Sabia que se o homem está apresentando a ejaculação com pouco esperma pode existir causas físicas específicas que estão provocando essa reação?
Leia neste texto para entender o que o corpo quer dizer quando sai pouco esperma ao ejacular.
“Dr., estou produzindo pouco esperma”. Essa é uma queixa bastante comum e que gera muitas dúvidas nos consultórios de médicos que tratam da saúde sexual masculina.
Não se trata de um problema de libido masculina, ejaculação retardada ou um dos itens incluídos na lista de queixas de quem chega ao médico e relata: “Tenho 40 anos e estou com disfunção erétil”.
Mas, antes de falar sobre homem com pouco esperma , vamos entender o que é o esperma e a sua função no organismo.
O esperma é o líquido esbranquiçado e viscoso, que é secretado por diferentes glândulas genitais masculinas e vão conter os espermatozóides.
A próstata e as vesículas seminais são as responsáveis pela maior parte da produção.
Essa substância tem função primordial de transportar os espermatozóides, que são produzidos no testículo, até os óvulos da mulher para promover a fecundação.
O sêmen está em constante produção, portanto, espera-se que a cada ejaculação seja secretada uma determinada quantidade, que é considerada normal.
De acordo com os parâmetros indicados pelo National Institute of Health, esse volume fica entre 2ml e 5ml, e pode variar de homem para homem. No entanto, alguns ejaculam volumes bem maiores que 8 ou 10 ml.
Por outro lado, muitos relatam que começaram a perceber um pouco volume de esperma depois de uma certa fase da vida.
É claro que os homens não ficam medindo essa quantidade ou fazendo comparações com a quantidade produzida por outros, mas é possível dizer que é pouco esperma quando sai um volume equivalente a um terço de uma colher de chá.
O pouco esperma na ejaculação pode ser provocado por 3 mecanismos:
O sêmen é produzido pela próstata, vesícula seminal, glândula burburetral e testículo, mas devido a algumas causas, essas glândulas passam a ter uma pouca produção de esperma.
Exemplo: o envelhecimento.
A ejaculação retrógrada é o que muitos conhecem como uma ejaculação seca, na qual o homem tem um orgasmo, a sensação é normal, mas sai muito pouco sêmen ou até não sai nada.
A explicação é que esse é um processo fisiológico no qual o semên, que deveria sair pela uretra, passa a fluir em direção à bexiga.
Em geral, para o mecanismo da ejaculação funcionar ocorre assim:
Quando a contração não está sincronizada, ocorre a ejaculação retrógrada, porque a musculatura perineal vai estar relaxada e a produção do esperma vai voltar para a bexiga e se misturar com a urina. Na micção, os dois líquidos saem juntos.
Exemplo:
O sêmen é produzido, mas há um entupimento dos ductos.
Muitos homens têm uma dúvida se a vasectomia pode levar a uma baixa produção de esperma. Mas a resposta é que essa cirurgia vai alterar muito pouco no volume do sêmen, porque o testículo é responsável por apenas 5%, no máximo 10%, da produção seminal.
São 8 as verdadeiras causas que levam um homem a perceber que está saindo pouco esperma:
Com o avançar da idade, os órgãos, tecidos e glândulas vão ficando mais “preguiçosos”, diminuindo a produção de uma fase anterior. É um processo natural do corpo que pode começar a ocorrer a partir dos 40 anos.
Mas pesquisadores israelenses constataram que os homens com mais de 55 anos, são, em geral, os que sempre experimentam uma diminuição no volume e até na qualidade do sêmen, que pode ser um esperma ralo e pouco.
No entanto, há alguns pacientes que têm uma diminuição precoce e se queixam que perceberam que sai pouco esperma já entre os 25 e 30 anos.
É a genética que pode determinar se o paciente vai ejacular pouco esperma ou mais, e também começar a perceber a diminuição da produção do sêmen em uma determinada idade.
Algumas síndromes e malformações, que já existem na carga genética do homem, podem fazer com que o paciente não ejacule no volume do adequado.
Quando o homem aumenta a sua frequência no sexo, incluindo um aumento na prática da masturbação, pode perceber que está ejaculando pouco esperma.
A maioria do público masculino já deve ter notado que esse é um processo bastante natural, mas quando ocorre um intervalo maior entre a relação sexual ou a masturbação percebe-se que o volume do esperma aumenta.
Diversas infecções relacionadas aos órgãos reprodutivos do homem podem provocar uma ejaculação com pouco esperma.
Uretrite, prostatite, epididimite e orquite, que promoveram infecções dos tecidos, podem provocar um estreitamento dos ductos como sequela e ocasionar uma saída menor do volume de esperma.
Ao perceber que está produzindo pouco esperma, o homem precisa analisar se está fazendo uso de algumas medicações que podem provocar uma diminuição do volume, como remédios para a próstata, que também podem causar ejaculação retrógrada; os antiandrogênicos (que inibem a produção de testosterona), antidepressivos, quimioterápicos, esteroides anabolizantes e outros tipos.
Algumas cirurgias também vão provocar a pouca produção de esperma e outras até podem zerar o volume do sêmen, como a prostatectomia radical, a partir da qual o paciente terá um orgasmo, mas será sem ejaculação, ou seja, seco.
A raspagem de próstata, que causa ejaculação retrógrada; e as cirurgias retroperitoneal ou do reto também vão levar à diminuição do sêmen e o homem vai perceber que está com pouco esperma ao ejacular.
A neuropatia diabética promove uma degeneração progressiva dos nervos, que pode fazer diminuir a sensibilidade em várias partes do corpo, inclusive, no pênis e nos seus componentes internos.
Por isso, o reflexo da expulsão do sêmen não é eficiente, assim, a próstata não vai contrair de forma adequada, o que vai causar ejaculação retrógrada.
Dependendo do nível da lesão, pacientes paraplégicos também terão esses reflexos alterados, e não vão conseguir ejacular. Existem alguns recursos médicos que podem promover o estímulo adequado para que a ejaculação ocorra de forma normal, especialmente quando o paciente deseja fertilidade.
A questão do pouco esperma pode afetar os pacientes de diferentes formas, alguns se sentem melhor quando percebem que o volume espermático é normal depois da ejaculação.
Já nos casos de ejaculação retrógrada, não vai trazer riscos de infecção, mas o homem terá problemas de “fertilidade”, porque um pouco de esperma engravida a parceira, mas quando não sai nada de sêmen fica praticamente impossível a fecundação.
Importante é entender cada uma dessas causas e solicitar ajuda de um médico que cuida da saúde sexual do homem, que é o andrologista.
Leia mais:
Dr. Marco Túlio Cavalcanti Urologista e Andrologista. Disfunção Erétil e Impotência sexual: dê fim a esse tormento. Prótese do Pênis: a retomada da sua vida sexual. Doença Peyronie: correção da curvatura, recuperação do tamanho e calibre do pênis. Reposição Hormonal: retome o seu desempenho.
Instagram: @dr.mtcavalcanti
Youtube: Dr. Marco Túlio Cavalcanti
www.drmarcotuliourologista.com.br
As 10 doenças mais comuns que afetam sua ereção | Dr. Marco Túlio Cavalcanti (CRM: 136030 – RQE: 56669) A…
Quanto tempo sua ereção dura? | Dr. Marco Túlio Cavalcanti (CRM: 136030 – RQE: 56669) Você já se perguntou quanto…
Como reverter uma ereção prolongada | Dr. Marco Túlio Cavalcanti (CRM: 136030 – RQE: 56669) O priapismo é uma condição…
Qual o tempo máximo de uma ereção? | Dr. Marco Túlio Cavalcanti (CRM: 136030 – RQE: 56669) Você sabe quanto…
A busca por soluções que ajudem a otimizar a saúde e o bem-estar tem levado muitos homens a considerar como…
Você sabe até quantos anos o homem ejacula? Essa é uma dúvida que muitos indivíduos têm. A capacidade de ejacular…
Este site utiliza cookies.
View Comments
Sinto uma dirzinha quando tenho ereção no meu pênis,não me atrapalha em nada mais estou ejaculando nem 20% do que ejaculava antes,posso tomar remedio natural pra aumentar a testosterona ou nada a ver,pois tenho 57 anos e sempre fui mt ativo sexualmente,mais no entanto estou tendo poucas relaçoes,pelo fato de estar solteiro!
Vale a pena agendar uma consulta comigo ou minha equipe, para podermos fazer a avaliação, acompanhamento e conversarmos com detalhes sobre o seu caso.
Quebrei o meu pênis fazem 14 anos, ele diminuiu de tamanha, mais continuei tendo relações, no entanto quase não estou ejaculando. Preciso fazer essa cirurgia, pois minha autoestima caiu muito O que faço????
Vale a pena agendar uma consulta comigo ou minha equipe, para podermos fazer a avaliação, acompanhamento e conversarmos com detalhes sobre o seu caso.
Gostaria de saber se posso ser atendido com o convênio Prevent Sênior?
Não, somente consultas particulares.
Muito bom
Bom.dia! Meu esposo ja teve problema de varicocellis e nao fez cirugia. E a cada vez o esperma dele diminue mais e mais. Nao chega a gozar nem 2ml por relacao. Isso eh normal?
Não é normal, sugiro passar por uma avaliação com urologista.
Ficamos à disposição.
Para agendar orçamento: WhatsApp 📲(011) 2533-6152 ou através do site https://drmarcotuliourologista.com.br/
Dr.estou com pouca esperma. Sou de Mocambique chamo me José e tenho problemas de evacuar quando vou ao banheiro. A que se deve?
Para questão do pouco esperma, sugiro procurar um especialista (urologista/andrologista). Já para a questão da evacuação, sugiro procurar um proctologista.
O homem de 70 anos ainda pode ejacular bastante esperma
Sim, com o tempo irá ocorrer uma diminuição no volume ejaculado.
Eu não sinto vontade
E agora a ejagulação não sai quase nada de esperma.
Vale a pena passar por uma avaliação com especialista, para tentar encontrar o melhor tratamento para seu caso.
Mim tornei mãe ao dezoito e queria ter outro filho mas hoje já tenho quarenta e dois e não conseguie engravidar mas
Estou notando que não estou produzindo esperma mais, o que devo fazer.