Ir para o conteúdo
  • Agende sua consulta
  • Fone: 011 2533-6152
Facebook-f Instagram Youtube Youtube-square Spotify Podcast Amazon Tiktok
Marco Tulio Urologista
Logo Instituto Cavalcanti
Instituto Cavalcanti
  • Dr. Marco Túlio
  • Instituto Cavalcanti
  • Tratamentos
  • Notícias
  • Contato
  • Agende sua consulta
  • Dr. Marco Túlio
  • Instituto Cavalcanti
  • Tratamentos
  • Notícias
  • Contato
  • Agende sua consulta

Início » Saúde do Homem » Pouco esperma: conheça as 8 causas que levam ao problema

Pouco esperma: conheça as 8 causas que levam ao problema

  • Saúde do Homem
  • Dr Marco Tulio Cavalcanti

Compartilhe

Sabia que se o homem está apresentando a ejaculação com pouco esperma pode existir causas físicas específicas que estão provocando essa reação?

Leia neste texto para entender o que o corpo quer dizer quando sai pouco esperma ao ejacular. 

Qual é o volume normal do sêmen? Quando sai pouco esperma? 

“Dr., estou produzindo pouco esperma”. Essa é uma queixa bastante comum e que gera muitas dúvidas nos consultórios de médicos que tratam da saúde sexual masculina.

Não se trata de um problema de libido masculina, ejaculação retardada ou um dos itens incluídos na lista de queixas de quem chega ao médico e relata: “Tenho 40 anos e estou com disfunção erétil”.

Mas, antes de falar sobre homem com pouco esperma , vamos entender o que é o esperma e a sua função no organismo.  

O esperma é o líquido esbranquiçado e viscoso, que é secretado por diferentes glândulas genitais masculinas e vão conter os espermatozóides. 

A próstata e as vesículas seminais são as responsáveis pela maior parte da produção.

Essa substância tem função primordial de transportar os espermatozóides, que são produzidos no testículo,  até os óvulos da mulher para promover a fecundação.

O sêmen está em constante produção, portanto, espera-se que a cada ejaculação seja secretada uma determinada quantidade, que é considerada normal. 

De acordo com os parâmetros indicados pelo National Institute of Health, esse volume fica  entre 2ml e 5ml, e pode variar de homem para homem. No entanto, alguns ejaculam volumes bem maiores que 8 ou 10 ml.

Por outro lado, muitos relatam que começaram a perceber um pouco volume de esperma depois de uma certa fase da vida.

É claro que os homens não ficam medindo essa quantidade ou fazendo comparações com a quantidade produzida por outros, mas é possível dizer que é pouco esperma quando sai um volume equivalente a um terço de uma colher de chá.

Quais são os mecanismos que fazem diminuir a quantidade de esperma?

Quais são os mecanismos que fazem diminuir a quantidade de esperma? O pouco esperma na ejaculação pode ser provocado por 3 mecanismos: 1 - Diminuição da produção O sêmen é produzido pela próstata, vesícula seminal, glândula burburetral e testículo, mas devido a algumas causas, essas glândulas passam a ter uma pouca produção de esperma. Exemplo: o envelhecimento. 2 - Ejaculação retrógrada A ejaculação retrógrada é o que muitos conhecem como uma ejaculação seca, na qual o homem tem um orgasmo, a sensação é normal, mas sai muito pouco sêmen ou até não sai nada. A explicação é que esse é um processo fisiológico no qual o semên, que deveria sair pela uretra, passa a fluir em direção à bexiga. Em geral, para o mecanismo da ejaculação funcionar ocorre assim: Todo o volume de esperma produzido, que fica acumulado na vesícula seminal, tem a fase de emissão, quando fica preparado  para ser expulso; e tem a fase de expulsão, que é um mecanismo reflexo que promove uma contração da próstata e da musculatura perineal, e vai expulsar o líquido; O sêmen vai percorrer a uretra interna e externa e ser expulso pelo pênis. Quando a contração não está sincronizada, ocorre a ejaculação retrógrada, porque a musculatura perineal vai estar relaxada e a produção do esperma vai voltar para a bexiga e se misturar com a urina. Na micção, os dois líquidos saem juntos. Exemplo: Paciente que foi submetido a uma cirurgia de "raspagem"  da próstata; Diabetes; Cirurgias retroperitoniais. 3 - Obstrução dos ductos ejaculatórios O sêmen é produzido, mas há um entupimento dos ductos.

O pouco esperma na ejaculação pode ser provocado por 3 mecanismos:

1 – Diminuição da produção

O sêmen é produzido pela próstata, vesícula seminal, glândula burburetral e testículo, mas devido a algumas causas, essas glândulas passam a ter uma pouca produção de esperma.

Exemplo: o envelhecimento.

2 – Ejaculação retrógrada

A ejaculação retrógrada é o que muitos conhecem como uma ejaculação seca, na qual o homem tem um orgasmo, a sensação é normal, mas sai muito pouco sêmen ou até não sai nada.

A explicação é que esse é um processo fisiológico no qual o semên, que deveria sair pela uretra, passa a fluir em direção à bexiga.

Em geral, para o mecanismo da ejaculação funcionar ocorre assim:

  • Todo o volume de esperma produzido, que fica acumulado na vesícula seminal, tem a fase de emissão, quando fica preparado  para ser expulso; e tem a fase de expulsão, que é um mecanismo reflexo que promove uma contração da próstata e da musculatura perineal, e vai expulsar o líquido;
  • O sêmen vai percorrer a uretra interna e externa e ser expulso pelo pênis.

Quando a contração não está sincronizada, ocorre a ejaculação retrógrada, porque a musculatura perineal vai estar relaxada e a produção do esperma vai voltar para a bexiga e se misturar com a urina. Na micção, os dois líquidos saem juntos.

Exemplo:

    • Paciente que foi submetido a uma cirurgia de “raspagem”  da próstata;
    • Diabetes;
    • Cirurgias retroperitoniais.

3 – Obstrução dos ductos ejaculatórios

O sêmen é produzido, mas há um entupimento dos ductos.

Infográfico atrofia peniana

Quais as causas que levam o homem a ter pouco esperma?

Muitos homens têm uma dúvida se a vasectomia pode levar a uma baixa produção de esperma. Mas a resposta é que essa cirurgia vai alterar muito pouco no volume do sêmen, porque o testículo é responsável por apenas 5%, no máximo 10%,  da produção seminal.

São 8 as verdadeiras causas que levam um homem a perceber que está saindo pouco esperma:

Por que sai pouco esperma?  Idade Genética Frequência sexual muito aumentada Infecções Uso de medicamentos Cirurgias Diabetes Traumas raquimedulares

1 – Idade

Com o avançar da idade, os órgãos, tecidos e glândulas vão ficando mais “preguiçosos”, diminuindo a produção de uma fase anterior. É um processo natural do corpo que pode começar a ocorrer a partir dos 40 anos.

Mas pesquisadores israelenses constataram que os homens com mais de 55 anos, são, em geral, os que sempre experimentam uma diminuição no volume e até na qualidade do sêmen, que pode ser um esperma ralo e pouco. 

No entanto, há alguns pacientes que têm uma diminuição precoce e se queixam que perceberam que sai pouco esperma já entre os 25 e 30 anos.

2 – Genética

É a genética que pode determinar se o paciente vai ejacular pouco esperma ou mais, e também começar a perceber a diminuição da produção do sêmen em uma determinada idade.

Algumas síndromes e malformações, que já existem na carga genética do homem, podem fazer com que o paciente não ejacule no volume do adequado.

3 – Frequência sexual aumentada

Quando o homem aumenta a sua frequência no sexo, incluindo um aumento na prática da masturbação, pode perceber que está ejaculando pouco esperma.

A maioria do público masculino já deve ter notado que esse é um processo bastante natural, mas quando ocorre um intervalo maior entre a relação sexual ou a masturbação percebe-se que o volume do esperma aumenta.

4 – Infecções

Diversas infecções relacionadas aos órgãos reprodutivos do homem podem provocar uma ejaculação com pouco esperma.

Uretrite, prostatite, epididimite e orquite, que promoveram infecções dos tecidos, podem provocar um estreitamento dos ductos como sequela e ocasionar  uma saída menor do volume de esperma.

5 – Uso de medicamentos

Ao perceber que está produzindo pouco esperma, o homem precisa analisar se está fazendo uso de algumas medicações que podem provocar uma diminuição do volume, como remédios para a próstata, que também podem causar ejaculação retrógrada; os antiandrogênicos (que inibem a produção de testosterona), antidepressivos, quimioterápicos, esteroides anabolizantes e outros tipos.

6 – Cirurgias

Algumas cirurgias também vão provocar a pouca produção de esperma e outras até podem zerar o volume do sêmen, como a prostatectomia radical, a partir da qual o paciente terá um orgasmo, mas será sem ejaculação, ou seja, seco.

A raspagem de próstata, que causa ejaculação retrógrada; e as cirurgias retroperitoneal ou do reto também vão levar à diminuição do sêmen e o homem vai perceber que está  com pouco esperma ao ejacular.

7 – Diabetes

A neuropatia diabética promove uma degeneração progressiva dos nervos, que pode fazer diminuir a sensibilidade em várias partes do corpo, inclusive, no pênis e nos seus componentes internos.

Por isso, o reflexo da expulsão do sêmen não é eficiente, assim, a próstata não vai contrair de forma adequada, o que vai causar ejaculação retrógrada.

8 – Traumas raquimedulares

Dependendo do nível da lesão, pacientes paraplégicos também terão esses reflexos alterados, e não vão conseguir ejacular. Existem alguns recursos médicos que podem promover o estímulo adequado para que a ejaculação ocorra de forma normal, especialmente quando o paciente deseja fertilidade.

Formulário Whats app Dr Marco Túlio agendamento de consulta

Conclusão

A questão do pouco esperma pode afetar os pacientes de diferentes formas, alguns se sentem melhor quando percebem que o volume espermático é normal depois da ejaculação.

Já nos casos de ejaculação retrógrada, não vai trazer riscos de  infecção, mas o homem terá problemas de “fertilidade”, porque um pouco de esperma engravida a parceira, mas quando não sai nada de sêmen fica praticamente impossível a fecundação.

Importante é entender cada uma dessas causas e solicitar ajuda de um médico que cuida da saúde sexual do homem, que é o andrologista.

Leia mais:

  • Ejaculação precoce

Home – Marco Túlio

Dr. Marco Túlio Cavalcanti Urologista e Andrologista. Disfunção Erétil e Impotência sexual: dê fim a esse tormento. Prótese do Pênis: a retomada da sua vida sexual. Doença Peyronie: correção da curvatura, recuperação do tamanho e calibre do pênis. Reposição Hormonal: retome o seu desempenho.

Instagram: @dr.mtcavalcanti

Youtube: Dr. Marco Túlio Cavalcanti

www.drmarcotuliourologista.com.br

Preencha os campos abaixo

36 comentários em “Pouco esperma: conheça as 8 causas que levam ao problema”

  1. Adilson
    em

    Sinto uma dirzinha quando tenho ereção no meu pênis,não me atrapalha em nada mais estou ejaculando nem 20% do que ejaculava antes,posso tomar remedio natural pra aumentar a testosterona ou nada a ver,pois tenho 57 anos e sempre fui mt ativo sexualmente,mais no entanto estou tendo poucas relaçoes,pelo fato de estar solteiro!

    Responder
    1. Equipe Instituto Calvalcanti
      em

      Vale a pena agendar uma consulta comigo ou minha equipe, para podermos fazer a avaliação, acompanhamento e conversarmos com detalhes sobre o seu caso.

      Responder
  2. Walter de Carvalho Monteiro
    em

    Quebrei o meu pênis fazem 14 anos, ele diminuiu de tamanha, mais continuei tendo relações, no entanto quase não estou ejaculando. Preciso fazer essa cirurgia, pois minha autoestima caiu muito O que faço????

    Responder
    1. Equipe Instituto Calvalcanti
      em

      Vale a pena agendar uma consulta comigo ou minha equipe, para podermos fazer a avaliação, acompanhamento e conversarmos com detalhes sobre o seu caso.

      Responder
  3. jose pereira do carmo
    em

    Gostaria de saber se posso ser atendido com o convênio Prevent Sênior?

    Responder
    1. Equipe Instituto Calvalcanti
      em

      Não, somente consultas particulares.

      Responder
  4. Jose luiz martins correa
    em

    Muito bom

    Responder
  5. Cintia
    em

    Bom.dia! Meu esposo ja teve problema de varicocellis e nao fez cirugia. E a cada vez o esperma dele diminue mais e mais. Nao chega a gozar nem 2ml por relacao. Isso eh normal?

    Responder
    1. Equipe Instituto Calvalcanti
      em

      Não é normal, sugiro passar por uma avaliação com urologista.
      Ficamos à disposição.
      Para agendar orçamento: WhatsApp 📲(011) 2533-6152 ou através do site https://drmarcotuliourologista.com.br/

      Responder
  6. José
    em

    Dr.estou com pouca esperma. Sou de Mocambique chamo me José e tenho problemas de evacuar quando vou ao banheiro. A que se deve?

    Responder
    1. Equipe Instituto Calvalcanti
      em

      Para questão do pouco esperma, sugiro procurar um especialista (urologista/andrologista). Já para a questão da evacuação, sugiro procurar um proctologista.

      Responder
  7. Hernildo Professor
    em

    O homem de 70 anos ainda pode ejacular bastante esperma

    Responder
    1. Equipe Instituto Calvalcanti
      em

      Sim, com o tempo irá ocorrer uma diminuição no volume ejaculado.

      Responder
  8. Constantino cavenagui filho
    em

    Eu não sinto vontade
    E agora a ejagulação não sai quase nada de esperma.

    Responder
    1. Equipe Instituto Calvalcanti
      em

      Vale a pena passar por uma avaliação com especialista, para tentar encontrar o melhor tratamento para seu caso.

      Responder
  9. Jaciara Silva da anunciaçao
    em

    Mim tornei mãe ao dezoito e queria ter outro filho mas hoje já tenho quarenta e dois e não conseguie engravidar mas

    Responder
  10. Leandro Jesus da silva
    em

    Estou notando que não estou produzindo esperma mais, o que devo fazer.

    Responder
  11. DOMENICO CAPUTO
    em

    Dottore buona sera ho 42 anni e nn ho erezione abbastanza per un rapporto e quando riesco a venire esce poco speriamo come mai…

    Responder
  12. Paulo Roberto Vieira
    em

    Tenho 70 anos e tirando duas vezes por dia.
    Problema:tenho ejaculacao retrodoga .
    Isso incomoda pelo fato da ausência do esperma .
    * tenho essa idade avançada mas sou amante demais do sexo.
    Não vivo sem ter relações .
    Após cada relacao após uma hora tenho vontade de transar novamente.
    Acredito que não me sinto satisfeito pelo fato de não ejacular.

    Responder
  13. Jailton soares paixão
    em

    Quando eu ajaculo está saindo pouco esperma e fica ardendo ardendo o canal da uretra

    Responder
  14. Francisco jose moreira de abreu
    em

    Bom dia, foi bem esclarecedora o que li, o meu problema está relacionado a idade, (61 anos) sou diabetico tipo 2 aproximadamente 25 anos e também problemas de próstata.
    Porém, tenho prótese peniana fixa. Demoro muito a ejacular e na maioria das vezes não sai nada.
    Resumindo, aqui esclareci todas as dúvidas que tinha. Obrigado.

    Responder
    1. Equipe Instituto Calvalcanti
      em

      Disponha, Francisco!

      Responder
  15. Wesley William de Souza
    em

    Oi poderia me ajudar sinto que o esperma fica preso ao ejacular o que pode ser isso ?

    Responder
    1. Equipe Instituto Calvalcanti
      em

      Vale a pena agendar uma consulta comigo ou minha equipe, para podermos fazer a avaliação, acompanhamento e conversarmos com detalhes sobre o seu caso.

      Responder
  16. Luiz Fernando
    em

    Quero saber so te a gala sair muito rala o que pode ser !?

    Responder
    1. Equipe Instituto Calvalcanti
      em

      Vale a pena agendar uma consulta comigo ou minha equipe, para podermos fazer a avaliação, acompanhamento e conversarmos com detalhes sobre o seu caso.

      Responder
  17. Carlos Alberto da Silva
    em

    Pouco esperma já algum tempo

    Responder
    1. Equipe Instituto Calvalcanti
      em

      Vale a pena agendar uma consulta comigo ou minha equipe, para podermos fazer a avaliação, acompanhamento e conversarmos com detalhes sobre o seu caso.

      Responder
  18. Petrosillo umberto
    em

    Ho dovuto masturbarmi x vedere e capire che l’eiaculazione era poco quasi zero.
    Un anno fa’ ho subito un intervento x diverticolite peritonite e ricanalizzazione del retto può essere dipeso da questo.
    Grazie

    Responder
    1. Equipe Instituto Calvalcanti
      em

      E’ possibile che sia stato l’intervento chirurgico a causare questo. Per sicurezza, consiglio di rivolgersi ad uno specialista (urologo/andrologo) per una valutazione.

      Responder
  19. Mauro Nogueira Conceição
    em

    Tenho 69 anos e estou com pouca ejaculação isso causa algum problema a minha parceira

    Responder
    1. Equipe Instituto Calvalcanti
      em

      Não causa problema algum para sua parceria.

      Responder
  20. Hermeson silva
    em

    Preciso de um médico
    (81)99180-9400 whatsapp pode mim chamar 🙏

    Responder
  21. Arnaldo Augusto da silva
    em

    A minha produção diminuiu muito e faz pouco tempo o qui faço para voltar ao normal

    Responder
  22. Antonio Peixoto
    em

    qual é a cura ou para o aumento do mesmo

    Responder
  23. Lorenzo
    em

    Sono stato operato di orchidopessi.mi hanno aperto lo scroto e hanno tirato i testicoli verso il basso provocandomi dolori che arrivavano all’altezza del diaframma e successivame, dopo alcuni mesi si è presentata l’eiaculazione retrograda.uso da anni la quetapina e il lorazepam per una depressione maggiore.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sumário

Veja também

A imagem captura um momento de consulta médica em um ambiente de clínica, onde um médico jovem e sorridente está interagindo com um paciente masculino. O médico segura um tablet e aponta para a tela, provavelmente explicando detalhes ou opções de tratamento, como o uso de uma "bomba peniana" para disfunção erétil.

Bomba peniana: entenda como pode ajudar no seu desempenho

A bomba peniana é um dispositivo terapêutico que pode melhorar a função do pênis

Leia mais »
Na imagem, vemos uma consulta médica com um paciente mais velho e um profissional de saúde mais jovem. O médico, vestido com um uniforme azul, está inclinado para frente, segurando um documento, possivelmente explicando os detalhes e opções de tratamento, como a "Prótese peniana inflável".

Prótese peniana inflável: saiba o que faz pela sua vida sexual

A prótese peniana inflável é uma solução moderna e eficaz para homens que buscam

Leia mais »
A imagem mostra uma consulta médica onde um médico, aparentando estar em seus quarenta anos, dialoga ativamente com um paciente idoso. Ambos parecem envolvidos em uma conversa séria e informativa, provavelmente sobre opções de tratamento para disfunção erétil, incluindo "prótese peniana: vantagens e desvantagens".

Prótese peniana: vantagens e desvantagens

Quando o tema é o tratamento da disfunção erétil, entender mais sobre a prótese

Leia mais »
Médico urologista de aparência madura, vestindo um jaleco branco e luvas azuis, segurando uma seringa com uma substância dentro. Esta cena poderia representar uma discussão ou procedimento de "preenchimento peniano", onde o médico se prepara para realizar um tratamento estético ou médico para melhorar a aparência ou função peniana.

Preenchimento peniano: quais as técnicas mais modernas?

O preenchimento peniano é um dos procedimentos estéticos que têm ganhado destaque nos últimos

Leia mais »
Instituto Cavalcanti de Andrologia - Dr. Marco Túlio Cavalcanti
Facebook Instagram Youtube Youtube Spotify Podcast Amazon Tiktok
Endereço

Sueste Plaza – Rua Joaquim Floriano, 960 – Conjunto 22 | Itaim Bibi, São Paulo – SP, Brasil.

Estacionamento privativo com manobrista. Consulte valores.

Telefones

WhatsApp: 011 2533-6152
Fone: 011 2533-6152

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta-Feira das 08h às 20h.
Sábado – Consulte disponibilidade.

Responsável Técnico:

Dr. Marco Túlio Cavalcanti
CRM: 136.030 | RQE: 56669

Instituto Cavalcanti de Andrologia - Dr. Marco Túlio Cavalcanti
© 2022 DR. MARCO TÚLIO CAVALCANTI – Urologista e Andrologista (CRM: 136030 – RQE: 56669) – Todos os direitos reservados.
Desenvolvido pela GS2 MKT Digital
SiteLock - Segurança verificada
Manage Consent
To provide the best experiences, we use technologies like cookies to store and/or access device information. Consenting to these technologies will allow us to process data such as browsing behavior or unique IDs on this site. Not consenting or withdrawing consent, may adversely affect certain features and functions.
Functional Sempre ativo
The technical storage or access is strictly necessary for the legitimate purpose of enabling the use of a specific service explicitly requested by the subscriber or user, or for the sole purpose of carrying out the transmission of a communication over an electronic communications network.
Preferences
The technical storage or access is necessary for the legitimate purpose of storing preferences that are not requested by the subscriber or user.
Statistics
The technical storage or access that is used exclusively for statistical purposes. The technical storage or access that is used exclusively for anonymous statistical purposes. Without a subpoena, voluntary compliance on the part of your Internet Service Provider, or additional records from a third party, information stored or retrieved for this purpose alone cannot usually be used to identify you.
Marketing
The technical storage or access is required to create user profiles to send advertising, or to track the user on a website or across several websites for similar marketing purposes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
View preferences
{title} {title} {title}