No consultório, são muitas as dúvidas que os pacientes têm em relação à ereção incompleta. Muitas vezes, se perguntam: “Por que não tenho mais ereções matinais? O que isso significa? Tem tratamento?”
Eles querem saber se vão conseguir retomar a vida sexual.
Veja nesse post como entender melhor os problemas de ereção e também encontrar o tratamento mais adequado.
O que é uma ereção incompleta?
Uma ereção incompleta é uma das apresentações da disfunção erétil ou impotência sexual e pode ser provocada por várias causas, mas para entender do que se trata esse problema, em primeiro lugar será preciso entender o que é a ereção.
Uma ereção começa no cérebro do homem, quando ele recebe algum estímulo tátil, visual, olfativo, auditivo ou mesmo se pensou em sexo, os nervos enviam mensagens por diferença de potencial elétrico, que depois transformam-se nas terminações nervosas em mensageiros químicos, dando estímulo para os vasos sanguíneos do pênis. Então, os corpos cavernosos do pênis vão se dilatar e permitir o aumento do fluxo sanguíneo no local.
Assim, o pênis aumenta e fica rígido de forma suficiente para promover uma relação sexual completa, com penetração. Quando ocorre a ejaculação, ocorre um estímulo contrário que faz com que os vasos e os corpos se contraiam facilitando o escoamento do sangue pelas veias.
Uma ereção incompleta pode ser definida quando ocorre algum problema para tornar essa rigidez plena, ou seja, o homem consegue ficar parcialmente ereto, com uma ereção fraca, de curta duração. Assim, não é possível manter a satisfação sexual entre o casal.
Quando o homem tem problemas de ereção, ele poderá viver mergulhado em estresse e ansiedade, ter problemas em seus relacionamentos, ter pouca confiança em si mesmo e ficar muito insatisfeito com a própria vida sexual.
Por que não tenho mais ereções matinais?
Em muitos casos, os problemas de disfunção erétil começam quando o homem percebe que já não tem mais as ereções matinais, que eram tão típicas durante toda a juventude.
Os homens têm de 4 a 5 enrijecimentos penianos durante o sono, que são acionados pela ação da testosterona no organismo, por isso, ocorrem as ereções matinais espontâneas pela manhã, porque esse é o horário de pico de liberação do hormônio.
Quando isso acontece, é sinal de que o metabolismo do homem está funcionando bem, mas quando há falta de ereções matinais, pode ser um sinal de várias condições, como as alterações hormonais.
Além da idade, o estresse é um fator que leva às alterações hormonais e dificulta que ocorram as ereções pela manhã.
Quando um homem está passando por um momento turbulento e vai dormir estressado são acionados o cortisol e a adrenalina. Quando esses hormônios estão altos no organismo, provocam uma diminuição da testosterona.
Além disso, um sono prejudicado também pode provocar a ausência de ereções matinais porque é durante esse momento de descanso que a testosterona será produzida e liberada.
Nervos para ereção
A ereção também pode ser afetada devido às causas neurológicas. Para que o pênis fique rígido para a relação sexual, existem nervos próprios que dão disparos que vão acionar todo o mecanismo sexual, denominados:
- Colinérgico: ajuda no mecanismo da ereção, que promove o relaxamento da musculatura peniana;
- Adrenérgico: é o botão de “desligar” o pênis;
- Não colinérgico e não adrenérgico: dispara direto o óxido nítrico no organismo, que é fundamental na ereção, ou seja, o ponto-chave da dilatação do pênis.
Quando o paciente tem problemas que afetam o sistema nervoso central e provocam perda da inervação , como um AVC, Mal de Parkinson, Alzheimer, esclerose múltipla, traumas na medula espinhal, etc, também vai ter a ereção prejudicada, porque as informações do cérebro não vão atingir o mecanismo da ereção no corpo.
Ereção incompleta: causas
A ereção incompleta pode ocorrer por insuficiência na pressão de enchimento nas artérias do pênis ou por escape venoso (falha no sistema que retém o sangue dentro do pênis).
O problema também pode ser causado por:
- Degeneração e fibrose do corpo cavernoso (tecido peniano);
- Doença de Peyronie;
- Placas de aterosclerose nas artérias do pênis (gordura e entupimento das artérias do pênis);
- Enfraquecimento muscular do assoalho pélvico;
- Problemas hormonais e neurológicos já mencionados;
- Fatores emocionais;
- Problemas de circulação ocasionados por doenças crônicas.
Por isso, se há um problema no fluxo sanguíneo para ereção, é possível que outras condições médicas estejam por trás. Por exemplo, quando ocorre uma ereção incompleta, diabetes pode ser o motivo dessa disfunção sexual.
Vamos apresentar as principais causas físicas e emocionais para o homem ter uma ereção incompleta:
Causas físicas ou que incluem condições médicas
Os pacientes que têm ereções incompletas devido a causas físicas, não necessariamente, são pacientes mais idosos ou com comorbidades. Isso pode ocorrer por problemas vasculares porque a artéria cavernosa está obstruída ou a microvascularização do pênis está prejudicada.
Nesses casos, essa ereção incompleta ocorre em mais de 50% das tentativas de relação sexual.
Normalmente, o início desse problema é gradativo, as ereções matinais vão ficando mais fracas e até mesmo na masturbação ocorrem falhas. Vamos conhecer as principais causas físicas (orgânicas):
- Enfraquecimento do assoalho pélvico, que é motivada tanto pela idade, como pelo sedentarismo;
- Doenças cardíacas;
- Problemas hormonais (testosterona baixa, aumento da prolactina, alteração na relação testosterona estradiol; SHBG alto com testosterona livre baixa, etc);
- Aterosclerose;
- Diabetes;
- Hipertensão;
- Colesterol alto;
- Obesidade;
- Redução de colágeno (síntese da substância pode ser deficiente e prejudicar também a ereção);
- Doenças hepáticas e renais;
- Doença de Peyronie (pênis torto);
- Mal de Parkinson;
- Mal de Alzheimer;
- Esclerose múltipla;
- Lesão na medula espinhal;
- Ingestão de certos medicamentos (antidepressivos, betabloqueadores, etc);
- Tratamentos para a próstata – Retirada total da próstata por câncer de próstata, por exemplo (veja vídeo abaixo);
- Alcoolismo;
- Uso de drogas;
- Tabagismo.
Causas psicológicas
Quando a ereção incompleta é provocada por questões psicogênicas, normalmente, o início do problema é mais repentino, pode ser intermitente e situacional. Atinge, em geral, homens mais jovens.
Normalmente, quando o homem está dormindo, pode ter várias ereções ao longo da noite. Se as causas da disfunção erétil são emocionais, em geral, a ereção matinal continua preservada. Nesta situação, a ereção na masturbação também costuma ser boa. Vamos entender as principais causas de uma ereção incompleta provocada por questões psicológicas:
- Ansiedade de desempenho;
- Problemas no relacionamento;
- Preocupações excessivas com questões sociais, profissionais ou financeiras;
- Vício em pornografia (que pode tornar os homens indiferentes à prática sexual com uma parceira ou parceiro);
- Depressão.
Tipos de ereção
No Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia, pelo menos 50% dos homens já sofreram de algum tipo de ereção incompleta em algum momento da vida, mas o problema pode se agravar após os 40 anos. Abaixo dos 40 anos, de 15% a 25% dos homens podem ter episódios de impotência.
Entenda os principais tipos:
- Disfunção erétil primária: o homem nunca conseguiu ter uma ereção de qualidade. Desde o início das atividades sexuais percebe ereções fracas e perda da ereção;
- Disfunção secundária: esse é o tipo mais comum, quando o homem sempre teve ereções de qualidade, mas começa a ter problemas para tornar o pênis rígido em algum momento da vida;
- Disfunção situacional: quando a ereção é incompleta apenas em algumas situações ou com algumas pessoas;
- Disfunção erétil grave: quando a falta de ereção é total em qualquer situação, mesmo usando medicações em doses máximas.
Como voltar a ter ereções matinais?
“Não tenho mais ereções matinais! Que médico devo procurar?”
Para quem já está com ereção incompleta, o tratamento deve ser realizado com um urologista.
Ao passar em consulta, o paciente vai revelar os seus sintomas, por exemplo, relatar que notou a perda de ereções matinais ou está com outros problemas para atingir e manter a ereção, relatar o seu histórico médico e até o estilo de vida para que ele comece o diagnóstico.
O urologista vai ouvir o histórico da função sexual do paciente para entender melhor a motivação do problema. Com essa anamnese bem realizada, já é possível entender 80% do que está provocando a disfunção.
Depois, o médico deverá indicar exames laboratoriais, que podem investigar problemas hormonais, como testosterona baixa ou problemas tireoidianos, e também fazer um exame de imagem, conhecido como doppler peniano, que vai investigar o fluxo sanguíneo do pênis.
São possíveis tratamentos para todos os graus de impotência masculina.
Tantas as causas físicas (orgânicas) ou psicológicas podem e devem ser tratadas.
Vida saudável
Antes de falar em tratamentos, é imprescindível lembrar que preservar hábitos saudáveis ao longo da vida poderão prolongar a vida sexual de qualidade de um homem, como:
- Praticar exercícios de forma regular e na intensidade de acordo com o limite do paciente;
- Ter uma alimentação balanceada;
- Dormir bem;
- Reduzir o estresse.
Realizar treinos cardiorrespiratórios também são importantes para melhorar o fluxo sanguíneo do pênis, como corrida, ciclismo, natação e outras práticas aeróbicas.
Tratamento para causas físicas
Para tratar a ereção incompleta, o paciente poderá ser indicado pelo médico a fazer o devido controle de suas condições médicas, mas há outros passos que também podem ser tomados:
- Controle de hipertensão, diabetes, colesterol alto e triglicerídeo, combater à obesidade, parar de fumar e diminuir ingestão de álcool;
1 – Tratamento Clínico
A primeira iniciativa e tratamento são com os medicamentos vasodilatadores, que são definidos como o tratamento de primeira linha da disfunção erétil.
Para isso, o médico irá prescrever a ingestão de medicamentos que são os inibidores das 5 fosfodiesterase (Sildenafil, Tadalafila, etc), porém, antes, é preciso definir esquema de uso, dose e avaliar contraindicações.
Depois do uso de medicamentos, caso não surta efeito, podem ser indicados outros tipos de tratamento, como:
-
Tratamento com ondas de choque
Essa terapia com ondas de baixa intensidade trata a causa da disfunção, e é indicada para pacientes que têm ereção incompleta provocada por problemas vasculares.
-
Tratamento de reabilitação peniana
Indicada para pacientes que fizeram cirurgia de próstata, que ficaram em inatividade sexual e outros casos que evoluíram para disfunção erétil.
O tratamento inclui vacuoterapia (bombas penianas) e fisioterapia do assoalho pélvico.
-
Reposição hormonal
Quando a parte hormonal do homem está desregulada, um dos tratamentos para resolver a questão sexual é a reposição de testosterona, que é o principal hormônio sexual masculino.
2- Tratamento Injetável
A terapia intracavernosa é um pouco mais invasiva e paliativa, consiste em aplicações de injeções diretamente no pênis. É um tratamento que tem uma potência maior do que medicações via oral. Muitos atores de filmes eróticos utilizam este recurso para ereções mais prolongadas em situações adversas.
3 – Cirurgia de implante peniano
Para casos de impotência que não funcionaram com medicações e nem um dos outros métodos mencionados acima, o mais indicado é a cirurgia de prótese peniana.
Este tratamento é o que tem o maior grau de satisfação por ser muito eficaz e não ficar dependendo de remédios.
Tratamento para causas psicogênicas
Se for comprovado que o paciente está com disfunção erétil por problemas psicogênicos, o médico deverá encaminhá-lo para uma terapia, que poderá incluir a participação dos parceiros.
Muitos tratamentos também podem exigir a ingestão de algumas medicações. Porém, paciência e tempo são os principais pré-requisitos para começar a ver esses resultados.
Conclusão
Se ao chegar no consultório a sua pergunta for: “Dr., por que não tenho mais ereções matinais?” Saiba que para cada caso de disfunção erétil, o médico vai apresentar uma solução, que será decidida junto com o paciente.
Então, se as suas ereções noturnas ou matinais estão prejudicadas, o seu caso deve ser estudado isoladamente.
Quando o paciente consegue tratar a sua ereção incompleta e manter sua função sexual ativa, ele também estará contribuindo muito com a sua saúde como um todo.
Além disso, ao começar a ver os resultados do tratamento, questões como a autoestima e confiança também aumentam, fazendo muito bem ao homem!
Saiba mais neste vídeo:
Dr. Marco Túlio Cavalcanti Urologista e Andrologista. Disfunção Erétil e Impotência sexual: dê fim a esse tormento. Prótese do Pênis: a retomada da sua vida sexual. Doença Peyronie: correção da curvatura, recuperação do tamanho e calibre do pênis. Reposição Hormonal: retome o seu desempenho.
Instagram: @dr.mtcavalcanti
Youtube: Dr. Marco Túlio Cavalcanti
9 comentários em “Ereção incompleta: por que não tenho mais ereções matinais?”
Muito bom , gostaria de ter uma avaliação?
Hoi wat een mooi en duidelijke uitleg. Dankjewel
Estou com problema de falta de ereção e incompleta, já fiz muitos exames não apresenta nenhum problema não sei mais o que fazer,está prejudicando meu relacionamento.
Vale a pena agendar uma consulta comigo ou minha equipe, para podermos fazer a avaliação, acompanhamento e conversarmos com detalhes sobre o seu caso.
A consulta pode ser presencial ou online(telemedicina).
Para agendar orçamento: WhatsApp 📲(011) 2533-6152 ou através do site https://drmarcotuliourologista.com.br/
Forte abraço.
Bonjour
Je me retrouve carrément dans cette Situation de dysfonctionnement errectil
En effet,j’étais au Brésil il y’a environ deux mois pour soigner ce problème,j’ai été voir un urologue dans un clinique privée appelé amor saúde .
Malheureusement ,il m’a prescrit des médicaments appelé combodar mais depuis lors ma situation ne fait que se détériorer.
Car avant cette prise de médicaments,je parvenais à avoir au moins deux ou trois erection par semaine mais après la prise je suis à mon deuxième mois sans errection.
SOS
Je vis en Angola
Cela vaut la peine de planifier une consultation avec moi ou mon équipe, afin que nous puissions procéder à l’évaluation, au suivi et discuter en détail de votre cas.
Se ao usar tadalafila diário (5mg), volto a ter ereção matinal. O que poderia estar acontecendo? Poderia concluir que os hormônios estão em dia, mas outras coisas não?
Pq não tenho mais ereções matinais e maioria das vezes voo fazer amor e ele está meia bomba tenho 33 anos
Ik heb een goede erectie bij masturbatie maar weinig ochtend erectie is er dan toch iets mis