O que acontece quando o homem não levanta?
A verdade é que essa expressão é usada para se referir aos momentos em que o pênis não fica ereto durante a excitação. Nessa situação, o homem perde a ereção durante o sexo ou nem chega a atingir a rigidez necessária, afinal, com o órgão flácido não é possível concluir a relação sexual.
Essa condição pode ser provocada por diversos fatores orgânicos, sociais e emocionais que não são totalmente controláveis. Portanto, não “levantar” é uma circunstância habitual que pode acometer indivíduos jovens ou com mais idade. O importante é compreender por que ocorreu o problema.
Neste conteúdo, vamos esclarecer por que qualquer homem está sujeito a uma ocorrência de impotência sexual e as possibilidades de tratamento desse problema. Boa leitura!
O que acontece quando o homem não levanta: causas mais comuns da impotência sexual
Quando um homem experimenta o desejo sexual, seu corpo entra em um estado de preparação física e mental para alcançar uma ereção, permitindo a realização de uma relação sexual. No entanto, por diversas razões, o pênis pode não atingir a rigidez necessária.
Assim, os momentos em que ocorre dificuldade em obter uma ereção podem estar ligados a diversos aspectos, incluindo saúde física, bem-estar mental e comportamental. Existem múltiplos fatores que podem levar um homem a enfrentar desafios durante o ato sexual, sendo os mais comuns:
- Síndromes metabólicas, como hipertensão, colesterol e diabetes;
- Consumo excessivo de drogas e álcool;
- Tabagismo;
- Testosterona baixa;
- Cirurgias pélvicas;
- Ansiedade;
- Estresse por problemas financeiros ou afetivos;
- Cansaço e falta de sono de qualidade;
- Ingestão de certos medicamentos, como os que tratam pressão alta, colesterol, depressão, insônia ou problemas cardíacos.
- Doença de Peyronie
Vale lembrar que os episódios de impotência sexual podem começar a ocorrer com mais frequência em indivíduos que têm a partir de 40 anos.
Como saber quando o homem está passando por um episódio de impotência sexual?
- Se ocorrer incapacidade de TER OU MANTER a ereção em mais da metade das vezes que o homem tenta ter uma relação sexual.
- Ereção incompleta
- Perda de rigidez durante a penetração.,
- Não consegue ficar com ereção satisfatória para uma penetração.
Quais tratamentos podem ajudar o homem a voltar a ter potência sexual?
Ao pensar nessas situações em que o homem não levanta (não alcança uma ereção), a primeira atitude que deve ser tomada é investigar a causa, se foi um episódio isolado ou se é uma condição que tem acontecido frequentemente.
Se for uma condição rotineira, o indivíduo pode estar com problemas que necessitam de tratamento médico. Para isso, a busca por profissionais experientes para melhor atendê-lo é a melhor opção.
Ao ter o tratamento necessário, o paciente deve realizar diversos exames para entender os motivos que resultaram na impotência sexual. Os dispositivos para disfunção erétil podem ser necessários, a depender do caso.
As principais abordagens terapêuticas usadas no tratamento de tal condição são:
- Mudança de estilo de vida (sono, dieta, exercícios físicos, controle do estresse)
- Uso de medicações orais para disfunção erétil;
- Injeção peniana;
- Reabilitação peniana;
- Terapia de choque de baixa intensidade;
- Vacuoterapia;
- Reposição hormonal masculina, entre outros;
- Implante de Prótese peniana.
Já nos casos em que o homem não levanta (não obtém uma ereção) apenas em determinadas situações, mas continua tendo ereções noturnas e matinais, além de não perder a potência durante a masturbação, o paciente pode estar sofrendo de uma disfunção erétil psicológica.
Na maioria das vezes, o que faz o homem falhar é justamente o medo de não alcançar uma ereção suficiente e satisfatória.
Quando fica ansioso, aciona substâncias que irão prejudicar o processo de ereção. Para isso, o tratamento mais recomendado é a psicoterapia, associada ao tratamento clínico com um andrologista.
Conclusão
O pênis não levantar (não ter potência suficiente para uma relação sexual) pode impactar muito a vida do homem, ainda mais se acontecer de forma sistemática, podendo afetar não somente o aspecto sexual, mas até sua vida social e profissional.
Um indivíduo que está com impotência sexual é capaz de se sentir muito vazio e ter dificuldades de se relacionar sexualmente, evitando ter uma vida social. Além disso, se existe uma parceria fixa, o relacionamento pode ficar prejudicado.
Por essa razão, é fundamental buscar a ajuda especializada de um andrologista dedicado à saúde sexual masculina, pois existem soluções para cada caso.
Tratamento para impotência sexual em São Paulo
Agora que você já sabe o que acontece quando o homem não levanta (não tem ereção), vale ressaltar que o Dr. Marco Túlio Cavalcanti é especialista nos tratamentos da impotência sexual e de outras condições relacionadas à sexualidade masculina.
Seu caso será estudado minuciosamente e a melhor solução será sugerida. Existem várias opções que podem se ajustar à sua necessidade, como as abordagens citadas neste post.
Portanto, se você quer saber mais sobre como melhorar a ereção, o Instituto Cavalcanti tem um atendimento personalizado para sanar todas as suas dúvidas.
Agende uma consulta agora mesmo e conheça todos os tratamentos disponíveis.
Dr. Marco Túlio Cavalcanti Urologista e Andrologista. Disfunção Erétil e Impotência sexual: dê fim a esse tormento. Prótese do Pênis: a retomada da sua vida sexual. Doença Peyronie: correção da curvatura, recuperação do tamanho e calibre do pênis. Reposição Hormonal: retome o seu desempenho.
Instagram: @dr.mtcavalcanti
Youtube: Dr. Marco Túlio Cavalcanti