Muitos homens com hiperplasia prostática benigna se perguntam se a próstata aumentada causa impotência e desejam entender quais são as principais causas dessa condição.
A próstata aumentada é uma ocorrência comum para os indivíduos do sexo masculino a partir do envelhecimento. Cerca de 8% dos homens podem ter esse problema antes de chegar aos 40 anos de idade e, em alguns casos, pode prejudicar até a potência sexual.
Veja neste conteúdo se o aumento da próstata causa impotência e quais são as formas de tratamento para essa condição. Acompanhe!
A próstata aumentada causa impotência?
A próstata aumentada, também conhecida como hiperplasia prostática benigna, é um problema bastante comum entre os homens mais velhos. Entre os 50 e 60 anos, o percentual de indivíduos com HPB sobe para 50%, e aos 70 anos, 80% dos homens manifestam essa condição.
Dessa forma, a próstata aumentada traz diversas contrariedades que impactam de forma significativa a qualidade de vida dos homens no que se refere à ejaculação e a potência sexual.
Esses problemas ocorrem porque a próstata fica localizada logo abaixo da bexiga e envolve a uretra. Quando está aumentada, vai pressionar a uretra e impactar a bexiga.
Vale lembrar que outro ponto que pode estimular a dúvida se a próstata aumentada causa impotência é em relação aos tratamentos para a hiperplasia prostática benigna.
Nessas situações, é fundamental que o paciente procure um médico urologista ou andrologista o quanto antes, porque, além de iniciar o tratamento mais adequado, também receberá orientações para melhorar a sua qualidade de vida sexual e seu bem-estar.
Qual é a relação entre a próstata aumentada e a impotência sexual?
A próstata tem um papel importante no processo de ejaculação, mas não na ereção. A função sexual masculina depende da normal interação entre os sistemas hormonais, neurológicos, vasculares (arterial e venoso) e psicológicos. Portanto, se houver uma alteração em qualquer um deles, é possível que aconteça algum tipo de disfunção erétil resultando na impotência.
Assim, a HPB pode interferir no desempenho, mas normalmente não representa causas diretas.
Sendo assim, podemos afirmar que a próstata aumentada por si só não causa impotência. Além disso, alguns tratamentos para as doenças relacionadas à próstata, entretanto, podem causar impotência.
Que tratamentos para próstata aumentada podem causar impotência?
A próstata aumentada é uma patologia para a qual existem diversas formas de tratamentos. No entanto, alguns métodos podem afetar a qualidade de vida sexual dos homens.
Nos estágios iniciais da hiperplasia, é possível que a medicação, principalmente os inibidores da 5 alfa-redutase, surta efeitos melhores, mas ainda assim terão efeitos na ejaculação, fertilidade, libido e potência.
No geral, cerca de 50% dos homens que começam a tratar o problema com medicamentos ainda assim percebem uma piora progressiva desses sintomas de impotência em alguns anos. Quanto aos métodos cirúrgicos, as técnicas apresentam riscos de impotência sexual muito raros, embora acarretem riscos quanto à ejaculação.
Uma incidência maior de impotência sexual temporária acontece em pacientes com câncer de próstata que realizaram uma prostatectomia radical. Mesmo assim, com os procedimentos atuais modernos esse risco tem sido menor.
Nem todos os procedimentos apresentam consequências sexuais, como o Rezum. Essa abordagem permite um tratamento eficaz, menos invasivo, sem necessidade de internação em hospital e sem violação da uretra, que garante preservação da ereção e não provoca alterações na ejaculação.
O procedimento é realizado pelo canal urinário, com equipamentos de fino calibre, com uma pequena sedação. Este método preserva a ejaculação em até 93% dos casos, sendo uma grande vantagem do método.
Sintomas mais frequentes da próstata aumentada
Os sintomas mais frequentes e perceptíveis da próstata aumentada são:
- Jato urinário fraco;
- Dificuldade para começar a urinar;
- Necessidade urgente de urinar, de dia ou de noite;
- Incontinência urinária;
- Incapacidade de esvaziar a bexiga completamente;
- Gotejamento ao final da micção;
- Alterações na ejaculação (dor, ejaculação retardada, ejaculação precoce e menor volume de sêmen).
Conclusão
Todos os tratamentos oferecidos para lidar com a impotência sexual causada pela próstata aumentada devem ser conversados e indicados por um médico especialista, que irá apresentar as opções e expectativas de resultados para cada procedimento. A decisão final será do paciente.
Se você está com problemas relacionados à próstata aumentada ou à questão sexual, é necessário buscar uma ajuda especializada.
Tratamento para próstata aumentada em São Paulo
Agora que já sabemos se o aumento da próstata pode causar impotência, se você está com problemas de disfunção erétil ou outras condições que estão afetando sua vida sexual e deseja realizar um tratamento completo e eficaz, o Instituto Cavalcanti tem um atendimento especializado para seu caso.
Somos um centro especializado em saúde masculina e performance sexual. Nossa missão é oferecer atendimento multidisciplinar para a recuperação, otimização da capacidade física, mental e sexual de cada paciente.
Agende uma consulta com um de nossos especialistas agora mesmo e conheça todos os tratamentos disponíveis.