Homens que têm disfunção erétil podem retomar a vida sexual de forma bastante parecida com o processo fisiológico com a prótese peniana inflável. Mas você sabe o que é esse dispositivo? Será que é um pênis inflável?
Conheça neste texto o que é, como funciona e os benefícios da prótese inflável peniana para a vida sexual masculina.
O que é disfunção erétil?
A disfunção erétil é a incapacidade de atingir ou manter uma ereção rígida o suficiente para uma relação sexual com penetração.
Esse é um problema que pode atingir os homens, especialmente, a partir dos 40 anos de idade. Dados médicos apontam que 50% dos homens dessa idade em diante vão sofrer com algum grau de DE.
Essa é uma condição que pode ser deflagrada por diversas questões, desde o processo natural do envelhecimento às comorbidades que surgem como fatores de risco para a impotência, como diabetes, hipertensão, problemas cardiovasculares, câncer de próstata ou doença de Peyronie, entre outros problemas.
No entanto, com o aumento da longevidade, é certo que os homens queiram preservar a vida sexual satisfatória, porque também é um aspecto de bem-estar e autoestima.
Dessa forma, muitos homens que estão com algum grau de disfunção erétil querem saber como melhorar a ereção e a qualidade de sua vida sexual. Em muitos casos, diversas abordagens podem ser utilizadas.
Porém, em alguns casos, a disfunção erétil está tão grave que esses procedimentos não surtem efeito. Assim, a prótese peniana será o recurso definitivo para os problemas que estão com uma ereção incompleta ou até mesmo nem conseguem mais atingir uma rigidez suficiente para a relação sexual.
Como funciona a prótese peniana inflável?
A prótese peniana surge como uma das alternativas para resolver a disfunção erétil. Em geral, é o último recurso, após tratamentos com medicações orais, injetáveis, tentativas de reabilitação peniana e até terapia com ondas de choque.
Esse é um dispositivo implantado dentro do pênis para retomada da ereção de forma eficiente e efetiva. Os dois modelos utilizados para esse resgate pleno da vida sexual são os dispositivos inflável e maleável (semirrígido).
Com o semirrígido (prótese peniana não inflável), o pênis fica constantemente em ereção, sendo necessário usar formas de disfarçar essa aparência. Essa é a prótese mais implantada no Brasil, por ser mais barata, e também porque é a que o SUS e o convênio cobrem, já que o tratamento é considerado como funcional. No entanto, há um tempo razoável de espera para conseguir a liberação da cirurgia.
Já na prótese peniana inflável, o mecanismo da ereção é bastante semelhante ao fisiológico, mas não se trata de um pênis inflável.
Com esse tipo de prótese, quando o homem quer ter sexo, ele aciona a ereção; quando não precisa mais que o pênis esteja rígido, ele desinsufla a prótese para o órgão ficar em repouso.
Então, não é um pênis inflável, é o mecanismo que tem essa funcionalidade e vai deixar o órgão sexual rígido na hora da relação, e flácido na inatividade sexual. O homem é quem controla. A prótese fica interna, ou seja, a aparência do seu pênis é mantida, não dá para notar a presença do dispositivo interno na imensa maioria das vezes. Os homens, em geral, não falam para suas novas parcerias que têm próteses e elas/eles não notam.
Essa é a prótese mais utilizada nos Estados Unidos, é mais cara que a maleável, mas traz muitos benefícios, como um calibre e rigidez muito satisfatórios.
Esse processo é possível porque o implante de prótese inflável é composto por 3 componentes que farão esse processo.
A escolha do modelo, inclusive a marca, é do próprio paciente, depois que ele recebe todas as orientações do médico sobre as vantagens e desvantagens de cada prótese peniana, de acordo com as expectativas e necessidades dele.
Além de manter um processo muito parecido com o fisiológico nas situações do dia a dia, a prótese peniana inflável pode oferecer ganho de diâmetro e tamanho, rigidez axial muito satisfatória e também oferecer prazer à parceria, mesmo quando o homem chega ao clímax, porque o mecanismo pode preservar a rigidez o quanto for necessário.
Prótese peniana inflável: 3 volumes
Todos os dispositivos que compõem o conjunto da prótese peniana inflável ficam internos no corpo, não dá para ver ou mesmo perceber. Apenas o próprio paciente saberá sobre o implante.
Antes da implantação, o médico irá fazer todas as medidas necessárias para definir o tamanho da prótese que vai garantir a máxima ereção do paciente. Além disso, todas as funções são testadas antes de colocar o dispositivo no corpo do paciente. Conheça o que cada uma faz:
Cilindros
São dois cilindros que ficam dentro dos corpos cavernosos do pênis. Para acionar a ereção, o paciente irá pressionar o pump para que o soro fisiológico que fica no reservatório preencha o pênis e promova a rigidez peniana.
Pump
Fica dentro do escroto (saco). É por meio da pressão nesse dispositivo que o líquido que está no reservatório preenche o pênis. Para desinsuflar, basta um toque.
Reservatório
Esse dispositivo vai ser implantado internamente na pelve, próximo à bexiga, no espaço de Retzius ou acima da fáscia transversalis e abaixo do músculo reto abdominal. O soro fisiológico contido nele seguirá para os cilindros para insuflar o pênis quando o homem acionar o pump. Os modelos vão oferecer reservatórios com capacidades de 60, 75, 100 e 125 ml.
Mas, no Brasil, pela empresa Coloplast, só estão disponíveis os reservatórios de 75ml e 125 ml. A maioria dos pacientes implanta o reservatório de 125ml, para não correr o risco de faltar a solução para inflar o pênis completamente.
Tempo de insuflar e desinsuflar
O tempo para insuflar e desinsuflar é bem rápido, em geral, por volta de 1 minuto, e pode ser realizado de maneira bastante discreta.
Apesar disso, alguns homens podem demorar um pouco mais, mas o treino ajudará com o tempo.
Tipos e tamanhos de prótese inflável
Há diversos tipos de implantes infláveis, todos seguindo rigorosos padrões de qualidade. Entre eles, a prótese peniana inflável Coloplast e da AMS, que têm grande prestígio no mercado nacional e internacional.
Um dos modelos da Coloplast é o Titan, é confeccionado em silicone bioflex, e contém elastômero sólido. Com essa biocompatibilidade, apesar de ser um tecido sintético, esse modelo de prótese raramente pode provocar alguma reação adversa.
Os tamanhos das próteses penianas infláveis mais são: 14, 16, 18, 20 e 22 que equivalem em centímetros.
Há também próteses com dimensões maiores, que não são tão comuns: 24, 26 e 28 cm. São menos utilizadas porque são indicadas para homens que têm esses tamanhos de pênis, o que não faz parte das medidas mais convencionais.
Nestes casos, o pump vêm separado dos cilindros.
Prótese peniana inflável: como funciona durante e no pós-cirúrgico?
A cirurgia para o implante peniano é realizada em ambiente hospitalar, com uma equipe de esterilização, anestesia e suporte total. Dura de 50 minutos a 1 hora.
A esterilização da prótese peniana inflável é muito criteriosa. Considerando os 3 volumes necessários, é realizada com óxido etileno, enquanto os conectores dos dispositivos são esterilizados com radiação gama.
Esse processo visa evitar infecções, tanto que, na cirurgia, os médicos manipulam os dispositivos com duas luvas estéreis, abrem levemente a embalagem da prótese inflável e já banham todo o conjunto de peças com substâncias antibióticas e/ou antifúngicas.
Depois da anestesia, a prótese peniana é implantada nos devidos pontos, por exemplo, nos corpos cavernosos, onde é realizada dilatação e afastamento dessas estruturas para preservar a ereção residual que o paciente ainda possa ter.
Durante a cirurgia, a equipe médica vai prender as pontas das hastes dos cilindros no ramo do osso ísquio, o que garante uma excelente sustentação. Não são necessários pontos.
Quando a cirurgia termina, a equipe médica deixa o dispositivo insuflado em 70% para garantir um certo volume e melhor acomodação. Antes da saída do hospital, a prótese será desinsuflada.
Entre a terceira e quarta semana da cirurgia, o paciente começa uma reabilitação peniana, quando começam os exercícios de insuflar e desinsuflar a prótese.
Melhores posições com a prótese peniana
A prótese peniana permite tanto fazer sexo vaginal como anal em todas as posições sexuais, porém, exige um certo cuidado maior durante certas posições.
O motivo é porque se o órgão sai do corpo da parceria sexual e volta com muita força na tentativa de uma nova penetração, batendo muito forte na região do períneo, corre-se o risco de quebrar o dispositivo, até porque justamente não trata-se de um pênis inflável.
A posição que traz um pouco mais de risco de ocorrer esse problema é quando a mulher fica por cima do homem.
Já outras posições são mais favoráveis para evitar esse risco, entre elas, a que as parcerias sexuais ficam em quatro apoios ou deitadas de lado. Uma outra posição que ajuda também a evitar esse risco é com o homem por cima durante a relação.
Mas, a principal dica para quem usa prótese é que o homem tenha mais controle dos movimentos sexuais para evitar o escape do pênis da cavidade. Além disso, o uso de lubrificantes e camisinha também é muito importante.
Quem usa a prótese peniana seja inflável ou semirrígida vai necessitar de um processo de readaptação dessas posições a fim de que o sexo seja prazeroso e não traga preocupações. Para quem tem parcerias fixas, é uma grande possibilidade de novas descobertas e o despertar de uma nova sexualidade.
Por isso, quando os homens estão pensando em colocar a prótese peniana, é interessante que a parceria também esteja presente em algumas consultas e exponha suas dúvidas sobre o dispositivo.
Garantia e guia da prótese peniana inflável
Com a marca Coloplast, a prótese peniana inflável tem uma garantia de 10 anos no Brasil. Já a prótese peniana inflável AMS terá prazo de garantia de 7 anos.
Quando o paciente adquire uma prótese peniana, o representante da marca irá preencher dados como o tipo da prótese (dados gerais), onde o procedimento foi realizado, qual médico fez a cirurgia, além de diversos outros itens que servirão como um documento para o paciente.
Além disso, o paciente também receberá um guia, com diversas informações importantes e esclarecimento de questões que costumam gerar dúvidas. Por exemplo, se o paciente que tem prótese peniana pode ir para uma ressonância magnética. No caso, a resposta é sim.
Prótese peniana inflável: 3 volumes (preço)
O valor da prótese inflável é cerca de US$ 11 mil a US$ 13 mil (valores de referência em outubro de 2022).
Um dado importante sobre essa questão do preço da prótese peniana inflável, e que muitos pacientes costumam perguntar, é se é possível comprar a prótese nos EUA e trazer para o Brasil, como uma forma de reduzir esse custo.
Esse procedimento não é possível, porque o paciente não consegue saber o modelo que vai necessitar antes de passar pelo médico e ter todas as investigações necessárias antes de chegar à cirurgia.
Para se ter uma ideia, é preciso fazer diversos testes, por exemplo, o teste de ereção em consultório, além de outros dados que são apurados para saber exatamente a medida da prótese de forma individual para o paciente. Não é possível saber apenas pelo tamanho externo do pênis, porque o órgão pode ter uma raiz longa ou curta.
No dia da cirurgia, a empresa que representa a marca escolhida, disponibiliza a prótese e traz a grade completa, com todos os tamanhos, para saber qual será a mais indicada para cada paciente.
Só na cirurgia, é possível medir o tamanho total, e pedir a específica para cada paciente.
Conclusão
A prótese peniana inflável de 3 volumes tem um valor mais alto, mas traz vantagens muito grandes para o paciente. Inclusive, existem diversos homens que colocaram a prótese maleável inicialmente e fazem a troca do dispositivo para o modelo inflável depois de um certo tempo.
Além disso, não há limite de idade para fazer esse procedimento, a prótese pode ser colocada em homens de 21 a 92 anos, se tiver uma indicação precisa para isto.
Entre 35 e 45 dias de pós-operatório, em geral, o homem pode retomar sua vida sexual.
Dr. Marco Túlio Cavalcanti Urologista e Andrologista. Disfunção Erétil e Impotência sexual: dê fim a esse tormento. Prótese do Pênis: a retomada da sua vida sexual. Doença Peyronie: correção da curvatura, recuperação do tamanho e calibre do pênis. Reposição Hormonal: retome o seu desempenho.
Instagram: @dr.mtcavalcanti
Youtube: Dr. Marco Túlio Cavalcanti
1 comentário em “Prótese peniana inflável: saiba o que faz pela sua vida sexual”
Falta de ereção