Muitos homens não sabem mas podem ter o pênis quebrado durante uma relação sexual. Mas, como é possível quebrar o pênis?
Neste post, entenda quais são os sintomas de quebrar o pênis, qual a gravidade do problema e como evitá-lo.
Tem como quebrar o pênis?
A maioria dos homens sequer sabia que pênis pode quebrar. Vamos explicar como isso ocorre: quando um homem recebe um estímulo erótico (pode ser tátil, vendo imagens ou até em pensamentos), o organismo promove o enrijecimento do órgão sexual por meio de um fluxo de sangue que fica retido dentro de dois cilindros, conhecidos como corpos cavernosos.
Quando acontece uma dobra repentina e com força do órgão no estado ereto é que pode ocorrer a fratura peniana, o que pode levar a romper o revestimento externo do órgão, conhecido como túnica albugínea.
O mais comum é que a lesão ocorra durante uma relação sexual, porém, o pênis pode quebrar durante uma masturbação muito intensa também. Outros casos mais raros que levam a quebrar pênis é cair ou rolar da cama sobre o pênis ereto.
Como isso acontece? O pênis quebra quando o homem sofre um impacto muito forte no órgão durante o movimento da penetração ou de outras situações. Então, a camada interna e forte do pênis, chamada túnica albugínea, se rompe e o sangue que estava retido no órgão vaza subitamente.
Muitos homens devem pensar que alguns impactos durante uma relação sexual são até comuns, mas o que acontece quando o penis quebra? Os sintomas mais comuns de pênis quebrado são ouvir um estalo na hora do impacto, sentir muita dor e um inchaço imediato no órgão. Além disso, também vai ocorrer a perda da ereção e um hematoma devido ao vazamento súbito de sangue. Esses sintomas juntos vão denotar uma gravidade dessa fratura no pênis.
Além disso, um pênis quebrado também pode sofrer uma fratura na uretra (canal que passa a urina), dificultar o fluxo de urina e pode levar a infecções locais.
Caso o paciente consiga manter a ereção, é possível que tenha ocorrido uma fratura leve (parcial), mesmo que tenha ocorrido um hematoma e o estalo. Ainda que não seja grave, é indicado procurar um médico urologista para que ele investigue com exame físico e de imagem específicos.
Como identificar se houve fratura no pênis?
A posição sexual favorece o perigo de ter o pênis quebrado?
Certas posições sexuais podem sim oferecer mais risco para que ocorra uma lesão no pênis, entre elas, a que mais facilita o perigo é aquela na qual a parceira está por cima do homem. Nessa posição, o pênis pode escapar da vagina e o peso da mulher recair sobre o órgão ereto e dobrá-lo.
Outra posição que também tem incidência no risco de quebrar o pênis é aquela na posição de quatro apoios. No momento da penetração, se o movimento da pelve masculina for muito rápido, pode favorecer o escape do pênis e o órgão bater forte em alguma área externa do corpo do parceiro ou da parceira.
Quando há uma fratura de pênis, o órgão pode sofrer graves consequências como:
O que fazer quando o pênis quebra?
Quando o homem quebra o pênis, a primeira medida é colocar gelo no órgão e buscar um pronto-atendimento, porque essa é uma urgência urológica. Muitas vezes, ao ocorrer essa lesão grave é preciso passar por uma cirurgia para restaurar o local do rompimento da túnica albugínea do órgão, de acordo com a extensão das lesões.
Para saber dessa gravidade, além do exame físico, também pode ser solicitado um doppler peniano.
Tratamento do pênis quebrado de forma grave
Quando ocorre a quebra de pênis, a única forma de resolver o problema é dar pontos internamente na área que se rompeu.
Isso evita formação de cicatrizes maiores e consequentemente a doença de Peyronie.
Idealmente a cirurgia deve ser feita em até 24hs do ocorrido.
Se o paciente demora a procurar o atendimento especializado tem uma chance muito maior de desenvolver deformidades penianas permanentes e a doença de Peyronie.
Então, umas das maneiras de corrigir esse problema é realizar a cirurgia de Peyronie para eliminar as fibroses e devolver a curvatura reta do pênis, além de recuperar o tamanho e o calibre do pênis.
Uma das técnicas utilizadas é o alongamento do pênis, quando o cirurgião realiza múltiplas incisões para expandir a área onde ocorreram as fibroses. Esse procedimento é conhecido como técnica de Egydio.
É importante saber também que após uma fratura no pênis e cirurgia, as relações sexuais ficam desaconselhadas por pelo menos 1 mês até que o órgão se restabeleça.
Veja mais sobre o tratamento cirúrgico da Doença de Peyronie:
# Dica do Dr Marco Túlio
O médico desaconselha o uso de roupas íntimas muito apertadas na hora de dormir, porque o pênis pode ficar ereto durante o sono e suscetível a uma fratura.
Além disso, é importante lembrar que um pênis quebrado, de fato, não pode passar apenas por tratamentos caseiros, é imprescindível a busca por ajuda médica, para que não fique com deformidades permanentes.
Mas, caso ocorram, sequelas permanentes e disfunção grave do pênis, a forma de corrigir também poderá ser a opção por um implante peniano, que vai devolver a função sexual e corrigir o formato do pênis.
Veja também:
Dr. Marco Túlio Cavalcanti Urologista e Andrologista. Disfunção Erétil e Impotência sexual: dê fim a esse tormento. Prótese do Pênis: a retomada da sua vida sexual. Doença Peyronie: correção da curvatura, recuperação do tamanho e calibre do pênis. Reposição Hormonal: retome o seu desempenho.
Instagram: @dr.mtcavalcanti
Youtube: Dr. Marco Túlio Cavalcanti