Os dispositivos médicos para disfunção erétil são mecanismos que podem ajudar os homens que têm dificuldade em alcançar ou manter uma ereção satisfatória durante a relação sexual.
São alternativas para aqueles que não respondem bem a tratamentos medicamentosos, não podem usar remédios devido a contraindicações médicas ou preferem uma abordagem não farmacológica.
Por essa razão, neste texto, vamos apresentar quais são os principais dispositivos médicos para disfunção erétil e seus benefícios. Acompanhe!
Dispositivos médicos para disfunção erétil: quais são os mais recomendados pelos andrologistas?
Há tratamentos para todos os graus de impotência sexual, desde a disfunção erétil psicológica até os casos mais severos. Aliás, não se trata de classificar qual é o melhor, mas o que é mais adequado para cada homem, em cada momento.
Normalmente, as abordagens começam pelo nível menos invasivo, caso não produzam efeito, o especialista deve apresentar para outras técnicas.
Logo abaixo, vamos conhecer os principais dispositivos utilizados para tratar a disfunção erétil.
Implante subcutâneo de testosterona
A falta de ereção ou a dificuldade em mantê-la pode ser um problema de baixa testosterona. Esse fato pode ser bastante perigoso para a saúde masculina, porque com esse hormônio sexual abaixo da normalidade tem duas vezes mais riscos de mortalidade.
Sendo assim, quando o homem está com testosterona baixa, uma reposição hormonal é indicada.
Dessa forma, o implante subcutâneo de testosterona é uma das formas de devolver aos homens a dosagem adequada do hormônio em seus organismos com o implante de pellets no subcutâneo. Os pellets de testosterona são pequenos comprimidos de testosterona pura.
A implantação do chip de testosterona masculino é um procedimento rápido, realizado no próprio consultório, praticamente indolor, com anestesia local. As áreas escolhidas para o implante costumam ser os flancos ou os glúteos. A cada implante podem ser colocados de 8 a 12 pellets de testosterona através de uma cânula de introdução.
Uso de bomba peniana e anel de silicone
O uso da bomba peniana associado ao anel de silicone podem ser indicados para pacientes que não conseguiram bom resultado com os medicamentos e não estão dispostos à cirurgia. Este é o exemplo de alguns idosos, que ainda querem ter e manter uma ereção no momento do ato sexual.
A ereção será obtida a partir do uso da bomba peniana (vacuoterapia), um dispositivo que cria um vácuo no entorno do órgão sexual masculino, e isso vai estimular o fluxo de sangue no local, que é o processo básico da ereção.
Então, um anel de silicone é colocado na base do pênis para manter a ereção obtida com a vacuoterapia. Essa rigidez pode ser mantida por até 30 minutos. Quando os pacientes são bem treinados no procedimento, também é um método que costuma produzir resultados razoáveis.
Injeções
Esse tratamento é mais invasivo porque serão necessárias aplicações de injeções diretamente na lateral do pênis, conhecida como terapia intracavernosa.
Essas injeções terão substâncias vasodilatadoras e devem ser aplicadas de 5 a 15 minutos antes do ato sexual. O efeito é por cerca de 45 minutos a 2hs.
A indicação é que não sejam feitas mais do que 3 aplicações de injeção por semana.
Um alerta para essa abordagem é que alguns pacientes podem sentir dor durante as aplicações e não gostam da obrigatoriedade de aplicar uma injeção a cada relação.
Caneta injetora
A caneta injetora é semelhante àquelas usadas para emagrecer ou tratar diabetes. No caso da disfunção erétil, há a possibilidade de fazer combinações de medicamentos.
Esse tratamento é indicado para os variados tipos de impotência sexual, desde para homens que ficam nervosos na hora da relação sexual e acabam sofrendo com uma ansiedade de desempenho até aqueles que fizeram cirurgias de próstata, bexiga ou reto e ficaram com problemas de ereção.Este dispositivo é um avanço muito grande no tratamento para disfunção erétil, pois facilita demais a vida dos homens que querem usar essa abordagem terapêutica, porque é mais discreto, tem dose reversora no kit da caneta.
Próteses penianas
Estes dispositivos são inseridos nos corpos cavernosos do pênis e apresentam um alto índice de sucesso para retomada da ereção. Vale ressaltar que o implante é um procedimento cirúrgico realizado sob anestesia.
Atualmente, os 2 tipos de próteses penianas mais utilizados são a maleável ou semirrígida e a inflável de 3 peças (reservatório, cilindro e bomba). Cada implante deve ser adaptado ao corpo, tendo um tipo de funcionamento e podendo ser indicado de acordo com determinadas situações.
A prótese peniana maleável ou semirrígida é constituída por filamentos de uma liga metálica envolvidos por silicone biocompatível, permitindo uma rigidez e maleabilidade satisfatória do pênis, de modo que o membro possa permanecer constantemente rígido posicionado para baixo, para o lado ou na posição adequada para o ato sexual (para frente).
Já a prótese peniana mais moderna é a inflável, que possibilita aparência normal quando o homem está nas situações do dia a dia, podendo ser ativada apenas na hora do ato sexual.
Com essa prótese, cilindros com líquido (soro fisiológico) são colocados longitudinalmente no pênis, uma tubulação une os cilindros a uma bomba, que é colocada no escroto, entre os testículos, e um reservatório colocado abaixo do músculo reto abdominal ou na pelve.
Neste tipo de implante, os homens podem controlar a firmeza e a duração das ereções, permitindo uma sensação mais natural.
Leia mais:
Como aumentar a circulação peniana
Conclusão
É fundamental tranquilizar os pacientes que sofrem com disfunção erétil sobre a possibilidade de tratamento. Com isso, todos têm a oportunidade de buscar ajuda e ter de volta uma vida sexual ativa e satisfatória, que resulta em mais qualidade de vida, bem-estar, autoestima e até longevidade.
Seja com injetáveis ou implante peniano, as abordagens são positivas para os homens que querem resolver a impotência. Mas é preciso romper as barreiras do preconceito e colocar a saúde em primeiro plano. Afinal, ter uma vida sexual plena promove imensos benefícios à saúde dos indivíduos.
Dispositivos médicos para disfunção erétil de qualidade é no Instituto Cavalcanti
Agora que você já entendeu mais sobre os dispositivos médicos para disfunção erétil, percebeu que está sofrendo os desconfortos dessas condições e deseja realizar um tratamento completo e eficaz para retomar sua potência sexual, o Instituto Cavalcanti tem um atendimento especializado para seu caso.
Somos um centro especializado em saúde masculina e performance sexual. Nossa missão é oferecer atendimento multidisciplinar para a recuperação, otimização da capacidade física, mental e sexual de cada paciente.
Agende uma consulta com um de nossos especialistas agora mesmo e conheça todos os tratamentos disponíveis para disfunção erétil.