereção, mas eles ficam relutando e tendo uma qualidade de vida ruim, que pode gerar até mesmo alguns problemas psicológicos.
Desses 10 milhões de homens que sofrem com impotência, 1% tem entre 18 e 40 anos, quando fala-se até 70 anos, esse percentual sobe para 12%. Desse público que precisa, menos de 1% coloca prótese.
Os homens não fazem cirurgia de prótese peniana por desinformação e preconceito e ficam sofrendo quando existe um solução.
Na consulta, é explicado como funciona a prótese peniana?
A melhor orientação é que esses pacientes que são desinformados ou têm preconceitos, agendem uma consulta com um especialista. Além do funcionamento em si da prótese peniana maleável ou semirrígida, da prótese peniana inflável ou do modelo articulável, são muitos medos e dúvidas comuns que podem ser esclarecidas nos consultórios.
Numa consulta com o especialista, muitas questões serão respondidas. Por exemplo, entre as dúvidas, os pacientes perguntam se os parceiros ou parceiras irão perceber a existência da prótese, se vão ficar satisfeitos ou ter uma aceitação do uso do dispositivo ou se eles vão ser discriminados por usar.
Durante uma consulta com especialista, o paciente vai entender que, por exemplo, o procedimento feito com prótese peniana inflável vai permitir que a ereção seja muito parecida como o processo fisiológico, muitos parceiros nem vão perceber que a ereção não foi natural.
Na consulta, o médico também vão desmistificar dúvidas sobre sensibilidade, orgasmo e ejaculação a partir dessa cirurgia peniana. É esclarecido que nesse aspecto é fica igual ao natural após a realização do procedimento.
Outro ponto que será esclarecido pelo médico é a questão da micção, que também continua normal a partir do implante de prótese peniana.
Enfim, na consulta, o tema prótese peniana, vantagens e desvantagens, será totalmente esclarecido pelo médico, que vai reforçar a efetividade e segurança desse procedimento de prótese de pênis.
Então, se você está dentro desse percentual citado acima, não deixe de procurar um especialista para entender se prótese peniana vale a pena e poderá ter um surpresa bastante positiva.
Dr. Marco Túlio Cavalcanti Urologista e Andrologista. Disfunção Erétil e Impotência sexual: dê fim a esse tormento. Prótese do Pênis: a retomada da sua vida sexual. Doença Peyronie: correção da curvatura, recuperação do tamanho e calibre do pênis. Reposição Hormonal: retome o seu desempenho.
Instagram: dr.mtcavalcanti
Youtube: Dr. Marco Túlio Cavalcanti