As pápulas peroladas são pequenas bolinhas que aparecem na cabeça do pênis, mas não doem e nem causam desconforto físico. Essa condição está presente em todos os indivíduos do sexo masculino, podendo ser visível ou não, e sua principal função é produzir um líquido lubrificante, ajudando na penetração durante a relação sexual.
Existem tratamentos com fins estéticos para eliminar essas estruturas, como cauterização ou cirurgia.
Confira neste conteúdo, o que pode ser a pápula perolada e suas principais causas. Acompanhe a leitura!
O que são pápulas peroladas?
As pápulas peroladas são estruturas assintomáticas, ou seja, não causam nenhum tipo de sintoma, como dor, coceira, ardência, entre outras. Também são conhecidas como glândulas de Tyson. Contudo, elas podem gerar um certo desconforto aos homens devido ao visual ou até acarretar ansiedade pela dúvida em relação à natureza das estruturas.
Em outras palavras, as pequenas pápulas peroladas são normais e não representam nenhuma doença. Elas possuem uma cor branca ou da pele, medindo de 1 a 2 mm. Podem ser relatadas como “bolinhas”, que são isoladas umas das outras e distribuídas por toda a circunferência da glande do pênis.
Pápula perolada é doença?
Essa condição não se trata de uma doença ou DST (Doença Sexualmente Transmissível).
Como foi dito na introdução, a pápula perolada é uma estrutura natural e benigna do próprio corpo masculino, pois é uma glândula sebácea que promove mais lubrificação para a relação sexual e também protege a região.
O que causa essa condição?
As pápulas peroladas estão presentes desde o nascimento no órgão genital dos indivíduos do sexo masculino, normalmente, começam a ser mais notadas quando há uma alteração hormonal, por isso, ficam mais evidentes na puberdade e na vida adulta, quando ficam com uma ereção.
Com o órgão rígido, as pápulas peroladas penianas ficam mais crescidas também.
Essas bolinhas no pênis aparecem mais nos homens negros e naqueles que têm prepúcio. Porém, apenas 10% dos homens apresentam essas glândulas exócrinas muito aumentadas.
Como confirmar o diagnóstico de pápulas peroladas?
Para confirmar o diagnóstico das glândulas de Tyson (pápula perolada), é necessário consultar um médico urologista, ele será responsável por realizar uma avaliação visual do pênis e não é necessário fazer exames específicos.
Entretanto, em alguns casos, principalmente quando o paciente relata alguns sintomas, o profissional pode indicar a realização da biópsia de pele e exames de sangue para descartar as ISTs, como o HPV.
Como tratar as pápulas peroladas?
Um dos maiores incômodos que os homens sentem quando têm pápulas peroladas é a presença do esmegma na glande do pênis, mas essa substância, que promove a lubrificação local, pode ser eliminada com uma boa higiene pessoal.
Além disso, muitos homens também não gostam da própria aparência das pápulas, que podem ser confundidas como verrugas de DSTs. Por isso, procuram um tratamento.
Leia mais
Pápulas peroladas: tratamento mais comum
Essa condição não necessita de tratamento, apenas nos casos em que os pacientes desejam melhorar a aparência do pênis, eliminando essas estruturas.
Essa eliminação só pode ser realizada a partir de uma eletrocauterização. Esse é um procedimento bastante rápido, que deve ser executado por um especialista. Dura até 15 minutos, e pode ser feito no próprio consultório médico, com anestesia local.
Vale alertar que essa intervenção só deve ser realizada por um médico com experiência em estética genital, pois a cauterização deve ser realizada de forma precisa, sem se aprofundar demais ou de menos.
A alta é em seguida ao procedimento, porém, a orientação médica é que o paciente só retome a vida sexual quando a área estiver completamente cicatrizada. Para ajudar nessa recuperação, o homem deve receber prescrição de analgésicos para dor e antibiótico tópico.
Vale ressaltar que para quem tem pápulas peroladas, o tratamento caseiro não funciona. Além disso, quando o homem tenta por si próprio retirar essas estruturas ou se coloca na mão de pessoas sem qualificação corre o risco de causar uma cicatriz no órgão sexual.
Além disso, fórmulas naturais também não resultam em diminuição ou eliminação das pápulas peroladas.
As pápulas peroladas ou grânulos de Fordyce são consideradas a mesma condição?
Não, esses termos são referentes a condições diferentes. Em muitos casos, as “bolinhas brancas” no pênis não se tratam de pápulas peroladas, mas sim dos grânulos de Fordyce, que são glândulas sebáceas aumentadas que podem acometer todo o corpo do pênis e até a região escrotal. São formações que também são benignas.
Esses grânulos também podem gerar muito constrangimento nos homens, já que dão aspecto áspero ao órgão sexual.
Conclusão
Para você que está inquieto sobre a aparência das pápulas peroladas no pênis, é fundamental entender que existe uma solução.
Além disso, atualmente existe uma grande variedade de procedimentos de estética sexual que estão melhorando a aparência dos órgãos sexuais, para proporcionar mais autoestima aos pacientes.
Por fim, se o paciente decide fazer um procedimento estético na região peniana, deve sempre procurar profissionais e clínicas que tenham conhecimento e experiência para tratar todos os casos, como o Instituto Cavalcanti.
Procedimento para retirada de pápulas peroladas do pênis no Instituto Cavalcanti
Se você está incomodado com as pápulas peroladas no seu pênis e deseja realizar um tratamento correto para eliminar essa condição, o Instituto Cavalcanti tem um atendimento especializado para seu caso.
Somos um centro especializado em saúde masculina e performance sexual, realizamos tratamentos para disfunção sexual e freio de pênis. Nossa missão é oferecer atendimento multidisciplinar para a recuperação, otimização da capacidade física, mental e sexual de cada paciente. Agende uma consulta com um de nossos especialistas agora mesmo e conheça todos os tratamentos disponíveis.