A perda de libido é um problema que cada vez surge com mais frequência nos consultórios médicos. É um tema que preocupa e angustia muitos pacientes porque pode impactar muito na qualidade de vida dos homens.
Mas você sabia que existem diversas causas da perda da libido? Veja nesse post quais e entenda como resolver essa questão.
O que causa a perda de libido?
Antes de mais nada, o que é perda de libido? Esse problema pode ser definido como uma diminuição do impulso sexual.
Muitos pacientes pensam que a perda de libido no homem só é motivada por questões hormonais, como uma baixa nos índices de testosterona no organismo. Isso não é verdade!
Existem diversos outros motivos que levam à perda de desejo sexual masculino e pode ocorrer em muitas fases da vida. Além disso, o desejo sexual de cada pessoa também poderá não corresponder na mesma intensidade ao dos parceiros ou das parceiras.
Quando o questionamento é o que causa perda de libido, há muitos fatores envolvidos na questão do interesse sexual, o hormônio é importante e é considerado um dos fatores principais, mas não está isolado, especialmente se essa falta de desejo ocorrer por um tempo muito prolongado.
Vamos agora explicar 7 principais causas de perda de libido masculino:
1 – Causas hormonais
A parte hormonal precisa ser muito bem investigada, porque a testosterona baixa, com certeza, vai impactar na questão do desejo sexual, mas além disso, outros hormônios precisam ser avaliados:
- A testosterona livre;
- A relação das estradiol com testosterona, que se for maior que 1 para 10, a libido pode ficar alterada;
- Hormônios tireoidianos, como TSH, T4 livre, T3;
- Prolactina desregulada também pode alterar a libido.
Quando qualquer uma dessas causas são tratadas, há uma resposta muito boa e o paciente fica bastante satisfeito.
2 – Fatores psiquiátricas
As causas psiquiátricas estão listadas como algumas dos principais fatores para perda do interesse sexual.
O preconceito com os tratamentos psiquiátricos ainda existe mas está diminuindo. Muitos pacientes encaminhados ao psiquiatra acham que é porque estão loucos, mas não é nada disso. Muitas vezes, eles são encaminhados por uma depressão, que necessita de remédios específicos para ser tratada.
Estudos apontam que 40% a 50% dos pacientes depressivos sofrem diminuição de libido, também porque estão tristes e desanimados com tudo e, consequentemente, o desejo sexual será afetado.
Além da depressão, outros problemas como TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), ansiedade e vários outros fatores psiquiátricos também podem ser causas da perda de desejo sexual.
3 – Fatores psicológicos
As causas psicológicas também figuram como motivações muito importantes dentro da perda de desejo sexual.
Em um tratamento, os psicólogos e terapeutas voltados para a área da sexualidade precisam avaliar diversos aspectos que podem provocar a perda da libido, como:
- Qual foi o tipo de educação familiar, como ele foi criado e qual a visão que absorveu;
- Se a pessoa teve histórico de abuso sexual;
- Qual é a inclinação da orientação sexual;
- A pressão social de que o homem deve estar sempre pronto;
- Mudança de comportamento da sociedade;
- Exposição à pornografia;
- Ansiedade de performance, etc
4 – Causas neurológicas
Em pessoas saudáveis, para ativar o estímulo sexual, a pessoa precisa receber elementos nos cinco sentidos que o cérebro interprete como um elemento de desejo.
Quando um homem olha algo, como uma cena de filme, ou ouve algo, como uma palavra excitante, tem uma sensação tátil ou sinta um cheiro específico, o cérebro recebe aquele estímulo em uma área primária, depois segue para uma área secundária, e quando chega na área terciária, no sistema límbico, o desejo sexual vai surgir.
Porém, se uma pessoa tem um problema de saúde, como um AVC, Alzheimer ou Mal de Parkison, que afetem a área pré frontal ou o sistema límbico, poderá ter alteração na questão do desejo sexual, ou para mais ou para menos.
5 – Disfunção erétil
Além da questão da impotência, a ejaculação precoce também poderá ser um fator que altera o desejo sexual.
Quando o homem tem problemas de ereção ou ejacula muito rápido, que tem uma performance sexual considerada ruim, pode levar a perda de libido. A disfunção erétil surge como um fator de proteção do próprio cérebro dele.
O homem vai buscar menos sexo para não se frustrar novamente depois de seguidas tentativas mal-sucedidas.
Nesse caso, começa a surgiu um desuso do órgão sexual e a disfunção sexual também vai piorando.
6 – Condições situacionais
Em determinados momentos da vida pode surgir situações que provoquem a perda de libido em homens.
Só para citar uma questão que tem afetado a muitas pessoas, por exemplo, a pandemia do coronavírus levou à quebra de muitas empresas. O déficit financeiro do momento ou toda a situação em si na vida do paciente, poderá estimular a perda do interesse no sexo.
Mas outros fatores também podem afetar esse interesse, como as brigas entre casais, discussões do cotidiano, divórcio, filhos com problemas, problemas no trabalho, morte, entre outros, são fatores situacionais que vão impactar na vida sexual do paciente.
Todas esses fatores ou outros podem levar o paciente ao estresse agudo ou crônico, que diminuem muito a perda de estímulo pelo sexo.
Além disso, há as características próprias de cada paciente. Alguns têm um desejo sexual maior naturalmente, outros muito menor. O extremo desses dois casos é patológico.
Situações que podem levar à perda da libido
7 – Medicações, drogas e anabolizantes
Pessoas que fazem uso de certas medicações ou são consumidoras de drogas poderão ter problemas de ordem sexual. Além disso, os anabolizantes também terão um papel importante na perda libido.
Algumas medicações para ansiedade, dormir, antidepressivos, diuréticos, antiandrogênicos (para câncer de próstata), anti-hipertensivos e várias outros têm substâncias que vão impactar no desejo sexual.
Além de outras substâncias ilícitas, entre algumas que podem ser consideradas drogas está o álcool, que também afeta a libido. O uso da bebida e outras drogas pode ajudar em uma desinibição inicial, mas quando a pessoa abusa, há uma queda no desejo sexual.
Os esteroides anabolizantes, em um primeiro momento, podem até aumentar a libido, mas se o paciente segue tomando sem orientações médicas ou faz uma parada abrupta, os hormônios vão baixar bastante e aí pode surgir a perda do desejo.
Remédios que podem causar diminuição do desejo sexual
Perda de libido: o que fazer?
Agora que você já sabe sobre perda de libido, causas e o que é, se está sofrendo com o problema, a melhor indicação é buscar uma ajuda médica especializada.
Para cada causa da falta de interesse sexual, há tratamentos e como reverter o quadro, que envolvem tanto soluções médicas como psicológicas, como um terapia de reposição de testosterona, a prescrição de um remédio para aumentar o desejo masculino ou até mesmo a indicação de um terapeuta sexual. Há sempre uma boa alternativa!
Dr. Marco Túlio Cavalcanti Urologista e Andrologista. Disfunção Erétil e Impotência sexual: dê fim a esse tormento. Prótese do Pênis: a retomada da sua vida sexual. Doença Peyronie: correção da curvatura, recuperação do tamanho e calibre do pênis. Reposição Hormonal: retome o seu desempenho.
Instagram: @dr.mtcavalcanti
Youtube: Dr. Marco Túlio Cavalcanti
1 comentário em “Perda de libido: entenda por que isso acontece”
Informações importantissimas