Você sabe o por que o homem sente desejo?
O desejo sexual masculino é um processo complexo, que envolve mais de 30 neurotransmissores, péptidos e hormônios e, que ainda por cima, sofre com a influência de fatores psicológicos e relacionais, bem como o desejo feminino. Além disso, ele é ativado por meio de diversos estímulos.
Pensando em ajudar quem busca entender por que o homem sente mais desejo, que tal analisar o que realmente acontece com o corpo e mente masculinos?
Continue a leitura deste texto!
O desejo é caracterizado por ser uma das fases de resposta sexual, frequentemente associado a um estado psicológico ou subjetivo. Essa sensação é responsável por motivar os comportamentos de caráter sexual. Portanto, o objetivo do desejo é dar o impulso para o potencial prazer sexual.
Complementando essa resposta, Kaplan têm uma definição mais clara referente ao desejo sexual. Segundo ele, é “o aumento de frequência e intensidade dos pensamentos sexuais ou fantasias”.
Entretanto, vários tipos de estimulação também podem desencadear o desejo sexual, como a imaginação erótica, memória de experiências passadas, emoções ou o efeito combinado dos cinco sentidos.
Em síntese, é muito complicado “medir” o desejo. Pois, acima de tudo, essa é uma experiência subjetiva. Quando nos referimos a um nível neurofisiológico, isso envolve:
Quando falamos em desejos sexuais dos homens, é fato que estamos mencionando um mundo de possibilidades, mas existem alguns exemplos populares que podem ser descritos para chegar a um melhor entendimento sobre o por que o homem sente desejo. Os principais são:
Sendo assim, para responder a pergunta feita acima, podemos afirmar que o desejo nos homens é mais constante e não tão frágil, mesmo que possa ser afetado por diversos fatores. A verdade é que o desejo masculino é facilmente ativado, afinal, os homens predispõem-se mais para o sexo do que as mulheres.
Os homens gostam ter relações sexuais para adormecer melhor, aliviar o estresse, lidar com a frustação e até para espantar a tristeza.
Muitos homens podem pensar assim: “Estou excitado porque tenho desejo”. O fato é que essa questão permeia a ciência há muito tempo. Mas, em meados de 1950, Kaplan descreveu o desejo sexual como a primeira fase da resposta sexual, ou seja, essa definição resulta em uma cronologia entre o desejo e a excitação sexual.
Portanto, ele afirma que o desejo dá origem à excitação. No entanto, do ponto de vista médico, essa afirmação nem sempre é assim. Sendo assim, as relações sexuais podem começar mesmo com a falta de líbido, mas depois, esse desejo surge no desenrolar do sexo desencadeando uma excitação fisiológica (física e psicológica). chama-se desejo reativo.
Desse modo, a função sexual, não necessariamente, segue um padrão linear que seria em primeiro lugar a fase de desejo e depois a fase de excitação. Na realidade, o desejo nos homens parece envolver muitos mecanismos interpessoais e evolutivos, cujas origens podem ser complexas.
Leia mais:
Se está precisando de alguma ajuda, veja essas dicas abaixo:
É de suma importância entender que o pênis não é o único órgão responsável por dar prazer. Além do mais, ele não precisa estar em todos os contatos sexuais. Ter esse pensamento é uma forma de se prender a uma excitação específica que se falhar, acaba com o sexo.
Portanto, explore outras partes do seu corpo, todo indivíduo do sexo masculino tem mais zonas erógenas do que se possa imaginar, como a pele. Por isso, experimente sentir desejo com o toque nas orelhas, pescoço, pernas ou nos beijos mais demorados.
Na realidade, manter sempre o mesmo sexo pode ser bastante cansativo e desanimador. Por isso, busque inovar e levar algumas alternativas para cama, tentando iniciativas novas, aproveitando para se conhecer e entender melhor a sua parceria.
Uma vantagem de inovar no sexo é que antes de levar alguma ideia para a sua parceria, é preciso pensar na relação. Dessa forma, acaba melhorando sua imaginação e também estimulando o seu desejo mentalmente com a expectativa de uma nova experiência.
Ter uma relação sexual prazerosa é fruto de um trabalho em equipe. Tente conversar com sua parceria sobre seus desejos, gostos, fantasias e expectativas, ou seja, tenha uma comunicação clara e aberta, escutando também o que ela tem a dizer e exponha seus pontos de vista.
Veja também:
Tanto nos homens como nas mulheres, o desejo é ativado por meio de áreas cerebrais específicas e comuns. Mas, vale dizer que essas áreas não funcionam da mesma forma e nem com a mesma intensidade, o que sugere que os indivíduos de ambos os sexos não estão receptivos aos mesmos estímulos físicos e mentais.
Com isso, é possível concluir que os mecanismos de desejo varia muito de uma pessoa para outra, e envolve fatores subjetivos, biológicos e fisiológicos, tal como fatores relacionais específicos de cada ser humano.
Se você quer saber mais sobre o por que o homem sente desejo, o Instituto Cavalcanti tem um atendimento personalizado para sanar todas as suas dúvidas.
Somos um centro especializado em saúde masculina e performance sexual. Funcionamos como uma clínica do homem, e nossa missão é oferecer atendimento multidisciplinar para a recuperação, otimização da capacidade física, mental e sexual dos homens.
Agende uma consulta com um de nossos especialistas agora mesmo e conheça todos os tratamentos disponíveis.
Qual o tempo máximo de uma ereção? | Dr. Marco Túlio Cavalcanti (CRM: 136030 – RQE: 56669) Você sabe quanto…
Aumento do pênis com a prótese peniana | Dr. Marco Túlio Cavalcanti (CRM: 136030 – RQE: 56669) A prótese peniana…
Dor na Ereção | Dr. Marco Túlio Cavalcanti (CRM: 136030 – RQE: 56669) #ereçãodolorosa #dornopenis #dornaerecao Ereções dolorosas são um…
Performance na Cama | Dr. Marco Túlio Cavalcanti (CRM: 136030 – RQE: 56669) #drmarcotulio #performancenacama #performancemasculina A performance na cama…
Muitas das queixas que recebo no consultório são sobre o tamanho do pênis quando está flácido. Para muitos homens, o…
Caneta para ereção acabou? O que fazer? | Dr. Marco Túlio Cavalcanti (CRM: 136030 – RQE: 56669) #impotênciasexual #disfuncaoeretil #drmarcotulio…
Este site utiliza cookies.